Independentemente do sorteio realizado ontem com a definição dos grupos, a seleção brasileira comandada por Tite entra como uma das favoritas para erguer o troféu de campeã na Copa do Mundo do Catar. Os resultados são ótimos apesar de atuar pouco contra seleções de outros continentes, principalmente europeus e africanos. Não há o famoso bicho-papão e julgo o Brasil como postulante ao hexa. Seleções europeias como Bélgica, França, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Argentina são tradicionais e estão no caminho do elenco canarinho.

SORTEIO
O Brasil ficou no Grupo G ao lado de Suíça, Sérvia e Camarões. Aparentemente um grupo tranquilo com europeus medianos e um africano que não desponta no cenário do futebol mundial. A estreia será diante da Sérvia no dia 24 de novembro. Caso avance às oitavas de final, o Brasil terá pela frente uma seleção do Grupo H, composto por Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

MINIMIZAR OS ERROS
A Assoeva faz a sua primeira apresentação no ano em casa valendo pontos pela Liga Nacional de Futsal. A estreia não foi boa com a goleada sofrida em Foz do Iguaçu. Malafaia teve alguns dias para treinar, conversar com cada atleta para minimizar qualquer erro individual ou coletivo. O time precisa iniciar a recuperação neste domingo e pontuar. O adversário é qualificado; goleou o Concórdia pela Série Ouro do Catarinense por 6 x 0. Pela LNF, estreou fazendo 4 x 1 no Jaraguá.

DECISÃO
O Ypiranga pode levar o título? Até pode, mas a tendência é de que o Grêmio confirme seu quinto troféu seguido de Gauchão. Tem um elenco mais completo, joga em casa e tem a vantagem no escore. O Ypiranga não venceu fora de casa e precisaria quebrar também esse tabu. Mesmo assim, pelo discurso o Ypiranga promete fazer um grande jogo neste sábado. “Que o Grêmio jogue como time grande”, disparou o presidente do time de Erechim, Adílson Stankiewicz. Uma forma de inflar a decisão.

ACRÉSCIMOS

São Paulo e Fluminense podem confirmar títulos estaduais. De certa forma são zebras se Palmeiras e Flamengo ficarem com o vice.

Gauchão sem a presença do Inter é bem menos badalado pela imprensa e até pelo torcedor.

Leandro Vuaden apita o jogo final. Mesmo perdendo o escudo Fifa, árbitro tem feito boas temporadas, sendo chamado de forma frequente no Estadual e no Brasileirão.