Guarani fez as contas. Segundo a comissão técnica, o time precisa mais 10 a 11 pontos, no mínimo, para finalizar a fase inicial no G-4 e avançar aos mata-matas. O aproveitamento atual do Índio é de 38% no turno. O Inter-SM estaria levando a última vaga com 10 pontos e 47% de aproveitamento. Para alcançar pelo menos 50% de aproveitamento ao fim da primeira fase, o Índio precisaria 13 pontos. Seriam 4 vitórias e um empate nos últimos sete jogos. Alcançaria 61% dos pontos. Se somar mais 11, totalizaria 19 pontos (45%), o que poderia ser insuficiente para igualar o aproveitamento atual do Inter-SM.

Grupo ACom 14 pontos, Pelotas e Aimoré estão bem encaminhados no grupo A. Sobrariam duas vagas para serem disputadas entre Bagé, Inter-SM, Lajeadense e Guarani. São Gabriel e Santa Cruz têm chances remotas.

Grupo BYpiranga e Glória tem boa pontuação e são favoritos para confirmarem a classificação. União, Tupi, Passo Fundo, Esportivo e Igrejinha são postulantes às duas vagas restantes. O Brasil-Fa está isolado na lanterna e sua missão é não cair.

Bom de clássicoGuarani fez um bom segundo tempo diante do Lajeadense na vitória por 2 x 1 no último fim de semana. Da Silva Alagoano entrou no intervalo e foi decisivo para a virada no clássico. Já havia colaborado com um gol na estreia contra o Santa Cruz.

CobiçadoCampeão da Copa do Brasil, da Copa Libertadores da América e da Recopa, Renato Gaúcho é o técnico mais valorizado da temporada 2018 do futebol brasileiro. Flamengo quer levá-lo e para isso cogita-se que possa pagar R$ 1,2 milhões por mês. No Grêmio, recebe R$ 700 mil mensais.