Airton, Giovane e Celso na estrada

Os ex-prefeitos Airton Artus (PDT-2009-2016) e Giovane Wickert (PSB-2017-2020) e o ex-vice-prefeito Celso Krämer (PTB-2017-2020) já anunciaram suas pré-candidaturas a deputado estadual em 2022 e estão na ‘estrada’.
Todos já concorreram antes. Giovane em 2014, quando era vice-prefeito de Airton, pelo PT. Fez 22.260 votos (13.913 em Venâncio). Artus concorreu em 2018, depois dos seus dois mandatos de prefeito e fez 24.408 votos (13.308 em Venâncio). Krämer concorreu três vezes. Em 2010 fez 13.928 votos (9.167 em Venâncio), em 2014 fez 11.968 votos (9.224 em Venâncio) e em 2018 fez 15.232 (5.363 em Venâncio).
Airton atuou na coordenação da bancada do PDT na Assembleia e hoje se dedica a sua clínica médica, a São Vicente, e aos contatos políticos.
Giovane, depois de não se reeleger prefeito em 2020, assumiu como Secretário Adjunto de Obras e Habitação do Governo do Estado e viaja por todo Rio Grande, tratando de obras. Celso não se reelegeu, deixou o PTB e vai para o Podemos concorrer pela quarta vez.
Quem sabe repetimos os anos 80, quando Venâncio elegeu o vereador e vice-prefeito Gleno Scherer (PMDB) e o vereador e então diretor de Corsan, Luiz Fernando Staub (PDS). Tivemos mais Selvino Heck, que é de Venâncio, mas se elegeu pelo PT como candidato na periferia em Porto Alegre, onde atuava em trabalho pastoral da igreja católica.
Vejo boas perspectivas, especialmente para Airton e Giovane.

Notinhas

* Hoje é feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Que ela olhe por todos nós para que este país tome jeito, que tenhamos governantes honestos, competentes e polidos.
* Preço do botijão de gás passou dos R$ 100 e impacta a vida das pessoas. E está sendo usado como ‘bandeira’ política pela oposição contra o governo. Dei uma pesquisada: na Alemanha o gás subiu 119%, na França 149% e no Reino Unido 300%. Não é só aqui.
* Petistas gaúchos se reuniram com Lula em Brasília e saíram com a missão de desgastar o governador Eduardo Leite, que disputa a indicação do PSDB para concorrer a Presidente. A ordem de Lula, que está ‘entocado’, é comparar os governos. Vão passar vergonha.
* No twitter Eduardo Leite respondeu: Obrigado Lula por estar preocupado comigo. Você tem razão nesse ponto. Estamos crescendo porque vamos unir o Brasil. Pacificaremos o país que dividiram ao insistirem nessa visão de mais destruir do que construir.
* Congresso deve concluir nesta semana votação de mudanças na Lei de Improbidade Administrativa, aliviando punição à políticos corruptos. Passa ser exigido o dolo (admissão da intenção de causar prejuízos aos cofres públicos). Se disser o já famoso ‘eu não sabia’ de Lula, não pode mais ser condenado. Mais uma ‘bofetada’ na cara dos brasileiros.

Do Twitter

* Folha S. Paulo: Relator da CPI da Covid, Renan Calheiros deve propor pena de dois anos de prisão para quem divulgar fake news
* Gazeta do Povo: Presidente confirma que o Brasil não irá comprar doses da Coronavac em 2022
* O Globo: STF decide que governo não é obrigado a nomear mais votado de lista tríplice para reitor
* UOL: ‘Já temos 11 crimes de Bolsonaro e vários agravantes’, diz Renan sobre relatório final da CPI
* Marcel van Hattem: Condenado no Mensalão e no Petrolão por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro, e solto definitivamente desde novembro de 2019, sem ter cumprido todas as penas a que foi condenado, o petista José Dirceu agora articula a candidatura do ex-presidiário Lula. É um tapa na cara da população que isso esteja acontecendo, que notórios corruptos estejam soltos ou que tenham suas condenações anuladas pelo STF. O sinal transmitido à sociedade brasileira é o de que roubar dinheiro público compensa – principalmente se você for do PT. Absurdo!

 



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido