Na terça, 28, os diretores dos 27 grupos de comunicação do interior do RS, que integram a Associação dos Diários do Interior (AD), atualmente presidida por Adair Weiss, do Grupo A Hora, de Lajeado, tiveram uma reunião, via meet, com o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação do Governo Lula, deputado federal gaúcho do PT, Paulo Pimenta, que é jornalista de Santa Maria. E com o Secretário de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Maneco Hassen, ex-prefeito de Taquari e deputado estadual suplente do PT, com quem foi agendado o contato.
Pimenta disse que o governo quer reestabelecer o mecanismo do diálogo com a imprensa. “Não queremos comunicação chapa branca, queremos que o governo possa ser ouvido. Queremos nos comunicar com o Brasil e a imprensa do interior é a ponta de contato com as pessoas”, disse o Ministro aos diretores da ADI e reforçou Maneco Hassen.
A imprensa do interior noticia as boas ações de todos os governos, levando informações de serviço à sua audiência, independente de partidos ou ideologias políticas. E é assim que precisamos continuar, com liberdade, pluralidade, e compromisso com a verdade e com a audiência.
Lançamento da Expoagro Afubra
Nesta sexta, 3, acontece o lançamento da Expoagro Afubra 2023, em Rincão del Rey, interior de Rio Pardo. Inovação para crescer, produção sustentável para desenvolver, é o lema do evento, o maior da América Latina destinado para a agricultura familiar.
A Afubra, presidida por Benício Werner, recebe convidados as 10h desta sexta e o secretário estadual do Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini, fala sobre programas e ações do governo, a curto e médio prazos, antes dos atos do lançamento.
A Expoagro Afubra acontece de 21 a 24 de março – terça à sexta-feira – sempre com muitas inovações para a agricultura familiar, atraindo milhares de agricultores visitantes em busca de soluções tecnológicas e inovadoras para desenvolver melhor suas propriedades. Para quem trabalha na terra, é uma feira imperdível, pois as oportunidades de aprendizado são ilimitadas.
Missão para a Feira de Hannover
Na coluna de terça, 28, citei dois grupos de lideranças políticas e empresários que foram à Feira de Hannover, na Alemanha. Citei a de 2011, liderada pelo então prefeito Airton Artus (PDT), e a de 2013, liderada pelo então vice-prefeito, Giovane Wickert PT). Esqueci da comitiva de 2012, liderada pelos secretários municipais Hélio Lawall, da Indústria e Comércio, e Leandro Pitsch, da Administração, que acompanharam os empresários Eraldo Muller e esposa Adelira, Vitor Theis, Antônio Simon e Celso Ferreira.
Notinhas
- Ontem foi realizada reunião na Caciva, com a presença de representantes da Fiergs, para formar um novo grupo para ir à Feira de Hannover, agora, de 16 a 21 de abril. É a mais importante feira mundial sobre inovação e tecnologia industrial.
- Clima Tempo prevê 30mm de chuva no sábado mais 30mm no domingo em Venâncio. Se confirmar, a estiagem começa e ir embora. Mas deixa muitos prejuízos nas lavouras.
- Nesta sexta, 3, o deputado federal Heitor Schuch (PSB), o mais votado em Venâncio nas duas últimas eleições, inicia um comentário semanal no programa Folha 105, da Terra FM, das 18 às 19h, apresentado por Daniel Heck. Schuch cria um espaço para se comunicar com a comunidade regional pelo rádio.
- Vereadores Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, da bancada do PSB, viajaram a Brasília na terça, 28, para tratar de assuntos de Venâncio. Ele retornam nesta sexta. Em Brasília a ‘âncora’ é o gabinete do deputado Heitor Schuch (PSB) e os contatos foram com vários outros deputados. Buscar melhorias para o hospital é uma das ações.
- O vereador de Vale Verde, Guilherme Ubatuba (MDB), também foi a Brasília. Congresso, Ministérios do Trabalho e Emprego, da Previdência, do Desenvolvimento Regional e Ciência, da Tecnologia e Inovação, vão ser visitados por ele para assuntos do município.
- É importante que vereadores busquem formas de ajudar seus municípios, prospectando recursos e soluções burocráticas. E é importante que tragam resultados, pois as despesas de viagem são pagas com dinheiro público.
Do Twitter
- Folha S. Paulo: Presas por ataque golpista reclamam de banho gelado e comida: ‹É como se você estivesse morta›
- O Globo: Comandante do Exército diz que militares não constataram fraude nas urnas e aponta interferência política de Bolsonaro nas tropas.
- CNN: Michelle Bolsonaro anuncia turnê política: ‹Vamos viajar por todo o Brasil com a pauta da mulher›
- UOL: Bolsonaro critica retomada de cobrança de impostos sobre combustíveis
- Revista Oeste: Marina Silva diz que recorde de desmatamento no governo Lula é ‹ato de revanche›
- Gazeta do Povo: Lula decide retomar impostos federais sobre gasolina e etanol
- Sergio Moro: Para controlar a inflação e reduzir os juros, o Governo tem que cortar despesas desnecessárias. Mas o Governo Lula aprovou um rombo de R$ 200 bilhões e 37 Ministérios para os amigos. Agora vai subir os impostos sobre a gasolina, jogando o custo nas costas do consumidor.