Na sexta, 29, a secretaria municipal da Cultura e Esporte promoveu a 23ª edição do prêmio Destaque Esportivo, lotando o salão de festas do Clube de Leituras. Eram 100 indicações, entre atletas, dirigentes e entidades, das mais variadas modalidades esportivas.
Felipe Becker, campeão mundial de beach tênis na categoria Open Masculino B, na Itália, em setembro, foi escolhido Destaque Esportivo de 2024, repetindo a premiação de 2023, quando não esteve presente, pois participava de competição fora do país. Como destaque Estadual, Gabriel Davis, volante que foi revelado pela Escolinha do SeloR17, e hoje atua no América RN. Ele se destacou pelo São Luís de Ijuí no Gauchão deste ano. Pedro Ernesto Denardim, narrador da rádio Gaúcha, o chamou de Toni Cross dos pampas, em jogo contra o Grêmio, pelo seu passe refinado. E como destaque Municipal o goleiro Alencar, bicampeão da Copa Serrana pelo São Luiz de Santa Emília.
Pelo voto popular, o fisiculturista Arthur Frey, 17 anos, foi vencedor. Pedro Franck, o Choli, presidente do São Luiz de Santa Emília, recebeu o prêmio de Dirigente Destaque. A Selo R17, de Selomar Davis, como Entidade Destaque.
Outros dois destaques individuais foram muito aplaudidos. Jorge Sbruzzi, técnico multicampeão no futebol amador, falecido em julho, recebeu a homenagem póstuma da noite, através de sua filha Marina. E Carlos Roberto Oliveira, o Carlão, da Terra FM, por seus 50 anos de rádio, dos quais 36 narrando esporte em Venâncio, recebeu a homenagem surpresa.
Vendo o salão lotado de desportistas, se tem dimensão de como a boa política influencia positivamente a vida das pessoas, a vida de todos nós. O prêmio Destaque Esportivo foi uma proposta política de Bruno Heck como vereador suplente do PT, em 1998, quando assumiu cadeira de Hélio Friedrich. O projeto de Bruno teve aprovação unânime e criou esta que hoje deve ser a maior festa esportiva municipal no RS. E foi também uma proposta política, do vereador Sid Ferreira (PDT), em 2021, com o projeto de instituição das emendas impositivas para vereadores no orçamento do município, que impulsionou as mais diversas atividades esportivas. Estas emendas fazem o esporte de Venâncio crescer, em muitas modalidades. No orçamento de 2024 foram 81 entidades esportivas, beneficiadas com R$ 2,4 milhões em emendas.
Notinhas
- Vereadores André Kaufmann (PSDB) e Clécio Espindola (MDB), ambos eleitos pelo PTB, manifestaram descontentamento na Câmara de Vereadores pela mudança de planos com relação à reconstrução dos trechos levados pela enchente do Taquari em maio na RSC-287. A Rota de Santa Maria, empresa concessionária da rodovia, projetava iniciar a duplicação a partir da ponte em Vila Mariante, para corrigir os trechos com desvios provisórios. Mas o Estado exigiu que seja cumprido o contrato original, que determina o início da duplicação nas áreas urbanas de Tabaí e Santa Cruz. André hoje é do PSDB, partido do governador Eduardo Leite, e Galo é do MDB, partido do vice-governador Gabriel Souza. Precisam cobrar suas novas lideranças isso.
- Defesa Civil fez alerta de temporal das 18h de domingo até 7h de segunda. Em Venâncio a projeção era de chegar às 22h. Eram 22h05min, quando deu um trovão forte e chegou a ventania. Sorte que perdeu força os prejuízos foram poucos. A precisão dos alertas, previne a população.
- Hoje tem audiência pública na Câmara de Vereadores, às 19h30min, para debater a falta de mão de obra formal em Venâncio. É aberto à todos. A iniciativa é do vereador Tiago Quintana (PDT), através da Comissão de Indústria, Comércio e Seviços, presidida pel vereadora Sandra Wagner (PSB).
Do X
- Gazeta do Povo: Desemprego recua para 6,2% e atinge menor nível desde 2012, aponta IBGE
- Folha S. Paulo: Pacote inepto de Lula eleva patamar dos juros
- O Globo: Preocupação com impostos cresce e leva percepção de que Brasil está ‘na direção errada’ ao maior patamar desde 2022
- Metrópoles: Governo corta R$ 5,5 bi no Orçamento; Educação é área mais atingida
Veja: Governo avalia liberar voos da FAB a todos os ministros do STF - CNN: Real tem 2º pior desempenho do mundo em novembro, e maior desvalorização na semana do pacote fiscal
- Revista Oeste: Criar moeda do Brics para competir com o dólar foi ideia de Lula, diz chanceler russo
- Jovem Pan: Trump ameaça Brics com tarifas ‘de 100%’ caso bloco tente acabar com domínio do dólar
- Poder 360: “É um peça de ficção”, diz Bolsonaro sobre relatório da PF