A equipe de pesquisadores do Instituto Methodus concluiu ontem o trabalho de campo, colhendo a intenção de voto do eleitores de Venâncio Aires para a eleição de 6 de outubro. No centro, nos bairros e em todos os distritos, a equipe ouviu a intenção de voto de eleitores para prefeito e para vereador.
E neste sábado esta segunda rodada de pesquisa da Methodus estará nas páginas da Folha do Mate, no microfone da Terra FM e nas plataformas digitais, mostrando um segundo momento nesta campanha.
A primeira pesquisa foi realizada na última semana de agosto, depois de uma semana de campanha e um debate dos candidatos na Terra FM. Na pesquisa estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), candidato à reeleição, largou com 43,3% das intenções de voto, 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), que apareceu com 23,3%, tecnicamente empatado com Maciel Marasca (PP), estreante em campanha, com 19,3%. Cândido Faleiro (PT) apareceu com 1,8% das intenções de voto, e 10,3% disseram ainda não ter decidido seu voto. Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados nomes, Jarbas largou com 32,3%, Giovane com 16,3%, Marasca com 12,8% e Cândido com 0,8%. Mas o maior contingente, de 35,8%, respondeu ainda não saber em quem vai votar.
A expectativa é pela evolução da primeira para a segunda pesquisa. E este resultado é fundamental para as campanhas. Vamos saber para onde apontam as flechas de evolução de cada um, para baixo ou para cima. Se Jarbas manter ou abrir vantagem maior, dificilmente será alcançado em 20 dias de campanha. Se diminuir consideravelmente a diferença para Giovane e ou Marasca, a campanha vai ganhar ainda mais emoção.
Depois da primeira pesquisa Giovane e Marasca investiram forte em suas campanhas, buscando avançar. O principal movimento foi de Marasca, que trouxe Bolsonaro mais forte em sua comunicação de campanha, para reforçar que é o candidato de direita contra três candidatos que considera de esquerda, do PT, PSB e PDT. Aguardemos as reações do eleitor, sempre assinalando que pesquisa fotografa um momento de campanhas. O que é definitivo, é o voto na urna no dia 6 de outubro.

Ciclo de debates na Terra FM

A Folha e Terra trabalham na preparação dos debates que ainda vem pela frente na campanha, envolvendo os candidatos a prefeito de Venâncio, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde. Os debates terão transmissão ao vivo pela 105.1 FM e também, em vídeo, pela YouTube (canal Terra Play) a partir das 20h. Os de Vale Verde, Passo do Sobrado e Mato Leitão serão realizados no estúdio da Terra FM. O debate dos candidatos de Venâncio será realizado na Sociedade de Leituras, com a presença de público.
Dia 24, terça-feira, serão os candidatos de Vale Verde, Ricardo Froemming (MDB), o Feijão, e Ana Maria Dorneles (Republicanos).
Dia 25, quarta-feira, serão os candidatos de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen (PP), o Amarelinho, e Caio Baierle (PT).
No dia 27, sexta-feira, serão os candidatos de Mato Leitão, Arly Sthör (PDT), o Flecha, Arcênio Maldaner (PP), Antônio Pereira da Silveira (PL) e Leonardo Alves (Republicanos).
O no dia 3 de outubro, serão os quatro candidatos de Venâncio, Jarbas da Rosa (PDT), Giovane Wickert (PSB) Maciel Marasca (PP) e Cândido Faleiro (PT).

A doação

Sobre uma doação de R$ 18 mil para a campanha de Giovane Wickert (PSB), que apareceu no site do TSE como sendo de Cleiva Heck (UB), que foi candidata a vice e depois desistiu e Elida Klamt assumiu a candidatura, já citei que apareceu o nome de Cleiva, mas que a doação foi de Elida. André Geller, da AD Contec, escritório de contabilidade especializado em assessoria de campanhas, explica o que aconteceu. “Tínhamos os cadastros prontos, com o nome da Cleiva. Quando foi trocada a vice, não atualizamos a informação da Elida e por isso o CPF da doação saiu como sendo da Cleiva, mas no mesmo dia corrigimos a informação”, informa André.

Com os vices

Hoje temos a segunda parte das entrevistas com candidatos a prefeito e vice no Seu Voto, Sua Voz na Terra FM. Às 19h vamos conversar com Cândido Faleiro e Sergio Rosa, dobradinha do PT para a prefeitura. Às 20h será vez de falar com Giovane Wickert (PSB) e Elida Klamt (PSDB), completando a rodada, que na terça ouviu Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL), na primeira hora, Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), na segunda hora. Quem não conseguiu ouvir, todo material está no Terra Play e pode ser visto na íntegra

Bolsonaro no RS

O deputado federal Luciano Zucco, eleito pelo Republicanos, mas que migrou para o PL, divulga mais uma visita de campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao RS. Ele chega hoje em solo gaúcho e vai estar em Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Passo Fundo, reforçando campanhas de candidatos do PL, que tem a maior bancada federal.

Ministra ré

Presidente Lula demitiu nesta semana o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida, acusado de assédio sexual no ministério. Lacrador, Sílvio é mais um dos casos do ‘faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’. No dia seguinte Lula anunciou a deputada estadual mineira Macaé Evaristo, atendendo pressão de lideranças do PT por mais espaço no governo. Mas a vontade de Lula também era ter uma mulher negra no ministério. No dia seguinte saiu que Macaé é ré num processo de superfaturamento de material escolar quando foi secretária de Educação de Belo Horizonte, em 2011. Eita.