A derrota da Assoeva no interior paulista nesta rodada inaugural da segunda fase da Liga Nacional era um resultado previsível.

O Brasil Kirin/Sorocaba está entre os favoritos para a conquista do título e por ser mandante teria a obrigação de iniciar com os três pontos.

Na busca do tudo-ou-nada pelo empate, Malafaia lançou o goleiro-linha, mas a qualidade do adversário falou mais alto e a Assoeva voltou para casa com saldo negativo.

Mesmo com uma rodada disputada em seis, a luta por uma vaga passa a ser contra o Atlântico e o Blumenau, que se equivalem ao patamar dos amarelos.

O torcedor terá de fazer a sua parte e ajudar nessa difícil missão de encarreirar vitórias no Poliesportivo, a fim de chegar às duas rodadas fora de casa com boas chances.

Qualquer tropeço pode ser decisivo para uma eliminação precoce na Liga.

Malafaia tem um bom grupo nas mãos e se vencer o Atlântico hoje adquire confiança para o enfrentamento com os demais adversários.

RessacaApós a perda do título da Copa Fernandão, o Guarani enfrentou o time B do Grêmio e não conseguiu marcar pontos na Sul-Fronteira. Agora são três jogos em casa para buscar, no mínimo, a quarta vaga no grupo. Pelo que tem mostrado na temporada, seria muita injustiça o rubro-negro ficar de fora da próxima fase.

Seis jogos em nove diasAssoeva na Liga Nacional e Guarani na Copa Sul-Fronteira fazem seis jogos consecutivos em seus domínios na busca de seus objetivos.

Pela ordem:

14/10 – Assoeva x Atlântico;

15/10 – Guarani x Santa Cruz;

Sexta-feira, 17 – Assoeva x Blumenau;

Domingo, 19 – Guarani x São Paulo-RG;

Segunda-feira, 20 – Assoeva x Brasil Kirin

Quarta-feira, 22 – Guarani x Lajeadense

Altos e baixosNão há como se empolgar com o elenco colorado, que leva uma goleada absurda da Chapecoense e na sequência faz uma partida quase exemplar diante do Fluminense. A tão sonhada regularidade será colocada à prova mais uma vez diante do Corinthians, no próximo domingo. Com o Grêmio não tem sido diferente. Após uma reação espetacular, a derrota para o Palmeiras trava a boa sequência do tricolor. E a arbitragem outra vez tem influência no resultado final. Com 30 pontos a disputar, a dupla Gre-Nal precisa superar os altos e baixos para se consolidar entre os quatro primeiros.

Estatísticas IA 10 rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o matemático Tristão Garcia avalia as possibilidades de título de cada clube. O Cruzeiro, apesar da queda de rendimento, tem 79% de chances. O Inter soma 11%, seguido de São Paulo (5%), Atlético-MG (3%), Grêmio e Corinthians têm 1%.

Estatísticas IINa disputa contra o rebaixamento vários clubes estão ameaçados. A meta para escapar em definitivo é calculada em 45 pontos. Coritiba (69%), Botafogo (65%), Criciúma (63%), Bahia (59%) estariam caindo. Vitória (44%), Figueirense (35%), Atlético-PR (18%), Chapecoense (17%), Palmeiras (13%), Sport (9%), Flamengo e Goiás (4%) completam a lista de ameaçados.

Um minutoDos oito primeiros colocados do Brasileirão, apenas Inter e Atlético-MG venceram na rodada. Todos os outros foram derrotados, a maioria por equipes que lutam contra o rebaixamento.