A Assoeva entra em quadra neste sábado, no Ginásio Poliesportivo, um pouco mais aliviada após a vitória em Bento Gonçalves no meio de semana. O jogo será contra a ACBF em mais um clássico estadual. é mais uma oportunidade para o time de Fernando Malafaia mostrar ao torcedor que é capaz de superar as adversidades. Como não venceu nenhum clube considerado ‘grandeÂ’ este ano, quem sabe esta não seja uma grande noite para o time dar uma nova arrancada na Série Ouro.
Agora vai, Guarani?
Tudo bem que a competição é de terceiro nível, mas o adiamento por duas vezes da estreia do Guarani no segundo turno ficou parecendo uma piada. O returno tem apenas cinco jogos em sua fase classificatória e enquanto o time de Chicão faz seu primeiro jogo, as outras equipes já terão disputado mais da metade dos jogos. O adversário deste domingo retornou às atividades este ano e ainda não engrenou. O 15 de Novembro acumula quatro empates e quatro derrotas. Seu último resultado foi um empate por 2 a 2 com o Bagé.
Marcação
Pela Copa do Brasil, o Grêmio foi a São Paulo e conseguiu um bom resultado contra o Corinthians, num jogo de forte marcação e de poucas oportunidades de gol. Mesmo sem balançar as redes fora de casa, o tricolor gaúcho leva a decisão para a Arena, no dia 23 de outubro, e precisa vencer por qualquer escore.
Dificuldades
O Inter saiu no lucro ao finalizar os primeiro 90 minutos com um empate por 1 a 1 diante do Atlético-PR, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Sonolento durante todo o primeiro tempo e mais ligado no segundo, o time só tem a ganhar com essa parada até o jogo da volta no dia 23. Terá de usar o Brasileirão para embalar e chegar com confiança para decidir a vaga em Curitiba.
Sobrenome
O nosso conterrâneo Fernando Kaufmann fechou um contrato de três meses com o Vitória e a mídia baiana anunciou o goleiro como Fernando Miguel. Seria interessante e bem mais conveniente a divulgação do nome junto ao sobrenome. Fernando Kaufmann é bem mais imponente e soa melhor. Esse último dito parece não pegar bem para um goleiro que busca seu espaço no complicado futebol brasileiro. O mesmo ocorre com o menino Gabriel Baierle no Guarani. Nada contra, porém, com o apelido Pastel, há bem menos chances de o atleta ser reconhecido pelo seu bom futebol. Só para recordar, Fernando Miguel era o nome de um volante com a carreira frustrada que passou pelo Paraná, Cruzeiro e Inter. Atualmente, aos 34 anos, joga no futebol amador do Paraná.
Liderança
Com uma campanha muito ruim no primeiro turno, quando terminou em 4° lugar com apenas nove pontos, o Rio Grande vem forte para este returno. Com 4 pontos em dois jogos, o time do técnico venâncio-airense Júlio Battisti larga na liderança do grupo B. Júlio havia dito ainda durante o primeiro turno que usaria o restante da fase para preparar sua equipe com a missão de chegar ‘inteiroÂ’ no returno. Por enquanto, tem cumprido com o seu planejamento. O artilheiro da Segundona pelo Guarani, em 2006, Mano Garcia, é referência no ataque do vovô na Terceirona.
Um minuto
# O nosso bandeirinha Jorge ‘DuduÂ’ Bernardi passou sufoco ao exercer seu trabalho no clássico Bra-Pel, que decidiu a Copa Sul-Fronteira na última quinta-feira.
# Dudu foi agredido com um soco por um torcedor do Brasil de Pelotas, que acabou levando 3 a 0 do rival Pelotas em pleno estádio Bento Freitas.
# O árbitro Márcio Chagas da Silva relatou o lance na súmula e o clube xavante certamente será punido.
# A Federação Gaúcha de Futebol tem um imbróglio a resolver. Como a campanha geral pode ser decisiva na Terceirona, não há como anular os jogos que envolveria o desistente Milan. O mais sensato seria pontuar todos os clubes da chave B com três pontos e saldo de um gol.