A vitória por 1 x 0 sobre o Fluminense nesta terça-feira, 09, manteve uma ponta de esperança para o Grêmio deixar a zona de rebaixamento. Ainda em situação crítica na tabela, desta vez até o VAR pendeu para o lado tricolor, anulando um gol do Flu de forma milimétrica. O gol de Diego Souza ameniza o prejuízo do Gre-Nal, considerado um divisor de águas para o Grêmio reagir e deixar o Z-4.

Ataque inoperante

O Inter entrou decidido a vencer o clássico e atrapalhar ainda mais os planos do Grêmio. Fez o gol e manteve o escore até o fim. Marcelo Lomba trabalhou bastante no segundo tempo, porém os atacantes gremistas foram inoperantes, perdendo situações na pequena área.

Provocações I

A confusão após o apito final é herança de cinco anos, desde que Sasha dançou a ‘Valsa dos 15 anos’ no Gauchão de 2016 após fazer gol no Juventude. Era uma alusão ao período que o Tricolor não conquistava um grande título. No Gre-Nal decisivo do Gauchão deste ano, Rafinha e Diego Souza fizeram músicas no vestiário citando jogadores do Inter em tom de deboche.

Provocações II

O ‘minuto de silêncio’ cantado em outras oportunidades também deixaram colorados engasgados por muito tempo. Os caixões de papel erguidos por Patrick foi uma forma de desabafo pelos anos de jejum enfrentados pelo elenco colorado. Situações que a rivalidade Gre-Nal proporciona, e, muitas vezes, passa do limite.

Campanha de campeão

O Grêmio ainda calcula. Vai precisar de 15 pontos em 24 a disputar. Se vencer 4 e empatar mais três escapa. A conta gremista prevê 63% de aproveitamento. Seria pular do penúltimo lugar para um aproveitamento de vice-líder. Dá pra acreditar?

Acréscimos

# Patrick errou ao levantar os caixões de papel? Pode ter prejudicado sua imagem numa futura contratação por outra equipe, mas ganhou ainda mais a confiança do torcedor vermelho. É bom lembrar que o jogador gremista Hugo, em 2010, e D’Alessandro, em 2015, fizeram o mesmo gesto.