
O 6º Festival de Balonismo de Venâncio Aires, realizado pelo Grupo Folha do Mate, encerrou com público de 65 mil pessoas no Parque do Chimarrão, de quarta até domingo. Um sucesso, uma mini Fenachim. Um evento consolidado. E as grandes estrelas encantaram. Uma dúzia de balões participaram. Mas o que mais impressionou o público foram os balões formato, de Nossa Senhora Aparecida, do Canguru e do Bidu, durante o Nigth Glow, quando todos os balões foram inflados no campo da Assive na noite de sexta, 21. Um espetáculo.
Notinhas
- A COP 11 terminou sábado na Suíça, sem grandes decisões, mas com apresentação de propostas para asfixiar a cadeia produtiva do tabaco. Ontem iniciou a MOP, reunião que trata do combate ao comércio ilegal de produtos de tabaco. A pressão do setor produtivo feita em Genebra vai ter continuidade em Brasília para fazer o governo Lula recuar nas propostas apresentadas, que entre outras coisas projeta a proibição de filtro em cigarros.
- Letícia Wacholz cobriu a COP e segue na Suíça para acompanhar a MOP, até quarta, contando para a audiência do Grupo Folha do Mate, pelo rádio, pelas plataformas digitais e pelo impresso, o que vai ser tratado por lá. Fiquei ligado.
- * Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) tem assembleia no dia 11 de dezembro, em Arroio do Meio, para posse de nova diretoria. Pelo acordo dos quatro partidos que mais elegeram prefeitos no Vale, Glaucia Schumacher (PP), prefeita de Lajeado, será a presidente em 2026. Será a primeira mulher a presidir a Amvat.
- Alexandre de Moraes decretou prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado há 27 anos de prisão, e que está em prisão domiciliar em Brasília. Moraes alega que Bolsonaro tentou violar a tornozeleira eletrônica. O STF é implacável com Bolsonaro. O mesmo STF que anulou os 25 anos de prisão de Lula. A justiça do STF deveria ser igual para todos. Mas vemos que não é. É uma corte política, como definiu Luís Roberto Barroso, quando presidente do STF.
Do X
- Folha S. Paulo: Plano de Lula contra fósseis deu nova dimensão política à COP30, diz presidente da cúpula
- O Globo: Risco de fuga após tornozeleira complica Bolsonaro, mas saúde será decisiva para pedido de cumprimento de pena em casa, avaliam juristas
- BBC: Embaixada dos EUA no Brasil critica prisão de Bolsonaro: ‹Provocativa e desnecessária›
- Revista Oeste: Juiz não pode especular, diz jurista sobre prisão de Bolsonaro
- CNN: PSOL aciona PGR contra Flávio Bolsonaro por convocação de vigília
- Globo News: Lula: «Estou muito satisfeito com o sucesso da COP em Belém. As pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer a cidade, a culinária de Belém, devem ter voltado maravilhadas. Quem não fez isso, se arrependeu».
- Rubinho Nunes: Resumo da COP30: Lula dormindo em barco a diesel. Invasão. Incêndio. Alagamento. Dança com as “girafas da Amazônia”. Coxinha a R$100. Mas ao final, Marina Silva foi aplaudida de pé por ongeiros milionários. Afinal, para quem vive de verba internacional, pouco importa se o Brasil pega fogo, desde que a narrativa continue de pé. O aplauso da elite que ignora a realidade para celebrar a própria hipocrisia.