Uma missão oficial do governo do estado do Rio Grande do Sul está nos Estados Unidos desde domingo, onde cumpre agenda de quatro dias, que encerra hoje. Quatro dias de encontros de lideranças públicas e privadas, falando de negócios, de investimentos, de oportunidades, na Brazilian Week, onde foram debatidos temas nacionais com a presença de governadores, deputados, secretários e empresários e investidores. E na terça, 13, foi realizado o RS Day, quando o Rio Grande do Sul teve oportunidade de apresentar suas potencialidades e oportunidades ao mundo dos negócios e investimentos.
A comitiva gaúcha, liderada pelo governador Eduardo Leite (PSD) tem a presença do Airton Artus (PDT), ex-prefeito de Venâncio. “Foi uma excelente oportunidade para mostrar que o nosso Estado está preparado para receber investimentos e inovar na gestão pública. Eventos como esse aproximam o poder público de soluções e parcerias que podem gerar desenvolvimento real para a nossa população”, destaca Artus.
Hoje tem Gente & Negócios
Folha e Terra FM iniciam hoje o ciclo 2025 do painel Gente & Negócios, que desde 2021 debate, mensalmente, de maio à outubro, grandes temas que são de interesse coletivo pelo desenvolvimento de Venâncio e da região.
O painel de hoje começa às 11h na AABB e vai até 13h, mediado pela jornalista Leticia Wacholz, editora da Folha, com a presença dos prefeitos dos três maiores municípios da região dos Vales; Jarbas da Rosa (PDT) de Venâncio, Sergio Moraes (PL) de Santa Cruz do Sul e Glaucia Schumacher (PP) de Lajeado. Os três terão a companhia do promotor regional urbano-ambiental Sergio Diefenbach.
A temática do painel é: Presente e futuro dos Vales: desafios e perspectivas dos novos governos municipais. A proposta é de um debate regional sobre o que está sendo proposto por prefeitos e que está sendo potencializado pelo projeto Gestores dos Vales, que a Folha e Terra FM lançaram em revista no dia 2 de maio, na Fenachim, na reunião dos prefeitos da Amvarp e da Amvat: um movimento por ações coletivas das duas regiões, somando força política e econômica para fortalecer a capacidade de acessar mais recursos federais e estaduais para o desenvolvimento da região dos Vales Rio Pardo e Taquari, com a criação da região metropolitana dos vales, a exemplo do que já existe na serra gaúcha.
Revista Gestores dos Vales
A revista Gestores dos Vales, que mostra um perfil dos 40 municípios da Amvarp e Amvat, destacando os grandes projetos dos novos governos que estão assumindo, foi lançada na Fenachim e está sendo entregue nas 40 prefeituras.
Hoje os prefeitos de Santa Cruz, Venâncio e Lajeado participam do painel Gente & Negócios as 11h, na AABB, ao vivo pela Terra FM e Terra Play, falando em desenvolvimento regional.
Lixo
Vereador de oposição Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), revelou na tribuna da Câmara, na segunda, 12, que a Patram, a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, de Rio Pardo, fiscalizou a usina de triagem de lixo de Venâncio e fez apontamentos ao governo municipal. Desde que foi encerrado o contrato do município com a Cooperativa Regional de Catadores dos Vales (Cootralto) em fevereiro de 2024, por não cumprir cláusulas contratuais, a usina não tem mais triagem e virou um ‘entreposto’ de lixo. Os caminhões recolhem na cidade, depositam na usina de onde é feito o transbordo para o aterro sanitário de Minas do Leão. O prefeito Jarbas da Rosa trabalha numa solução, mas começa a ser cobrado pela demora em agir. As questões ambientais são burocráticas.
Ditadores
Presidente Lula não esconde sua preferência por ditadores. Ele, que era amigo de Fidel Castro e Hugo Chavez, como é de Nicolás Maduro, se sentiu ‘em casa’ na Rússia e na China, tratando de negócios, com dois mercados gigantes, mas onde não existe democracia política. Vladimir Putin é presidente desde 2012, mas manda desde 1999, quando assumiu com Primeiro Ministro. Xi Jinping é presidente desde 2012, escolhido pelo Partido Comunista Chinês. Lula está afastando o Brasil das democracias e aproximando o país das ditaduras. Não se pode vislumbrar coisa boa ai, no campo da liberdade.
Do X
- Veja: Petrobras tem lucro de R$ 35 bilhões no 1º trimestre, alta de 48,6%
- O Globo: Sem desfazer pontes com o STF, Hugo Motta amplia recados à Corte para agradar a oposição
- Folha S. Paulo: Tarcísio diz nos Estados Unidos que não existe direita sem Bolsonaro
- Jovem Pan: Durante a cúpula entre a Celac e o governo chinês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância da integração latino-americana e defendeu uma aliança estratégica com a China. Segundo ele, o progresso da região depende da união entre os países e de parcerias internacionais que promovam um desenvolvimento conjunto
- CNN: China promete quase US$ 10 bi em linhas de crédito para países da América Latina
- Revista Oeste: Governo Trump vê corrupção, crime e câmbio como entraves ao Brasil