A primeira pesquisa eleitoral publicada nesta campanha, no sábado, trouxe confirmações, mas também apresentou surpresas. Como confirmação a liderança do prefeito Airton Artyus (PDT), candidato à reeleição, com 55% das intenções de voto contra 31% do candidato de oposição, vereador Nilson Lehmen (PMDB). Os números desta pesquisa mostram a intenção de voto de Airton abaixo das pesquisas internas dos partidos e o percentual de Nilson acima. Os números contentaram a todos. O governo por ter uma considerável margem de vantagem. A oposição por sair melhor que suas medições internas.
A surpresa foi ao abrir os números por cidade e interior. Ouvi muito a frase: O Airton é um bom prefeito mas governa para a cidade. A pesquisa desmente isso. é no interior onde Airton tem seus maiores índices de intenções de voto. No distrito de Santa Emília teve 80% das intenções contra 4% de Nilson. Em Mariante foi 66% x 25%. Em Deodoro 57% x 12%. Em Centro Linha Brasil 75% x 20%. Em Vila Arlindo 73% x 20%. Em Teresinha 50% x 16%. Em Palanque, terra tradicional do PMDB ainda dos tempos Scherer, Airton teve a vantagem mais apertada, com 47% x 42%.
Somente no distrito de Estância Nova Nilson está em vantagem com 45% x 41%. O episódio presídio pesa.
Na cidade as diferenças não são tão grandes mas também não houveram surpresas. Airton tem vantagem no lado oeste bairros Santa Tecla e Aviação com 55% x 30%. Tem vantagem no Gressler, Cidade Nova, Bela Vista com 47% x 34%. No centro mais Morsch, Brigida e Cruzeiro 54% x 31%.No União, São Francisco e Dietrich 62% x 25%. Na Cidade Alta/ Acesso Leopoldina empate em 40%.
Nilson tem maior intenção de voto no lado leste da cidade, bairros Coronel Brito, Battisti com 52% x 40%.
Agora são 50 dias para aguardar a evolução das campanhas e as mudanças no quadro medida na semana passada pela pesquisa.