No domingo foi disputada no Maracanã a final da Copa América. O Brasil era favoritaço contra o Peru em quem fez 5×0 na primeira fase. Venceu por 3×1, com pouca resistência peruana, tal a diferença. Tite, no seu primeiro jogo no Maracanã com a seleção, conquista seu primeiro título com amarelinha. Deve, e merece, continuar na Copa de 2022 no Catar.
A final, como não poderia deixar de ser, envolve política. Todos lembramos das vaias para Dilma na Copa de 2014 e Temer na Olimpíada de 2016. Pois Bolsonaro, ladeado por Sergio Moro e Paulo Guedes, seus dois ministros mais expressivos, foi com uma equipe de 19 pessoas do governo ao Maracanã. Teve aplauso, teve vaia. Todos ali queriam a mesma coisa, o título, mas quando se fala de política não existe unidade. E é bom que não exista.
No final do jogo Bolsonaro foi ao centro do campo para a entrega da premiação, entregou medalhas, mas não a taça. Mas a expectativa era pela reação e a grande imprensa tava louca pra alguém deixar de cumprimentar Bolsonaro e chegou a noticiar que Tite e Marquinhos teriam se negado a estender a mão para o Presidente, o que não é verdade.
Notinhas
* Faleceu no domingo, aos 72 anos, Leo Bülow, que foi secretário municipal no último governo Glauco Scherer (2001/2004), era fundador do Rotary Chimarrão e são dele as ideias da bandeira gigante na Praça Evangélica e do Chimarródromo e Concha Acústica na Praça da Matriz. Mas minha lembrança de Leo vem de antes. Ele, na virada dos anos 80 para 90 foi quem primeiro trabalhou com informática em Venâncio. Foi ele quem vendeu e instalou o primeiro computador na Folha em 1990. Leo era um cara a frente do seu tempo.
* Ministro da Casa Civil, o gaúcho Onix Lorenzoni (DEM), diz que o governo já tem 330 votos para aprovar a reforma da Previdência no Congresso. São necessários 308 votos.
* Assoeva fez 4×1 o Cascavel do Paraná domingo, no Poliesportivo, pela Liga Nacional. Com a vitória subiu para 10º com 16 pontos em 12 jogos. Na sexta, 12, joga contra o Tubarão em SC às 20h15min.
* E os ‘gaúchos’ foram destaque na final da Copa América. O atacante do Grêmio, Everton, fez gol, sofreu penal e foi escolhido o melhor da final. A Copa valorizou o passe de Everton. Vão pagar pelo menos R$ 200 mihões pra levar o ‘Cebolinha” pra Europa. Guardiola quer ele no City. Alisson, ex-goleiro do Inter fechou temporada de ouro. Campeão da Champins com o Liverpool, onde foi o melhor goleiro, também ganhou a luva de ouro na Copa América. E Paolo Guerrero, atacante do Inter, levou o Peru para uma improvável final e fez gol. Everton e Guerrero foram os goleadores da Copa.
Do Twitter
* Estadão: Bolsonaro admite reeleição e diz que entregará País ‘melhor em 2026’.
* UOL: Moro pode ser candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022.
* Estadão: Rodrigo Maia afirma que seria ‘natural’ apoio a Doria ou Huck em 2022.
* O Globo: Magistrado precisa ter ‘vergonha na cara e prudência na língua’, diz Fux.
* Folha S. Paulo: Bolsonaro tira foto com taça e ouve ‘mito’ de jogadores do Brasil.
* Veja: Jogadores aprovam presença de Bolsonaro na festa; Tite se cala.
* Extra: Vaiado no Maracanã, Bolsonaro não entrega troféu ao Brasil… mas posa com o time.
* Estadão: Bolsonaro tenta capitalizar título da seleção brasileira.
* Exame: Sergio Moro pede licença de uma semana “por motivos pessoais”.
* Paulo Guedes: Após vitória na Copa América, só falta reforma para Brasil ter ‘melhor dos mundos’.
* Bolsonaro: A FUNAI, como regra, “cuidava” de tudo, menos do índio. Cada ninho de ratos que toco fogo, mais inimigos coleciono. Acredito no Brasil porque confio em você, cidadão de bem.
* Cristian Deves: Há algumas semanas, Moro fechou a rota de entrada de cocaína pela fronteira do Paraguai. Trocou os chefes do tráfico de presídios. Estrangulou o patrimônio das facções. Ampliou as atuações nos portos, estradas e aeroportos. E você entra nessa de fora Moro?? De que lado você esta?