o domingo, 16, o ex-prefeito por três mandatos, Almedo Dettenborn, completou 83 anos. No sábado à noite ele participou da feijoada do CTG Erva Mate, que reuniu 400 pessoas no galpão Morada Velha, no Parque do Chimarrão, promovida pela equipe de cavalgadas, que angaria recursos para a cavalgada de busca da chama crioula da Semana Farroupilha, em Cristal, no sul do estado. Almedo foi homenageado por Elton Manganelli, o Jacaré, em nome de tradicionalistas que agradeceram o apoio do ex-prefeito ao movimento, em especial por ter criado o Parque Municipal do Chimarrão, que abriga o Erva Mate e outras entidades e sedia a Fenachim, criada por Almedo em 1986.

Jacaré e Biguelini com Almedo no sábado. (Foto: Sergio Klafke)

No sábado à tarde o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) divulgou visita que fez à Almedo pelo aniversário. Giovane tem feito esta visita todos os anos, desde que passou a contar com apoio de Almedo, na eleição municipal de 2016, quando se elegeu prefeito. Por divulgar as visitas, depois do acidente sofrido por Almedo em janeiro de 2017, que o deixou em cadeira de rodas, Wickert tem sido criticado por adversários de tirar proveito político da situação. Um desses é o também ex-prefeito Airton Artus (PDT), hoje deputado estadual. Depois de Giovane postar a visita à Almedo, Artus postou uma foto de quando era vice de Almedo (2005 – 2008), com esta frase: “No aniversário do Almedo a lembrança de quando ele me passou o cargo. Como vice, ou em campos apostos, nossa relação foi muito acima de oportunismo midiático. Orgulho de participar da transformação de Venâncio. Força Almedão”, escreveu Artus, em claro tom de resposta à Giovane.

Giovane se movimenta por 2024

Giovane, subsecretário estadual de Infraestrutura e Patrimônio Público da secretaria estadual de Obras Públicas, está ‘acelerando’ o passo para uma nova candidatura a prefeito em 2024. Nos finais de semana Wickert mostra visitas e contatos que tem feito. Neste último além de visitar Almedo, visitou também o ex-vereador João Moacir Laufer Ferreira, que foi assessor do seu governo. Na sexta, 14, Wickert foi palestrante no Centro de Eventos da Igreja Batista da Paz, dirigida pelo pastor Edmilson Bonifácio, onde falou sobre o tema ‘O cristão e a política’.
Giovane também esteve em Pantano Grande, com a professora Alice Theis, que foi sua Secretária da Educação. Lá conheceram o projeto educacional que Wickert elogiou. “Bons exemplos que podem ser aplicados em Venâncio Aires. Em Pantano todas as crianças ganham um cromebook que podem inclusive levar para casa, cada professor ganha um notebook de qualidade, cada aluno ganha um uniforme, com camisa, camiseta, casaco, jaqueta, bermuda, calça, meia, tênis, estojo, mochila e kit escolar”, descreveu Wickert, arrematando assim: “É olhando pra frente que se pode fazer o novo de novo.”

Do Twitter

Revista Oeste: Alta da gasolina atinge 12% desde que Lula assumiu governo

Estadão: Lula defende fim do programa das escolas cívico-militares: ‘Não é obrigação do MEC’.

GZH: Deputados e prefeitos querem que governo estadual absorva escolas cívico-militares federais no RS

Gazeta do Povo: Barradas por Lula, escolas cívico-militares são raro caso de sucesso na educação nacional

O Globo: Na contramão de Lula, doze governadores anunciam continuidade de escolas cívico-militares.

Folha S. Paulo: Barroso assumirá órgão que endureceu punição a juízes por manifestações políticas

Luiz Carlos Heinze: O ministro Barroso, que já chamou um cidadão de mané, agora foi a público fazer uma confissão sobre a visível politização do judiciário. A frase “nós derrotamos o bolsonarismo” é a pérola do dia. Até quando o Senado manterá arquivado meus pedidos de impeachment desse ministro?