O prefeito Jarbas da Rosa, que é médico, mostra serviço na eficiência da vacinação, de acordo com as doses que recebe do Ministério da Saúde. No final de semana ele revelou que Venâncio já vacinou 50% da população adulta (acima de 18 anos) com as 26 mil vacinas já aplicadas em primeiro dose. O município tem, ao todo, 75 mil habitantes estimados. Ontem começou a vacinação para quem tem 44 anos.
Só a vacina vai mudar o quadro da pandemia e permitir o retorno de uma vida mais próximo do normal. E ontem o Rio Grande do Sul recebeu um lote de mais 526 mil vacinas Oxford/Astra/Zeneca, que serão distribuídas na proporção populacional aos municípios. Venâncio recebe em torno de 3,5 mil doses deste lote, que será todo destinado para aplicação de segunda dose. É preciso ficar atento aos comunicados sobre vacinação. A Folha e a Terra FM estão sempre atualizando estas informações. Fique ligado no rádio, no site e no jornal.
O RS é o estado que lidera a vacinação no país, com quase 15% da população vacinada com duas doses, seguido do Mato Grosso do Sul e São Paulo. A vacina acaba sendo também uma corrida política. Eduardo Leite, o governador que mais vacinou a população até aqui, disputa indicação no PSDB para concorrer a presidente da República em 2022, na briga com o governador paulista João Doria, que também quer a indicação.
Notinhas
* O sábado, quando o Brasil ultrapassou os 500 mil mortos coma pandemia da Covid-19, foi de movimentos de rua pela vacina, por empregos, mas foco era mesmo político, com o Fora Bolsonaro, promovido pela esquerda. A grande mídia, que fomentou o movimento, anunciou como protesto da sociedade civil, mas o que se viu nas tuas foram bandeiras vermelhas da CUT, PT, PSOl, etc, aglomerações e gente sem máscara, coisas que a grande mídia não mostrou.
* Aqui em Venâncio o movimento, liderado pelo presidente do PT, Cesar Schumacher, reuniu 13 pessoas na rua com um cartaz Fora Bolsonaro Genocida.
* O PP lançou o nome do senador Luiz Carlos Heinze ao Piratini em 2022. E isso acelera o assunto em outros partidos, que começam a se mexer mais também. Além de Heinze, o vice-governador Ranolfo Vieira Junior, do PTB, mas que pode se filiar ao PSDB, deve concorrer. O MDB tem Alceu Moreira e Gabriel Souza, o PDT Romildo Bolzan, o DEM Onyx Lorenzoni, o PT Edgar Pretto e o PSOL Pedro Ruas. Como Eduardo Leite não concorre a reeleição, um desses deverá ser o nosso próximo governador.
Do Twitter
* O Globo: Manifestações a favor da vacinação e contra Bolsonaro são registradas pelo país
* Estadão: A plateia de evangélicos, Bolsonaro diz que indicará ao Supremo um ‘irmão nosso em Cristo’
* UOL: Justiça Federal em Brasília absolve Lula em caso de suposta propina de R$ 6 milhões por MP que favoreceu montadoras
* Folha S. Paulo: O brasileiro precisa saber votar, diz general chefe de tribunal militar sobre Lula em 2022
* Gabriel Souza: É paradoxal a esquerda brasileira querer posar de “moderna” e “repaginada”, inclusive mudando de siglas, ao mesmo tempo que é contra todas as reformas do Estado. Reformar é atualizar, modernizar, colocar o Estado no século XXI. O modelo estatal atual foi concebido no século XX.
* Deputado Tenente-Coronel Zucco: Como era previsto, a “mídia amiga” da esquerda “esqueceu” de citar em suas manchetes a aglomeração, o não uso de máscara e as depredações, características tradicionais dos inimigos do Presidente Bolsonaro. Também omitiram o fracasso de público…