Com apenas cinco pontos no primeiro turno, o Guarani dobra sua campanha no returno da Terceirona, a uma rodada do fim da fase classificatória. A vitória por 1 a 0, sexta-feira, sobre o Palmeirense, comprova o bom momento do índio.
O técnico Fabiano Daitx recebeu reforços e soube adaptá-los ao estilo de jogo desta competição, que prioriza a força em relação à técnica.
Com 10 pontos, o rubro-negro deve vencer o eliminado Gaúcho na rodada derradeira e ter a vantagem de levar todas as decisões ao Edmundo Feix.
Oportunismo
O índio dominou praticamente todo o jogo e merecidamente conquistou o terceiro triunfo consecutivo na segunda fase. Manteve a paciência para furar o bloqueio palmeirense, superou as adversidades de uma arbitragem atrapalhada e poderia até ter ampliado o escore. O gol foi marcado pelo participativo e oportunista Fábio Alemão, numa das tantas bolas alçadas na área dos visitantes.
Reprise
O duelo entre Assoeva x AGSL foi uma reprise de Assoeva x Assaf ainda no turno inicial. O adversário se encolheu no objetivo de levar o empate. Após sofrer o primeiro revés não conseguiu se recuperar. Nos dois jogos, vitória da Assoeva por 3 a 0, no Poliesportivo. O próximo compromisso do time amarelo é decisivo para a manutenção da liderança, pois enfrenta o vice-líder Atlântico, em Erechim, na rodada do fim de semana.
Decisivo
A vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense se deve a Marcelo Grohe, quase sempre contestado em jogos com caráter decisivo. O Grêmio não jogou bem, porém as defesas impressionantes do camisa 1 valeram o ingresso e os três pontos. Uma vitória significativa que deixa o Grêmio muito próximo do rival na tabela de classificação. O time enfrenta o Botafogo neste meio de semana, no Alfredo Jaconi, ainda mais animado na competição.
Sem gols
O Inter não conseguiu furar a retranca do Criciúma, que entrou em campo para não perder, mesmo jogando em seu estádio. A expulsão de seu lateral-direito, no fim do primeiro tempo, fez o time catarinense se encolher ainda mais. Sem Aránguiz, o Colorado perdeu qualidade no setor de meio-campo e o empate sem gols acabou sendo justo. O Inter segue líder isolado, mas há de se lamentar os dois pontos deixados para trás. O próximo desafio é encarar o Coritiba de Celso Roth, que ainda não conhece vitória no Brasileirão.
Um minuto
# Muitos chutões, balões e passes errados marcaram a terceira vitória consecutiva do Guarani, que errou menos e carimbou a vaga às quartas de final.
# O empate surpreendente da ACBF, em casa, contra o América de Tapera, causou a demissão de Paulo Mussalém do comando do time de Carlos Barbosa.
# Chicão perdeu o clássico para o Guarany por 1 a 0 e ficou sem chances de levar o Bagé à segunda fase da Terceirona.