A exuberância da Expoagro Afubra

Iniciou na quarta, 23, e vai até hoje, 26, a Expoagro Arubra, que completa 20 anos. Localizada em área de 80 hectares em Rincão del Rey, em Rio Pardo, é a maior feira de agricultura familiar do país.
Estive lá na segunda, quando o Sicredi inaugurou sua casa permanente e o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry e o tesoureiro da Afubra, Marcílio Drescher, lembravam da primeira edição, quando foi preciso colocar tábuas nas vias internas embarradas. Hoje o parque é espetacular, integrando modernas instalações com gramados e lavoras demonstrativas. Chama atenção o crescimento da exposição de máquinas agrícolas. Todas as grandes marcas nacionais do agronegócio estão na Expoagro.
No dia da abertura, todos exaltaram o crescimento da feira e destacaram que esta é a Expoagro da retomada, depois de dois anos sem sua realização devido à pandemia do Coronavírus, como destacou o presidente da Afubra, Benício Werner e as demais autoridades que se manifestaram.
Venâncio está presente com estandes de várias empresas. No dia da abertura José Carlos Haas Junior, da Haas Madeiras, foi palestrante no Fórum da Diversificação, onde apresentou o projeto de Fomento Florestal Haas. Junior explanou sobre a possibilidade do produtor rural ter uma renda extra plantando florestas de eucalipto em áreas subutilizadas ou íngremes, o que está despertando interesse de proprietários rurais em toda região.
A Expoagro, que sempre foi de três dias na semana, destinada para produtores rurais, neste ano tem um quarto dia, neste sábado, e espera receber muitos visitantes urbanos.

Junior Haas foi palestrante do Fórum da Diversificação e falou sobre plantio de florestas comerciais de eucalipto incentivadas pela Haas Madeiras. (Foto: Rosana Wessling/Haas Madeiras)

IBSAÚDE assume o Samu de Rio Pardo

O IBSAÚDE assinou na manhã de segunda, 21, mais um contrato para a prestação de atendimento, gerenciamento e execução de serviço móvel de urgência e emergência (SAMU), no Estado. Nesta modalidade, além de São Francisco de Paula e São Lourenço do Sul, o instituto agora passará a atuar também em Rio Pardo.
O objeto do serviço, publicado no modelo de concorrência pública sob o nº 002/2020, teve como vencedor o IBSAÚDE, que nos próximos dias deverá lançar edital de seleção de pessoal especializado para atuar no serviço. Ao final do ato, Vinícius Medeiros explicou que toda a atividade de campo será realizada pela equipe local, enquanto que o gerenciamento estará aos cuidados da sede, em Porto Alegre. “Para 2022, conforme nosso planejamento iremos expandir a atuação nos Vales do Rio Pardo e Taquari”, me revela Vinícius.
As parcerias na gestão da saúde pública, com a presença da iniciativa privada, como do IBSAÚDE, cresce em todo país. Aqui em Venâncio o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) prefere conveniar ações de ação e gestão de saúde com as universidades Unisc e Univates.

No ato estiveram presentes o prefeito de Rio Pardo Edivilson Brum (M|DB), a secretária de saúde Francele Frantz, o vice-presidente do IBSAÚDE Vinícius Medeiros e o representante de consultoria Fábio Faleiro Lara.. (Foto: IBSÁUDE/Divulgação)

Unisc terá curso Técnico em Agropecuária

Uma das boas notícias da semana em Venâncio foi o anúncio da Unisc de que foi autorizado o curso Técnico em Agropecuária no campus de Venâncio. A coordenadora do Campus, Andreia Haas, comemorou. O curso terá dois anos de duração mais meio ano de estágio e vai formar técnicos para acelerar o desenvolvimento rural dos municípios de toda região.
Na Expoagro conversei com a vice-reitora, Andreia Valin, que esteve lá com o reitor Rafael Henn e a ex-reitora e agora presidente da Apesc, Carmem Lúcia de Lima Helfer. Todos destacam a autorização do curso que será importante para fomentar o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Proteína, projeto em desenvolvimento no campus de Venâncio.
Mas é do leitor Ariel Maldaner, produtor rural e técnico em agropecuária, que recebo um testemunho que dá a real da importância do curso.
“Sou leitor assíduo da sua coluna há anos. Lendo hoje sua coluna me deparei com a noticia que a Unisc irá implementar o Técnico em Agropecuária em Venâncio. Isso é um grande feito para a região. Sou de Mato Leitão e formado pela Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé em 2011. Vai ser muito bom ter esse curso aqui pois na minha época tive que ir morar no colégio interno durante três anos o que gerava muitos gastos e meus pais se viravam para ajudar a cobrir os custos. Muito bom que teremos isso agora na porta de casa. Além de ajudar a formar sucessores de propriedades rurais cada vez mais capacitados”, me escreveu Ariel.

Notas

• O deputado estadual Gabriel Souza é o único inscrito para indicação do MDB à pré-candidatura de governador. A informação foi divulgada na quinta, depois de o deputado federal Alceu Moreira anunciar que estava saindo da disputa pela indicação e o ex-governador Sartori reafirmar que não vai concorrer a nada na eleição e apoia a renovação. Gabriel, 38 anos, mestre em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e médico veterinário, foi secretário de Planejamento em Tramandaí antes de se eleger deputado, em 2014, e se reeleger, em 2018. É um jovem político, nome preferido do governador Eduardo Leite (PSDB) para continuar o projeto do atual governo, que seguiu e ampliou as reformas estruturais iniciadas no governo de Sartori (MDB), que recuperaram o Estado do atoleiro em que estava.

• PSDB, MDB e União Brasil (DEM + PSL) discutem possibilidade de entendimento para escolher candidatura única até 1º de junho. O PSDB tem João Doria como pré-candidato a presidente. O MDB, Simone Tebet, ambos com baixos índices nas pesquisas. O Podemos tem Sergio Moro, o melhor colocado fora da polarização Lula (PT) e Bolsonaro (PL), e também pode entrar na discussão.
Faço um exercício: será que todos os pré-cadnidatos destes partidos renunciariam por uma candidatura de Eduardo Leite no PSDB com um vice escolhido entre eles?
Leite está por anunciar que renuncia ao Piratini para ser candidato a presidente, pelo PSDB, de preferência, ou pelo PSD, de quem tem convite.

• Ex-deputado estadual de Encantado, Algir Lorenzon deixa o Tribunal de Contas do Estado, onde entraria em aposentadoria compulsória em 2023, quando completa 75 anos, e assume como conselheiro da Agergs. A vaga no TCE, desta vez, é indicação da Assembleia e a expectativa é de sugestão do deputado estadual de Rio Pardo, Edson Brum, que está em seu quinto mandato consecutivo.

• Ontem saiu mais uma pesquisa DataFolha, aquelas que ouvem eleitores nas grandes cidades do país. Lula baixou de 48% em dezembro para 43% as intenções de voto agora. Bolsonaro subiu de 22% para 26%. Diferença que era de 26 pontos caiu para 17 pontos. Pesquisas que também ouvem eleitores de cidades médias do interior do país apontam diferença de 7 pontos entre os dois.

• O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comemora seu centenário neste fim de semana no Rio. Dirigentes de partidos comunistas de Cuba, Chile, Bolívia, Uruguai, México, Portugal, Espanha e China, cujo representante fará palestra ao lado do ex-chanceler dos governos do PT, Celso Amorin, participam. É a reunião de lideranças do chamado ‘Foro de São Paulo’, ordem mundial de esquerda que luta por um mundo socialista, onde todos sejam iguais, independente do esforço de cada um. Que Deus nos livre deste flagelo que assanha Lula, que vai participar da festa como grande estrela.

Notinhas

• Foi publicado no Diário Oficial do Estado de ontem o termo de afetação da área de 699 hectares do Estado em Charqueadas para permuta com a construtora Pelotense, para retomar as obras de asfalto do trecho de 16 km na ERS-244, ligando o trevo com a RSC-287 e RSC-453, em Venâncio, até Vale Verde, de onde já está asfaltada até General Câmara. O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), secretário estadual adjunto de Obras e Habitação, que deixa o governo na próxima semana, junto com o seu partido, comemora mais um passo nessa ‘bandeira’ que levanta junto com outras lideranças da região.
Wickert cita que o valor da permuta do Estado com a Pelotense, que incluiu mais 77 hectares, soma R$ 25 milhões.

* Santa Cruz cria o programa Converge Santa Cruz, para fomentar a inovação e o empreendedorismo. Lajeado já tinha criado, há dois anos, o Pro_Move Lajeado, movimento com o objetivo de incentivar a inovação e o desenvolvimento do município. Em Lajeado a Univates está presente e em Santa Cruz a Unisc. Venâncio precisa se mexer. A Unisc tem campus aqui e a Univates polo EAD.

• Para Santa Cruz assinar novo aditivo contratual de 2054 até 2062, a Corsan propõe à prefeita Helena Hermany (PP) investir R$ 473 milhões até 2033 para instalação de esgoto tratado e melhorias no abastecimento de água. A proposta foi enviada pela prefeita para a Câmara, quer já aprovou.

• Aqui o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) revela que teve, nesta semana, uma nova reunião com advogados e a direção da Corsan. “Foi bem encaminhado algumas questões do Marco Regulatório, mas aditivo de tempo de contrato não vou assinar”, me disse o prefeito. O contrato de Venâncio, assinado em 2010 pelo então prefeito Airton Artus, vai até 2035, e prevê o cumprimento do Marco Regulatório até 2033.

Do Twitter

* Folha S. Paulo: ‘Sei que não sou tão inteligente, pedi a Deus coragem para decidir’, diz Bolsonaro
* O Globo: Guedes fala em segundo governo Bolsonaro e diz que Brasil está no início de um longo ciclo de crescimento
* Brasil 247: “Destruíram nosso país moralmente, politicamente, educacionalmente”, avalia Lula
* Oeste: Mourão, sobre Lula e Alckmin: ‘Um chamava o outro de ladrão’
* Carta Capital: Presidente do PDT diz que Lula mostra ‘despeito’ por Ciro se recusar a ‘ser serviçal’
* Salim Mattar: Geraldo Alckmin, que no passado fez duras críticas ao ex-presidiário Lula, em evento de filiação ao PSB disse que ele “reflete a esperança”. Esperança de que? De mais corrupção e invasões de terras? Esse tipo de discurso e política populista decepciona os eleitores brasileiros!
* Ciro Gomes: Em tempos de VIRADO À PAULISTA, tempos do vale tudo onde a sobremesa é a mistura de bolo com sorvete de chuchu, até o metrô de São Paulo tá mandando seu alerta aflito pro Lulinha Jaz Sem Pudor!

 

 



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido