Lajeadense sempre foi uma pedra no sapato do Guarani, principalmente nos últimos anos em que ambos estão na Divisão de Acesso. Na história do futebol profissional, há um equilíbrio entre os clubes. Em 38 jogos são 13 vitórias do Índio, 12 empates e 13 derrotas. Foram 41 gols marcados e 48 sofridos. O Lajeadense iniciou muito bem a competição deste ano vencendo o Avenida, fora de casa, por 1 x 0. Gelson Conte ganhou experiência e é considerado um dos técnicos emergentes no cenário gaúcho.

Última vitória

O último triunfo do Índio sobre o Lajeadense aconteceu na Divisão de Acesso de 2019, ano em que o Guarani chegou às semifinais sob o comando de Leocir Dall’Astra. Dia 14 de março o Rubro-Negro bateu o adversário na Arena Alviazul por 1 x 0, gol de Juninho. Nos dois últimos confrontos, no ano passado, foram duas derrotas para o time azul-celeste. Dia 19 de agosto: Guarani 1 x 3 Lajeadense no Edmundo Feix e dia 12 de outubro, no Estádio Alviazul, Lajeadense 1 x 0 Guarani.

Qualidade

A Assoeva conseguiu segurar o Magnus durante o primeiro tempo em Sorocaba no confronto de ontem, mas na segunda etapa o time sucumbiu à qualidade do adversário com troca de passes rápidos e jogadas individuais. O início da tabela não favorece à Assoeva que encara o campeão Cascavel no Parque do Chimarrão na próxima rodada e conta com a volta de Valdin.

Acréscimos

# A última vitória do Guarani em jogos oficiais foi em 4 de outubro de 2021 quando fez 1 x 0 no São Paulo, de Rio Grande, gol de Yan Petter.

# Aquele jogo foi marcado pelo incidente com a arbitragem. Por coincidência, o árbitro Rodrigo Crivelaro voltou a trabalhar na semana passada.

# Guarani reforça elenco com o zagueiro Anderson Bandeira e também com Alisson Vieira, atacante de lado.

# A direção colorada demitiu Alexander Medina após o frustrante empate diante do desconhecido Guaireña. O desempenho do técnico uruguaio foi muito ruim, com apenas 47,05% em embates contra adversários, em sua maioria, inexpressivos.

# Nomes como Mano Menezes, Cuca, Odair Hellmann e o próprio Paulo Autuori, que acumula função de diretor técnico, são opções.