Alan Kardec Nunes Bichinho, dirigente da CTA Continental e com 40 anos de atuação na indústria do tabaco, recentemente esteve com Tarso Genro, quando mostrou ao governador a gravidade das ameaças que está enfrentando o tabaco por imposição de restrições governamentais. Os governantes não conhecem a fundo a realidade econômica e social da cultura do tabaco entende ele. O produto, que tem 89% do volume produzido destinado para exportação, é responsável por 18% das exportações gaúchas no ano, e isso significa divisas para o país, estado e municípios, mas mais do que isso, é garantia de trabalho e renda para cem mil famílias gaúchas no campo e milhares de empregos na indústria nas cidades.

Allan vê de forma positiva a atuação de dois ministros gaúchos, que começam a conhecer melhor esta realidade. Acredita que os deputados Mendes Ribeiro Filho (PMDB), ministro da Agricultura, e Pepe Vargas (PT), ministro do Desenvolvimento Agrário, possam convencer o governo federal com argumentos robustos.

Com a estabilização do câmbio, com o dólar – a moeda da exportação – na casa dos R$ 2, a indústria do tabaco ganha novo fôlego.