Na quinta, 3, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) teve a primeira reunião com a Aegea, consórcio paulista que assume a C9rsan, privatizada pelo Estado. Da gerente da Relações Institucionais, Fernanda Borges, que será responsável pela regional da qual Venâncio fará parte na organização administrativa da Aegea, o prefeito ouviu que estão projetados investimentos de R$ 180 milhóes em Venâncio até 2033, especialmente na rede coletora e de tratamento de esgoto. Hoje são 22 mil economias atendidas e apenas 5% do esgoto é tratado. Até 2033 a empresa projeta ter 90% do esgoto tratado e 100% de abastecimento de água na cidade, atendendo o Marco Regulatório do Saneamento.
Jarbas, que esteve acompanhado da Procuradora Jurídica do Município, Gisele Spies Chitolina, e da secretaria de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, também manifestou sua preocupação com o fornecimento de água, pois no contrato com a Corsan até 2035, consta que até 2025 será preciso ter uma nova fonte de captação de água em Venâncio, onde o arroio Castelhano não atende mais a demanda. E o prefeito destacou três pontos que ele considera fundamentais na relação com a Aegea; a garantia do abastecimento de água, especialmente nos meses de verão; o avanço na extensão de redes para novos loteamentos, atendendo assim o plano de expansão da cidade e a garantia de qualidade da água oferecida.
Com estes investimentos anunciados, em dez anos teremos uma outra realidade em Venâncio, com abastecimento garantido de água e 90% do esgoto tratado.
Sérgio Klafke
R$ 180 milhões em saneamento e água para Venâncio até 2033
Leitura:
2
Minutos
Assuntos