Em menos de um mês o Campeonato Brasileiro encerra sua edição de número 51. Dia 9 de dezembro, às 21h30, encerra-se a competição, provavelmente com o Atlético-MG virtual campeão após 50 anos de jejum. Na ponta de baixo, o Grêmio segue seu calvário com o iminente terceiro rebaixamento. A derrota para o América-MG, a 18ª em 31 jogos, é mais um prenúncio de que o Tricolor Gaúcho deva amargar a Série B em 2022.

Cálculos improváveis

É claro que a sete rodadas para o fim ainda é matematicamente possível escapar do Z-4, mas as atuações precárias da equipe e uma sequência improvável de vitórias faz com que o Grêmio seja muito favorito ao descenso. Precisaria de cinco vitórias em sete confrontos, dois deles contra o vice-líder Flamengo e o líder Atlético-MG. Bragantino, Chapecoense, Bahia, São Paulo e Corinthians são os outros adversários. Acredita? Eu não!

Arbitragem

Além de estar jogando mal, a arbitragem vem sendo alvo de contestações nos últimos jogos. O pênalti contestado do goleiro Mateus sobre Elias poderia ter mudado o contexto do jogo. Tivesse o árbitro marcado a infração, o goleiro do América-MG receberia o segundo cartão amarelo e seria expulso. É aquela máxima do futebol ou em qualquer situação corriqueira de nossas vidas. Quando algo está dando errado, ainda pode piorar.

Selecionável

O Inter venceu o Athletico PR de virada no Beira-Rio e se manteve próximo do G-4. Num jogo que poucos viram devido a um acerto esdrúxulo entre a TNT Sports e a SporTV de não transmitir em rede nacional, o colorado somou três pontos com gols de Edenilson, o melhor atleta gaúcho em atividade. Não dá para se ter certeza de que o SuperEd estará na Copa do Mundo do Catar, mas tem feito tudo para merecer a confiança de Tite na Seleção.

Acréscimos

# Grêmio recebe o Bragantino, que deve atuar com time misto em razão da decisão da Copa-Sul-Americana neste sábado, dia 20, no Estádio Centenário, em Montevidéu.  Facilidades ao Tricolor?

# O Inter mede forças contra o surpreendente Cuiabá por vaga entre os primeiros. No Beira-Rio houve empate sem gols contra um time fechado e que gosta dos contra-ataques.

# Juventude vence a segunda consecutiva e reage no momento certo para permanecer na elite.