Historicamente, os times de Venâncio e de Vacaria proporcionaram confrontos equilibradíssimos, em sua maioria na primeira divisão.
Ambos caíram em 2007 e até então lutam para retornar ao convívio dos grandes.
No primeiro duelo, no Edmundo Feix, houve um empate. O confronto de amanhã, no Altos da Glória, tem ares de uma final.
As duas equipes reúnem as maiores chances nesta última e decisiva rodada do quadrangular da Segundona.
Com um ponto a mais na tabela, o Glória leva vantagem por jogar em casa.
Está invicto e pode garantir o acesso com um novo empate, mas para isso precisará contar com o auxílio do São Gabriel, que recebe o Brasil de Farroupilha.
O falho regulamento imposto pela Federação Gaúcha de Futebol faz com que apenas um dos três postulantes ao título garanta a vaga na elite do futebol gaúcho.
O time de Fabiano Daitx já mostrou no decorrer da competição que está preparado para ascender e quebrar o estigma de vice.
Teve alguns percalços, mas pelo contexto faz por merecer o título, mesmo que seja longe do torcedor.
Por falar nele, as arquibancadas do Edmundo Feix voltaram a ser preenchidas nestes últimos dois jogos, gerando uma atmosfera agradável e positiva como nos velhos tempos.
Força como visitante
Apesar de depender do resultado paralelo do Sílvio de Faria Corrêa, o Guarani deve focar exclusivamente no seu confronto. No decorrer da competição, o índio já provou que é tão ou ainda mais forte fora de casa. Foram várias vitórias com escore mínimo de 1 a 0 como visitante. Pelo levantamento feito pelo colega Daniel Heck, a campanha do Guarani longe do Edmundo Feix é muito favorável com sete vitórias em 12 jogos. Em casa foram sete triunfos em 13 jogos.
Profissionalismo
A entrevista do técnico Gelson Conte, após a partida entre Guarani 1 x 1 São Gabriel, é garantia de que não faltará esforço por parte dos atletas no confronto diante do Brasil. Gelson não esconde que pretende trabalhar no Guarani num futuro próximo e de que não poderia esmorecer em Venâncio Aires, sob pena de manchar seu bom trabalho. Seguramente seu time mostrará o mesmo desempenho e comprometimento neste domingo, na tentativa de se despedir de forma honrosa do campeonato.
Um minuto
# Você sabia que Guarani e Brasil de Farroupilha podem finalizar o quadrangular empatados em todos os critérios? Para isso, o Rubro-Negro teria de vencer o Glória por 1 a 0 ou 2 a 0 e o Brasil ganhar do São Gabriel por 3 a 2 ou 4 a 3. Assim, o campeão seria conhecido no confronto direto.
# O artigo 9° do regulamento da Divisão de Acesso deixa claro que, caso haja empate em pontos, vitórias, saldo de gols e gols a favor, o próximo critério de desempate é o último confronto direto.
# Ou seja, se Brasil e Guarani vencerem seus jogos combinando estes escores, o índio levaria vantagem por ter vencido o rival no segundo confronto direto no Edmundo Feix.
# Caso o Guarani vença por 1 a 0, o ìndio será campeão com vitória do Brasil, mas no máximo por um gol de diferença (1 a 0), (2 a 1) ou (3 a 2). Se o Brasil fizer 4 a 3, leva o título pelo número de gols marcados.
# Ou seja, o domingo, a partir das 15h30, promete ser emocionante nos dois jogos.