Fui buscar informações sobre a escolha de Cleiva Heck (União Brasil) como vice de Giovane Wickert (PSB) para a eleição municipal, nome que antecipei aqui na coluna e na rádio Terra FM. Giovane anunciou que nas pesquisas realizadas, onde sete nomes foram apresentados, deu empate técnico entre a ex-vereadora Cleiva Heck (União Brasil) e o vereador André Kaufmann (PSDB). Depois de reuniões com os sete pré-candidatos a vice, na quinta da semana passada, 18, os presidentes dos cinco partido da coligação, PSB, PSDB, Cidadania, União Brasil e Podemos, se reuniram e decidiram a escolha por votação. Airton Mota, do União Brasil votou em Cleiva. Celso Krämer, do Podemos, também votou em Cleiva. Vilmar Bender, do PSDB, votou em André. Alexandre Vidal, do Cidadania, votou em Cleiva. Com a decisão tomada, Giovane não votou.
Nesta reunião já era sabida a decisão de André, de não concorrer a vice, para priorizar sua atuação profissional na GRA Máquinas, onde presta assessoria comercial em todo estado.
Agora, na segunda, 22, André esteve aqui na Folha e me disse que a noite anunciaria publicamente, na reunião da Câmara de Vereadores interiorizada, em Linha Isabel, de que não concorreria nem à reeleição. Ele vai ser coordenador geral da campanha de Giovane e Cleiva, os dois nomes que os cinco partidos ainda precisam confirmar em convenção.
No café que tomamos aqui, André disse que não concorre mas vai continuar fazendo política, pois na sua atuação profissional está em constante contato com prefeitos, vereadores, deputados e lideranças políticas, de todos os partidos. E ele me confidenciou que para 2028 pensa em integrar chapa majoritária na eleição municipal, como candidato a vice ou a prefeito. É um bom nome, sem dúvidas.

Notinhas

  • Outro vereador que anunciou que não concorre à reeleição é Cesar Garcia, vereador mais jovem eleito pelo PDT, em 2020. Cesar é de Vila Mariante e se mudou para Venâncio. Ele tinha uma relação conturbada no PDT por que stões pessoais. O seu pai, o policial da reserva, Jair Garcia, que foi secretário de Segurança Pública no governo Jarbas, se desentendeu com o prefeito, deixou o cargo e se filiou ao PSB, para apoiar Giovane Wickert.
  • Com dois vereadores anunciando que não concorrem à reeleição, a Câmara terá, pelo menos, dois novos vereadores eleitos no dia 6 de outubro. Mas a renovação deverá ser maior do que isso. Suplentes que fizeram bom trabalho nestes quatro anos podem conquistar cadeiras nesta eleição. E tem nomes novos que podem surpreender.
  • Lista de pré-candidatos a vereador aprovados na convenção do PDT tem Natalina Silon Bergmann. O nome correto é Natalina Siloni Bergmann, conhecida como Loni Bergmann. Ela é esposa de Donato Bergmann, gerente aposentado da Corsan, filiado ao PP, filho de Wilmuth Bergmann, falecido em maio deste ano, que se elegeu 11 vezes vereador consecutivamente pelo hoje PP. Tem ruído aí de Donato com o PP.
  • Cassação do deputado Maurício Marcon (Podemos) por irregularidades nas cotas de gênero na nominata do partido na eleição de 2022, acende sinal amarelo para os partidos na eleição municipal. Das nominatas até agora divulgadas depois das convenções por PDT, MDB e PSD, a exigência foi atingida. O PSD tem oito mulheres e sete homens na nominata de 15 candidatos. O mínimo que a lei exige é de 30% de um gênero, o que equivale a cinco candidatos homens ou mulheres, no mínimo, na chapa.
  • E já começou a baixaria de campanha. A terça amanheceu com um boneco de pano com cabeça com foto do prefeito Jarbas da Rosa, colocado no trevo de acesso a Venâncio, na RSC-287. O boneco segurava um cartaz denegrindo a primeira-dama Janete da Rosa. Lamentável, mas não me surpreende. Jarbas tem alta aprovação de governo. Então é hora de agir, mesmo que sem escrúpulos. Mas é arriscado. A Polícia, com as câmeras de segurança da rodovia e de empresas próximas, descobre quem foi. Quem teve coragem de fazer, que tenha coragem de assumir. É preciso mostrar a cara. Jarbas me disse ontem que já sabe quem foi e levou o caso para a Polícia Federal. “É do mesmo grupo político que na eleição passada falsificou uma receita minha para tentar me incriminar, pois estava licenciado do posto de Saúde onde trabalhava e não podia emitir receitas médicas”, refere o prefeito.
  • Jair Bolsonaro está desde ontem no Rio Grande do Sul para trazer apoio aos candidatos do PL. Ele passou por Canoas e São Leopoldo. Hoje vem de Caxias para Santa Cruz, com uma parada em Teutônia. Às 17h Bolsonaro participa de ato do PL dos Vales em frente ao parque de Oktoberfest, em Santa Cruz. O ato é organizado pela família Moraes, o deputado federal Marcelo, a deputada estadual Kely, o ex-deputado e pré-candidato a prefeito Sergio e o vereador Serginho. A expectativa é de reunir 20 mil pessoas lá. Em Venâncio PL e PP, que integram o Movimento Direita Venâncio, se mobilizam para participar do ato, conforme anuncia o pré-candidato a prefeito Maciel Marasca (PP) e o seu vice Alexandre Wickert (PL).

Do X

  • Brasil 247: Lula defende aumento do imposto sobre heranças no Brasil
  • Metrópoles: Lula quer que o Estado fique com a riqueza que você constrói para sua família. “No Brasil você não tem ninguém que faça doação porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dela”, afirmou o presidente nesta terça.
  • Gazeta do Povo: Novos movimentos de Lula em favor da exposição de Janja sinalizam projetos políticos
  • Band: Primeira-dama terá uma credencial de chefe de Estado e deverá representar o Brasil na Olímpiada, com uma intensa agenda em Paris
  • CNN: Após desistência, Biden diz que apoia Kamala Harris como candidata do Partido Democrata
  • O Globo: Desistência de Biden gera ‘apagão na direita’ e repercute menos no Brasil do que o atentado a Trump, aponta estudo
  • UOL: STF sob Barroso ignora Lei de Acesso e omite dados de viagens de ministros