A promessa de Pepe Vargas
A promessa de Pepe Vargas

Na sua visita à Expointer, o ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado federal do PT de Caxias, Pepe Vargas, se viu cerado pelo setor produtivo do tabaco. Farsul, Fetag e Afubra cercaram Pepe e foram bem-sucedidos ao solicitarem a revogação do artigo 14 da Resolução 4.107, que impede a contratação de financiamentos do Pronaf por produtores que tenham mais de 75% da renda oriunda da fumicultura.

O prefeito Airton Artus, representante da Amvarp na Câmara Setorial do Tabaco, foi o único político presente. ‘’Ficamos mais tranquilos à medida que o ministro já encaminhou o pedido ao Banco Central de anular a ResoluçãoÂ’Â’, disse o prefeito, que expôs, novamente, ao ministro a importância da cadeia do tabaco para os municípios produtores e também para o Brasil. O objetivo é fazer o governo notar que essas medidas de combate ao plantio estão causando prejuízos à economia do país, disse.

No mesmo encontro, ficou decidido que será formada uma comissão para acompanhar, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério das Relações Exteriores, a preparação do Brasil para a COP-5, convenção da ONU que ocorre em novembro, na Coreia do Sul, e que pode definir mais restrições ao tabaco.