O assunto Divisão de Acesso pende para o seu cancelamento. Passamos da metade de agosto e a FGF não se pronunciou favorável à continuidade da competição, estancada desde meados de março. Dos 16 participantes, 11 clubes assinaram um manifesto se declarando sem condições de atender aos procedimentos sanitários exigidos para o recomeço do campeonato, paralisado na terceira rodada.
Estes tais procedimentos são rigorosos e de altos custos para um desmobilizado grupo de clubes pelo interior do Estado. Os valores para a compra de testes, mobilização de equipe médicas entre outros processos está longe da realidade de uma competição quase abandonada há muitos anos, onde os clubes se esmeram para formar uma comissão técnica e grupo de atletas.
Semana passada o departamento jurídico da Federação Gaúcha foi acionado para dar um parecer. Para se cancelar a Divisão de Acesso, pelo regulamento, é preciso unanimidade dos participantes, o que pode ocorrer nos próximos dias. Sem a competição, o Gauchão de 2021 seguiria com os mesmos participantes, já que não houve rebaixamento. Já a Divisão de Acesso e a Terceirona poderiam sofrer alterações na próxima temporada.