Água suja nas torneiras

Essa é a sensação dos consumidores de água da Corsan em Venâncio, faz quase uma semana. A Corsan enfrenta problemas com a captação, pois o arroio Castelhano está quase seco. Com isso algas vem junto na captação e dão um tom amarelo na água que sai das torneiras, explica a empresa. O gerente Ilmor Dor me disse, no sábado, que depois de interrupções na rede, quando é retomada a pressão da água, os canos soltam material ferroso, o que agrava a coloração da água. Mas a Corsan garante que a água, mesmo turva, é consumível. Confesso que não tive coragem de beber.
Nos quase 50 anos que atuo no jornalismo da Folha não lembro de termos quase uma semana de água assim nas torneiras. Isso é prova de que já passou do prazo da Corsan apresentar uma solução de onde captar água para abastecer a cidade de Venâncio.
Ontem o prefeito Jarbas da Rosa convocou uma reunião emergencial no governo para tratar do assunto. Uma reunião com a estatal sai nesta semana, e Jarbas avalia até a possibilidade de encerrar o contrato com a Corsan, o que ele diz ser previsto legalmente, e fazer uma nova licitação. A Corsan foi vendida pelo governo do Estado em leilão no final do ano e agora em março o consórcio Aegea, de São Paulo, deve assumir, se resolvidos os entraves judiciais colocados no processo de venda da estatal.

Notinhas

  • A GRA Máquinas entrega hoje, no Parque da Expointer, mais um lote de máquinas da linha amarela da XCMG, para o governo do Estado. São 117 maquinas via recursos da bancada federal gaúcha e 18 da secretaria da Agricultura, me antecipou ontem o empresário Rene Heck, dono da GRA.
  • Faleceu no domingo, aos 78 anos, o professor José Valmor Borgmann, o Juca, como era conhecido, pai do colega revisor aqui na Folha e comentarista esportivo na Terra FM, Rui Borgmann. Ficam a saudade e os ensinamentos do professor Juca. Foi meu professor de português no Gaspar nos anos 70. Junto com José Cassiano Braga, no Oliveira, e José Balduino Butzke, no Aparecida, hoje Bom Jesus, os três, que também lecionaram em escolas públicas, marcaram época, ao lado da professora Eloá Feix. Cassiano faleceu em fevereiro de 2017 e Butzke em fevereiro de 2022. Eloá tem a escola de línguas Idioma.
  • Na sexta, 20, morreu afogado no rio Taquari, o empresário Sidnei Nagel, do Posto Esso, o Posto do Prego, como era conhecido o estabelecimento de muitas décadas, na confluência da 15 de Novembro com a Emílio Selbach, que antigamente era a saída para quem ia para Porto Alegre.

Do Twitter

  • Folha S. Paulo: Lula não vai perdoar ataques golpistas e investigações vão até o fim, diz Múcio
  • O Globo: PF prende homem que ameaçou Lula em redes sociais
    CNN: STF julga em fevereiro liberação de presas para acomodar suspeitas de ataques no DF
  • Gazeta do Povo: Brasil Sem Aborto condena atos do governo Lula: “clara intenção de facilitar o aborto”
  • Poder 360: Empresários ficam ricos porque trabalhadores trabalham, não ele, diz Lula
  • Felipe D’Ávila: Vamos aos fatos… No Brasil, existem 6,4 milhões de negócios. 99% são micro e pequenas empresas. Empreendedores que trabalham duro, com instabilidade jurídica e insegurança tributária. A inversão de valores do PT não pode condenar o Brasil mais uma vez.
  • Sergio Moro: Propor moeda comum com a Argentina é cortina de fumaça para a inexistência, até o momento, de qualquer projeto substancial para a economia brasileira e ilustra que o Governo do PT segue sem rumo.
  • Alceu Moreira: Os competentes governam, os incompetentes produzem fumaça. Tudo que temos até agora é desestímulo para empreender, caminhando rápido para a estagflação. Ninguém merece.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido