Reconstruir um projeto é sempre mais difícil do que começar do zero. E é esse o desafio do técnico Fernando Malafaia juntamente com a nova diretoria da Assoeva para 2022. Após seis anos no clube – fim de 2013 a 2019, o profissional retorna para remontar o elenco em busca de bons resultados. Tive a honra de receber Malafaia na Casa do Vô, esta semana. Conversamos sobre vários assuntos, na companhia do amigo jornalista e narrador Geferson Kern, entre eles, é claro, o futuro da Assoeva.
Recomeço
O profissional está confiante em relação ao seu retorno, porém sabe das dificuldades de jogar a Liga Nacional. A projeção é de que a Assoeva seja o clube de menor investimento entre os 22 participantes. Será necessário destreza e conhecimento para montar um elenco sem muitos custos e os jovens terão prioridade, somados aos veteranos Boni e Valdin e o promissor ala Yan Lucas. O goleiro Vitinho retorna e o time amarelo inicia a temporada com dois jovens no gol. Com ele permanece o goleiro Andrei, que recebeu oportunidades no ano passado e aprovou.
Acréscimos
# No Guarani, os diretores Lúcio Souza e Tarço Kreibich não se entenderam com o Executivo e deixam o clube.
# Valdin concluiu a faculdade de Educação Física. É o primeiro passo projetando a carreira de treinador de futsal. Em 23 de junho, Valdin completa 43 anos.
# Fernando Malafaia iniciou a carreira de técnico muito cedo, no Rio de Janeiro. Diferente de Valdin, que deve atuar por pelo menos mais dois anos, Malafaia parou de jogar aos 32 anos.
# Boni vai para a oitava temporada com a camisa da Assoeva. É o jogador mais longevo da história do clube.
# Gauchão 2022 fecha terceira rodada sem muitas surpresas. Dupla Gre-Nal ponteia e Ypiranga e Novo Hamburgo mantêm regularidade como nas competições passadas.
# O destaque negativo fica por conta do Juventude, que ainda não ganhou.
# Fernando Malafaia será entrevistado pelo doutor Airton Artus no seu programa Conexão de terça-feira, dia 8.