Folha do Mate / Blog do RuiDerrotas para Ypiranga e Guarany de Cruz Alta, no octogonal final, deixaram o índio em 3° lugar
Derrotas para Ypiranga e Guarany de Cruz Alta, no octogonal final, deixaram o índio em 3° lugar

Resgato mais um trecho da emblemática história do Esporte Clube Guarani, que este mês completa 87 anos.

Na última semana recebi uma imagem do amigo Lúcio Souza, pelo WhatsApp, questionando se me lembrava daquela equipe de 1989.

Era o primeiro ano no futebol profissional após a conquista do estadual amador.

O índio surpreendeu o Estado pela primeira vez, chegando no famoso octogonal final, onde os dois primeiros ascendiam à elite do futebol gaúcho.

O técnico Telmo Kist iniciou a competição, mas acabou sendo substituído por Gabriel Porto (Cuca) após derrota para o Avenida, ainda na fase inicial.

Sergio Savian assumiria no segundo jogo do octogonal final, que contava com a participação de Guarany de Cruz Alta, Grêmio Santanense, São José-Poa, São Luiz de Ijuí, Guarani de Bagé, Ypiranga de Erechim e Cruzeiro de Santiago.

O rubro-negro embalou e venceu cinco jogos seguidos, chegando a liderar o grupo.

Nas últimas rodadas, consideradas decisivas, as derrotas para o Ypiranga por 2 x 0 em casa e para o Guarany, na Taba índia, por 3 a 2, culminaram com a desclassificação, justamente para estes dois adversários.

Contratado junto ao Avenida, o goleiro Moacir foi um dos reforços para a fase decisiva.

Exatamente contra Ypiranga e Guarany, o camisa 1 teve falhas comprometedoras, que resultaram na eliminação do índio.

Dizia-se na época que o goleiro havia sido ‘comprado’. Fábio Lermen, o titular nas fases anteriores, vinha de atuações impressionantes e o torcedor não entendeu a sua saída da equipe titular.

O time-base do Guarani no octogonal final tinha Moacir; Foguinho, Chimbica, Jaime e Passarela; Alvinho, Luiz Carlos (Carlos) e Jorjão; Sandro (Luciano), Geraldo e Müller.

O presidente era Virgínio Marquetto.

Um minuto

* Grêmio repetiu contra o Fluminense a mesma atuação dos últimos jogos. Teve muita posse de bola, mas praticamente não agrediu. O placar desfavorável de 1 x 0 afastou de vez o Tricolor da luta pelo título.

* Renato Portaluppi foi apresentado ontem com a missão de estancar a sequência de derrotas e apostar na conquista da Copa do Brasil.

* Juventude levou a melhor sobre o Ypiranga de Erechim e carimbou a quarta vaga de sua chave na Série C do Brasileirão. Encara o Fortaleza na fase de mata-mata. * A soma de dois a três pontos nestes dois jogos em Belo Horizonte, contra América e Atlético, estará de bom tamanho para o Inter. * Cristovão Borges é mais um técnico demitido neste Brasileirão. A direção corintiana opta em manter um auxiliar no cargo em detrimento ao seu técnico. * Róger Machado tem boas chances de comandar o Timão na próxima temporada ou até neste restante de Brasileirão e Copa do Brasil, quando encara o Fluminense. * Flamengo, Chapecoense e Botafogo fazem um returno de Campeonato Brasileiro espetacular. * Segundo o matemático Tristão Garcia, Grêmio tem 4% de chances de alcançar o G-4.