Agora no dia 30 de agosto, o deputado estadual Valdeci de Oliveira, de Santa Maria, assumiu a presidência do PT no RS. Posse que virou ato político. E pode ter reflexos na política em Venâncio. Juliana Brizola (PDT), Beto Albuquerque (PSB) e Manuela D’Ávila (sem partido) participaram da posse de Valdeci. E uma foto com Edegar Pretto, pré-candidato a governador pelo PT, ao lado de Juliana Brizola, tendo à frente Manuela e Paulo Pimenta, sugere uma chapa para governo e senado em 2026 com, PT, PDT e PSB. E uma chapa forte. A imagem repercutiu, e dentro da bancada do PDT na Assembleia não foi bem recebida.
O deputado Airton Artus me disse que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que foi ministro da Previdência de Lula, que caiu com o escândalo dos descontos bilionários dos aposentados do INSS, deve vir à Porto Alegre. Lupi é aliado de Lula. Juliana também parece ser. Assim como os federais Afonso Motta e Pompeo de Matos. Mas a bancada estadual do PDT, que tem Eduardo Loureiro e Gilmar Sossela, secretários no governo, Gerson Burmann e Luiz Marenco eleitos, mais os suplentes Airton Artus e Tiago Cadó que estão no parlamento, não quer concorrer coligada com o PT.
Artus me disse que no seu ‘santinho’ de campanha para 2026 não vai ter PT. Sinto que ele, mesmo sendo brizolista de carteirinha, como já era seu pai, João, pode até deixar o PDT se a direção nacional decidir por coligação com Lula nos estados. Soube que Artus já tem três convites para se filiar em outros partidos. Ele não confirma nada, mas não é difícil imaginar que o PSD, agora partido do governador Eduardo Leite, e o MDB, do vice-governador Gabriel Souza, tenham convidado. Mesmo suplente, mas que assumiu desde o primeiro dia de legislatura, Artus conquistou espaço importante na Assembleia e no governo, pelo seu conhecimento político/administrativo que tem e pela sua postura propositiva e moderada, focando em soluções.
Vai ser uma decisão difícil, de quem foi pedetista durante a vida toda, deixar o partido para não estar vinculado com o PT e Lula. E se acontecer, deve provocar um efeito cascata em Venâncio, onde o PDT foi eleito em quatro dos últimos cinco governos e tem o mesmo posicionamento de Artus.

Notinhas

  • Corsan/Aegea entregou na sexta, 5, a nova ETA em Santa Cruz. Com investimento de R$ 52 milhões a capacidade de produção de água dobrou, passando de 400 litros por segundo para 800 litros por segundo, para atender os 138 mil moradores da cidade. O prefeito Sergio Moraes (PL) comemorou este avanço que garante abastecimento de água por 40 anos, na presença da presidente da Corsan/Eegea, Samanta Takimi.
  • Na política nacional segue o debate sobre quem vai enfrentar Lula nas urnas em 2026. Bolsonaro está inelegível e no banco dos réus do STF, e deve ser condenado nesta semana. A grande mídia noticia que o Centrão já decidiu que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), será o candidato com apoio do Republicanos, PP, União Brasil e PL.

Do X

  • Folha S. Paulo: Governo teme que aliança do centrão para 2026 trave agenda
  • Gazeta do Povo: Valdemar reforça aposta do PL em Bolsonaro: “Não temos plano B”
  • O Globo: No 7 de Setembro, direita pede anistia eleitoral a Bolsonaro, enquanto esquerda defende soberania nacional
  • Veja: Procurado por Gleisi, Motta reforça compromisso com reforma do IR
  • Exame: Gleisi Hoffmann reúne ministros para discutir estratégias contra projeto de anistia
  • CNN: Lula cobra discurso e ação anti-anistia no Congresso
  • Jovem Pan: Carlos Lupi será ouvido na CPMI do INSS
  • Poder 360: Prejuízo dos Correios no 1º semestre de 2025 supera 2024 inteiro. Estatal acumula rombo de R$ 4,4 bilhões nos 6 primeiros meses do ano