Foto: Reprodução / Folha do MatePogba estaria adiantado no primeiro gol francês. VAR não foi acionado
Pogba estaria adiantado no primeiro gol francês. VAR não foi acionado

Quero acreditar que a Fifa teve a melhor das intenções em auxiliar o futebol com o incremento do árbitro de vídeo. Mas estrear na Copa do Mundo pode ter sido um erro. Em muitas decisões houve despreparo e avaliações duvidosas. Na final entre França x Croácia, os franceses acabaram visivelmente favorecidos. Certamente o VAR será reavaliado. 

InjustiçasJá no primeiro lance da final, o atacante Griezmann deveria ter sido punido por forçar a falta que ocasionaria o primeiro gol francês. E o volante Pogba aparece impedido na cobrança da falta e o VAR não foi acionado. O pênalti marcado a favor da França era lance interpretativo. Até o senhor Pitana, juiz do jogo, teve muitas dúvidas. Enfim, a previsão de que o VAR poderia tirar a graça e a essência do futebol se confirmou. Mesmo com a imagem se repetindo várias vezes, haverá equívocos e injustiças.

MéritosA França fez por merecer a conquista, bem como Croácia, Bélgica e Inglaterra que mostraram um futebol bonito e ofensivo. Com a perda da Eurocopa para Portugal, em casa, há dois anos, os franceses amadureceram no Mundial com uma campanha impecável. Ao obter uma classificação tranquila na fase inicial, os azuis eliminaram fortes seleções como Argentina, Uruguai e Bélgica até chegar à final.

SeleçãoEis a minha seleção preferida da Copa do Mundo de 2018. Courtois (Bélgica); Vrsaljko (Croácia), Varane (França) e John Stones (Inglaterra); Kanté (França), Cheryshev (Rússia), Modric (Croácia), Hazard (Bélgica) e Griezmann (França); Mbappe (França) e Harry Kane (Inglaterra). Técnico: Zlatko Dalic (Croácia).

Um minuto# A França contou com 14 jogadores descendentes de africanos no Mundial. Mais da metade da seleção tem raiz na África, entre eles Pogba, Kante e Mbappé, craques que fizeram a diferença nesta Copa.# O Brasileirão retorna esta semana para Grêmio e Inter. O Tricolor tem ainda compromissos na Libertadores e Copa do Brasil durante a temporada.