Airton Artus no Tá na Mesa da Federasul

O ex-prefeito Airton Artus (PDT), deputado estadual suplente – não se elegeu por 199 votos em 2018 – segue articulando sua nova tentativa de se eleger. Como pré-candidato ele trabalha em várias frentes e regiões do Estado.
No início da semana ele anunciou que a sua filha Carolina Artus assume a gestão da Clínica São Vicente. “Com MBA em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, ela assume a gerência operacional e recursos humanos. Mesmo seguindo na área de estratégica e de responsabilidade técnica, vou me dedicar à pré-candidatura a deputado estadual”, divulgou Artus.

Carolina assume a Clínica. (Foto: Divulgação)

Na quarta-feira ele participou do Tá na Mesa, a reunião-almoço da Federasul, em Porto Alegre, evento que costuma frequentar. “Há 15 anos participo desse evento. Quando posso levo convidados. Acompanhei todos os governadores, muitos prefeitos, e também empresários e personalidades de destaque. Com o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, além de conversar sobre ‘Central de Execução de Projetos’ (ideia pós Central de Projetos), no dia posterior ao almoço tomamos café da manhã juntos. Dias depois ele faleceu em acidente aéreo em Santos”, contou Artus, em nota que me enviou.

Paulo Roberto Schmidt (empresário), Rafael Pinheiro Machado (defensor público), Hananias Mesaque (superintendente da Assembleia Legislativa), Airton Artus, a filha Carolina e o marido dela, Eduardo Florentino da Silva. (Foto: Divulgação

O palestrante na quarta foi o governador Eduardo Leite (PSDB), falando dos avanços que o Estado teve no seu governo e projetando a continuidade deste desenvolvimento. Airton elogiou. “Ele é muito preparado”, me disse. Edson Brum, em recente passagem aqui na Folha, já dissera que Leite e Gabriel Souza, deputado estadual do MDB, são hoje os políticos gaúchos mais bem preparados para a gestão pública.
Tenho um palpite que Leite vai concorrer a presidente e Gabriel Souza vai ser o nome do governo para disputar o Piratini e levar adiante o projeto que começou com Sartori e seguiu com Leite. A exposição dos dois e suas manifestações me levam a esta dedução.

Giovane Wickert deixa governo do Estado no final do mês

No sábado que passou, 11, em encontro estadual o PSB reafirmou a candidatura do ex-deputado Beto Albuquerque ao Piratini e definiu sair do governo Leite. O ex-prefeito de Venâncio, Giovane Wickert, secretário estadual Adjunto de Obras e Habitação, que deixa o cargo agora no final de março, quando o PSB deixa o governo, participou do evento e me passa sua impressão.

Giovane refirmou sua pré-candidatura a deputado estadual no PSB. (Foto: Divulgação)

“Deliberou-se e foi confirmada a saída do PSB do Governo do Estado. A decisão deve ser confirmada ao governador Eduardo Leite. Com muito orgulho, pude, por 13 meses, trabalhar no Estado, como adjunto da Secretaria de Obras e Habitação, e atuar em projetos de desenvolvimento do nosso povo. Mas o trabalho não para por aqui. Temos muito ainda a contribuir. Por isso, na reunião, reafirmei minha pré-candidatura a deputado estadual. Sei que posso fazer muito mais pelo desenvolvimento do RS”, me escreveu Wickert.

Os Moraes se filiam ao PL

Ex-deputado e ex-prefeito de Santa Cruz, Sérgio Moares, líder do PTB gaúcho, falou nesta semana no Terra em Uma Hora sobre a mudança de partido. Ele e os filhos Marcelo, deputado federal, e Serginho, vereador, além da ex-mulher Kelly, deputada estadual, vão deixar o PTB, onde Sérgio militou por 32 anos, desde a fundação, e se filiam ao Partido Liberal (PL), ao qual o presidente Jair Bolsonaro se filiou. A filiação será agora no dia 22, número do PL.
Sérgio disse que seu nome é sondado para concorrer ao Senado ou a Vice-Governador, mas que sua intenção inicial é de não concorrer. Mas se o partido insistir muito… É da política este charme.
Moraes lembrou que os vereadores não podem trocar de partido agora, pois a janela é somente em março de 2024. Mas ele entende que o PTB não vai eleger representação suficiente prevista pela cláusula de barreira, o que liberaria os vereadores para mudarem de partido em janeiro de 2023.
Em Venâncio assumiu a presidência do PL o militar da reserva Marcelo Trindade, marido da vereadora Claidir Kerkoff Trindade (PSL), secretária municipal da Habitação e Desenvolvimento Social. Claidir, bolsonarista, vai migrar para a sigla, quando for permitido. Do PTB, que tem cinco vereadores, Ezequiel Sthal e André Kaufmann, mais o suplente Arnildo Camara, presidente do partido, tendem a seguir os Moraes e devem ir para o PL. Renato Gollmann deve seguir o ex-vice-prefeito Celso Krämer, que se filiou ao Podemos. Diego Wolschick também tende a acompanhar Krämer. Clecio Espindola, o Galo, deve voltar para ao PDT. Assim, o PTB, que elegeu a maior bancada da Câmara em 2020, com cinco vereadores, pode terminar a legislatura sem vereador em Venâncio. Resultado da ‘lambança’ do presidente nacional do partido, Roberto Jefferson.

Notas

* Deputado federal Bibo Nunes, que já trocou o PSL pelo PL, esteve ontem à tarde em Venâncio, em agendas com Romeu Chala e Chico Rech, que assumem o PSC aqui. Os dois pediram, e Bibo destinou , uma emenda parlamentar de R$ 215 mil – ele fez 215 votos aqui em 2018 -, para custeio de saúde no município, na semana que passou.

* Com a cassação de Luís Augusto Lara (PTB) e anulação dos seus votos pelo TSE, quem ganhou a cadeira na Assembleia não foi Pedro Ruas (PSOL), vereador em Porto Alegre, como inicialmente foi anunciado, mas a ex-deputada Stela Farias (PT), que já tomou posse.

* Na próxima semana será julgado pela Assembleia a cassação do deputado Ruy Irigaray (PSL), segundo mais votado em 2018, acusado de usar assessores do seu gabinete para trabalhar em obras de reforma da casa da sua sogra.

* PT fechou Federação partidária com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV). O PSB ficou fora. Ótima noticia para o ex-prefeito Giovane Wickert, pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, que precisaria fazer votação na casa dos 30 mil para se eleger na Federação. Pelo PSB o cálculo é de 22 mil votos.

* O WhatsApp suspendeu grupos do ex-presidente Lula por disparo em massa na semana que passou. O PT negou. Mais uma da série ‘acuse os outros daquilo que você faz’.

* A comunicação do ex-presidente lança o portal ‘Lulaverso’, que usa WhatsApp, Telegram, Instagram, Twitter e TikTok, para impulsionar o petista nas redes sociais. Boa estratégia, pois nas ruas Lula vai ouvir um refrão.

* Geraldo Alckmin, ex-governador de SP por vários mandatos e duas vezes candidato a Presidente pelo PSDB, anunciou ontem que vai se filiar ao PSB e deve ser o vice de Lula. Alckmin rasga sua história política onde combateu o PT pela corrupção no governo. Os vídeos de Alcimin chamando Lula de ladrão, invadem a internet.

* Não gosto da postura de Bolsonaro como presidente, mas o que a Globo e o consórcio da grande mídia faz com ele é criminoso. William Bonner e seu time usam o jornalismo todos os dias como arma contra o presidente. Bolsonaro não para de fazer estradas pelo país, sem desvio de dinheiro, como era antes. Mas a Globo mostra atoleiros, que sempre vão existir. Bolsonaro concluiu as obras que Lula e Dilma não terminaram, para levar água ao sertão nordestino para consumo e irrigação de lavouras. Mas a Globo mostra agricultores que não tem acesso à água. Jornalismo militante.

* Instituto IPC realizou pesquisa sobre a eleição presidencial, mostrando que em Santa Catarina Bolsonaro tem seu mais alto índice e está disparado na frente. Tem 47,9% das intenções de voto contra 20,8% de Lula, no estado mais bolsonarista do país.

Notinhas

* Na quinta, 17, o prefeito médico Jarbas da Rosa (PDT), com apoio unânime do Comitê Técnico Municipal, assinou decreto que permite deixar de usar máscara ao ar livre e ambientes fechados, menos os da saúde. Passamos dois anos usando máscara. E foi preciso.

* Na coluna de quinta citei que a capela mortuária Paul Harris, na esquina do hospital, foi construída pelo Rotary faz três décadas. Na verdade são quase cinco décadas, pois a inauguração foi dia 22 de abril de 1976, como lembra Marcelo Schuck, atual presidente.

* Neste domingo, 20 de março, Mato Leitão e Passo do Sobrado completam 30 anos de emancipação. Em nome dos prefeitos Carlos Bohn (PSDB) e Edgar Thiesen (PP), os cumprimentos aos munícipes de Mato Leitão, ex-distrito de Venâncio e Passo do Sobrado, ex-distrito de Rio Pardo. Nesta edição circulam cadernos especiais mostrando a história, o presente e os projetos de futuro destas duas jovens cidades da região de cobertura da Folha.

* Vice-Presidente da República, general gaúcho Hamilton Mourão, troca o PRTB pelo Republicanos. Ele anunciou nesta semana que segue fiel à Bolsonaro e pretende disputar a vaga ao Senado no RS. Quem comemora é o vereador Benildo Soares, bombeiro aposentado, e liderança maior do Republicanos em Venâncio.

* O governador Eduardo Leite (PSDB) e o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, deputado estadual Edson Brum (MDB), comemoram o crescimento do PIB gaúcho em 2021. Enquanto o PIB nacional cresceu surpreendentes 4,6%, derrubando previsões pessimistas de ‘especialistas’, o Rio Grande do Sul disparou com crescimento de 10,4%, mais que o dobro do país. O crescimento gaúcho fora da curva foi alavancado pelo setor agropecuário, que cresceu 67,5%, com uma safra recorde de grãos. A indústria cresceu 9,7% e serviços 4,1%.

Do Twitter

* Gazeta do Povo: Correios têm lucro recorde de R$ 3,7 bilhões em 2021, maior valor dos últimos 22 anos
* Correio Braziliense: Se o eleitor de Ciro migrar para Lula, petista venceria no primeiro turno
UOL: Ciro Nogueira acredita que Bolsonaro possa vencer eleição em 1º turno
* O Globo: Eduardo Leite recebe apoio de aliados para a candidatura a presidente em evento do PSD no RS
* CNN: Aliados de João Doria assinaram um apelo para que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, não saia do partido. Leite foi procurado pelo PSD, de Gilberto Kassab
* Folha S. Paulo: Eleições 2022: Justiça Eleitoral arquiva inquérito contra Alckmin por caixa 2
* Luciano Hang: Deus me livre. Os gaúchos não merecem. PT, PCdoB e PV trabalham para lançar Manuela D’Ávila ao Senado

 



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido