Quem viu a atuação do Marau na vitória por 3 x 1 sobre o Guarani em pleno Edmundo Feix, daria como certa a classificação da equipe de Sandro Sotilli sobre o Nova Prata. E não é que o também novato Nova Prata ganhou por 3 a 2 em casa, conseguiu segurar o empate por 1 a 1, em Marau e se juntou ao Tupi de Crissiumal na Segundona de 2014. O Marau, por sua vez, enfrentará o Sapucaiense, vice-campeão do primeiro turno, na luta pela terceira e derradeira vaga para 2014.
Herança
Guarani revive a mesma novela do ano passado, quando caiu para a terceira divisão. Na época, possíveis irregularidades envolvendo alguns clubes poderiam trazer o índio de volta pela porta dos fundos; ficou apenas na balela. Agora a expectativa fica por conta da desistência do Santo ângelo da Divisão de Acesso, e o Rubro-Negro, pela melhor campanha geral, poderia herdar a vaga. Não acredito em gnomos.
Critério
Como não existe um regulamento em caso de desistência, fica a critério da Federação Gaúcha de Futebol decidir o futuro dos clubes, até porque o derrotado de Marau x Sapucaiense também estaria atento a uma possível vaga extra. Penso que, para o Guarani ter alguma possibilidade, precisaria a confirmação da desistência do Canoas, que após sua queda do Gauchão deste ano deu indícios de que poderia pedir licenciamento.
Alívio
Com a colaboração de Bolívar, que falhou em dois lances cruciais, o Inter reencontrou a vitória e espantou de vez qualquer possibilidade de inaugurar o novo Beira-Rio na segundona brasileira. Ao bater o Botafogo por 2 a 1, chegou a 45 pontos e nestes últimos jogos a meta é finalizar o Brasileirão com dignidade. Com Clemer ou Abel Braga em 2014, o momento é de cautela na renovação do time.
Jejum de gols e de pontos
No jogo do Mineirão, o foco era a confirmação do título do Cruzeiro. Outra vez Renato escalou o time preocupado em não perder, repetindo suas atuações mais recentes. Levou 3 a 0 do líder, ao natural, se manteve na terceira colocação, beneficiado com o triunfo colorado em Caxias do Sul, e seguiu o tabu de não marcar gols. Sem vitória há um bom tempo e um preocupante jejum ofensivo, a partir de agora serão mais cinco jogos, sendo três deles na Arena para fazer as pazes com a vitória e seguir entre os quatro primeiros.
Um minuto
* Nova Prata x Tupi decidem o título da Terceirona em dois jogos. Em atividade até o final de semana, o favoritismo é todo do clube da Serra.
* Eliminado na fase classificatória do returno, o Tupi está sem jogar há três semanas.
* Lajeadense x Passo Fundo nunca se enfrentaram tanto num só ano. Os clubes já se confrontaram várias vezes contando as fases classificatórias nos dois turnos e as finais da Copa Serrana.
* O mesmo ocorre com Brasil x Pelotas, que disputam as finais na Copa Sul-Fronteira, competição secundária organizada pela FGF.
* Muriel faz o possível para se manter como titular em 2014. Defendeu muito contra o Botafogo, mesmo assim a direção colorada deve buscar um goleiro mais experiente.
* Grêmio tem 54 pontos e a cada rodada vê no retrovisor a aproximação de Botafogo (53), Goiás (53) e Vitória (51).
* Com 58 pontos, o Atlético-PR se encaminha para faturar a vaga direta com o vice-campeonato do Brasileirão.