A renovação de lideranças políticas vive dias de surgimento de novos nomes. O Rio Grande do Sul renova significativamente seus nomes, com um grupo de jovens políticos que ocupam lugar de tradicionais lideranças, que são do século passado. E em Venâncio não é diferente, a ponto de que na próxima eleição municipal novos nomes devem disputar a Prefeitura, pois o prefeito Jarbas da Rosa estará completando seu segundo mandato.
E a Câmara de Vereadores tem sido a fonte mais importante destas novas lideranças, que saem de assessores legislativos de vereadores. Alguns nomes importantes do legislativo começaram por lá, como assessores. Tiago Quintana foi assessor de Telmo Kist e chefe de Gabinete do prefeito Airton Artus. Hoje está no terceiro mandato e foi o vereador mais votado nas últimas duas eleições. Tiago foi secretário de Saúde no governo anterior e agora foi chamado pelo prefeito Jarbas para ser secretário de Governança, Administração e Gestão neste mandato, ganhando experiência administrativa. Dudu Luft foi assessor de Jarbas da Rosa na Câmara e chefe da Gabinete de Jarbas como prefeito. Na última eleição foi o segundo mais votado e eleito presidente do Legislativo. Ezequiel Stahl foi assessor de Celso Krämer na Câmara e já está no seu terceiro mandato de vereador. Diego Wolschick foi assessor de Gerson Ruppenthal na Câmara e está no seu segundo mandato de vereador. São alguns exemplos de jovens lideranças que surgem na política e podem vir a ser governantes do município adiante.
Na semana que passou, quando Diego Wolschick acompanhou o deputado federal Marcelo Moraes e o vereador Ezequiel Stahl numa visita aqui na Folha e Terra, estava junto um jovem que Diego me apresentou como seu novo assessor na Câmara. Vinícius Gerlach, 20 anos, de Centro Linha Brasil. E o garoto disse ter gosto pela política. Ele é filho do presidente da Suib, Valdoci Gerlach e neto de Valdemiro Gerlach, que também foi presidente da Suib. Tem liderança comunitária na genética. “Ele vai concorrer a vereador ali adiante’, disse Diego. Bom ver vereadores investindo em jovens assessores para manter a renovação política, retribuindo a oportunidade que receberam também um dia.
Jarbas pode presidir a Famurs
Na semana que passou a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou a Assembleia de Verão em Atlântica. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) esteve lá com vários secretários, participando da programação que incluiu vários painéis técnicos de gestão municipal. No campo político, Jarbas, com o deputado estadual Airton Artus e o vereador/secretário Tiago Quintana, participou de reunião dos prefeitos do PDT por lá. Na pauta entrou a discussão sobre indicação de nome do partido para presidir a Famurs neste mandato, onde PP, MDB, PDT e PL, partidos que mais elegeram prefeitos em 2024, indicam os presidentes, em forma de rodízio. Jarbas me disse que não se candidatou ao cargo, mas que o partido poderá escolher seu nome. “Se me escolherem vou assumir”, me disse Jarbas durante o lançamento do 3º Festival Gastronômico e Cultural que acontece nos dias 14, 15 e 16 de março, no Parque do Chimarrão.
Tudo lotado
Na mesma conversa sobre Famurs, Tiago e Jarbas, falando do 3º Festival Gastronômico e Cultural, revelaram, com ar de satisfação, que no final de semana do Festival não existe mais acomodação hoteleira em Venâncio, faz mais de um mês. É que no mesmo final de semana acontece, junto com o festival no Parque, uma etapa do Brasileiro de Patinação no Poliesportivo, reunindo aqui 600 patinadores. “O turismo de eventos, como esse, precisamos buscar cada vez mais’, defende Tiago.
Ampliação
O prefeito Jarbas complementou que Neri do Nascimento, dono do Frigorífico Boi Gaúcho, de Vila Mariante, que também é dono do Hotel Guest, onde foi o lançamento do Festival, e do Hotel Terra do Chimarrão, lhe falou sobre projeto para ampliar o Terra do Chimarrão, localizada no RSC-453, defronte a CTA Continental, aumentando a capacidade de acomodação na rede hoteleira do município.
44 navios
Presidente Lula esteve em Rio Grande na segunda, 24, para assinatura de contrato de R$ 1,6 bilhão da empresa Ecovix, que opera o estaleiro gaúcho, com a Transpetro, para fabricação de quatro navios, que vão ampliar a capacidade de transporte para a Petrobras. O projeto prevê a construção de 44 navios com investimento de R$ 23 bilhões. Com Lula veio o vice-presidente Geraldo Alckmin, Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços além de ministros. Lideranças da zona Sul também pleiteiam a construção da ponte ligando Rio Grande à São Jose do Norte, até onde vai a BR-101.
Manchetes do X
- Folha S. Paulo: Congresso promete ao STF individualizar autor de emenda
- Record: O presidente Lula demitiu a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais, foi confirmado para assumir a pasta.
- O Globo: Demissão de Nísia reforça histórico do Ministério da Saúde como moeda de troca em momentos de instabilidade do governo
- IstoÉ: Gilmar Mendes diz que tentativa de golpe é ‘muito mais grave’ que mensalão
- Gazeta do Povo: Governo Lula tem núcleo político “fraco” e “bajulador, diz vice-presidente do PT, prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá
- Correio Braziliense: Prévia mostra IPCA de 1,23% O indicador, que calculou a alta de preços entre 16 de janeiro e 15 de fevereiro, foi o maior desde 2016, considerando-se apenas o segundo mês do ano.
- Poder 360: Criação de empregos formais em janeiro tem queda de 20,7% ante 2024.