Os três painelistas receberam dos diretores da Folha e Terra material promocional que remete ao olhar macrorregional. (Foto Lilian Henckes)

Nesta semana Folha e Terra realizaram o quarto painel Gente & Negócios de 2025, em reunião-almoço na AABB, na quinta, 28. O tema foi Pesquisa e desenvolvimento: O Papel das universidades além da formação profissional. E foram convidados como painelistas os reitores Rafael Henn, da Unisc de Santa Cruz, e Evania Schneider, da Univates de Lajeado, as duas universidades comunitárias da região dos Vales Rio Pardo e Taquari. Com eles o prefeito Jarbas da Rosa (PDT). Durante duas horas a mediadora Leticia Wacholz conversou com o trio sobre como as universidades atuam fora das salas de aula, em projetos com municípios, entidades e empresas na região, com a interação do prefeito Jarbas da Rosa relatando parcerias que o Município tem com as duas universidades e a importância de ampliar ações. Uma delas é o Centro Vocacional Tecnológico da Proteína Animal, projeto que está emperrado e que o prefeito quer tirar do papel em 2026, numa parceria público privada, com a participação das universidades e empresas. E o reitor da Unisc, Rafael Henn, ‘convocou’ a reitora da Univates, Evania Schneider para participação conjunta no projeto.
Foi mais um evento que a Folha e Terra realizam com o olhar macrorregional. No primeiro painel do ano, participaram os prefeitos Jarbas da Rosa (PDT) de Venâncio, Sergio Moraes (PL) de Santa Cruz e Glaucia Schumacher (PP) de Lajeado, quando se provocou esse debate de um olhar macrorregional, pensando soluções conjuntas entre prefeitos da Amvarp e da Amvat. E vários prefeitos defendem isso e inclusive existe a ideia de avançar na criação de uma futura região metropolitana dos Vales, como existe em Porto Alegre e Caxias, que fortalecem o peso político e avançam no acesso a recursos.
Desta vez o painel propôs esse olhar a partir das duas universidades comunitárias da região dos Vales, que já tem ações parceiras, mas que saíram do painel de quinta com ideias de avançar mais, criar novas formas de atuação cada vez mais extensiva na região.
Foram dois painéis com foco macrorregional. E como Venâncio participa da Amvarp e Amvat, tem muitos alunos na Unisc e na Univates, a Capital do Chimarrão propõe essa nova forma de ver e pensar, como já fazem a Folha e a Terra FM, como faz o prefeito Jarbas, como pensam mais lideranças. É um processo de construção que avança para num futuro não muito distante desenvolver ainda mais a macro região dos Vales Taquari e Rio Pardo. É esse o propósito do painel de maio, do painel de quinta e de outras ações do nosso grupo de comunicação, como foi a revista Gestores dos Vales, que lançamos em maio, mostrando todas as novas administrações municipais que assumiram em janeiro nos municípios dos Vales do Rio Pardo e Taquari.

Eleição presidencial polarizada em 2026

Os institutos de pesquisa fazem levantamentos regularmente projetando a intenção de voto dos brasileiros para a eleição de 2026, quando serão eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. E,claro o foco principal é a escolha do presidente da República. Lula termina seu terceiro mandato e é candidato natural à reeleição.
A Paraná Pesquisas, a que mais próximo chega dos resultados das urnas, e portanto é a mais confiável das pesquisas, divulgou na segunda, 25, uma nova rodada nacional. O presidente Lula, com baixa avaliação de governo, empata com nomes da direita. Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente que o TSE tornou inelegível, tem 35,2% das intenções de voto, contra 34,9% do presidente Lula, num primeiro turno. Os dois somam 70% das intenções de voto, numa clara polarização. Ciro Gomes (PDT) 9,7%, Ratinho Jr (PSD) 6,2%, Ronaldo Caiado (UB) 3,1% e Renan Filho (MDB) 0,7% são os demais nomes colocados no levantamento.
Em simulação sem Bolsonaro, Lula teria 35,1% contra 28,9% de Michele Bolsonaro. Ciro 9,4%, Ratinho 8,8%, Caiado 4,6% e Renan 1,2%. Uma terceira simulação é contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Lula tem 35,1% contra 24,5% de Tarcísio. Ciro aparece com 9,9%, Ratinho 8,8%, Caiado 4,6% e Renan 1,2%.
Na simulação de segundo turno, a pesquisa mostra Bolsonaro 44,4% x 41,5% Lula. Outra simulação mostra Michele Bolsonaro 43,4% x 42,3% de Lula. E na simulação com Tarcísio, ele e Lula empatam com 41,9% das intenções de voto. Uma eleição literalmente empatada.
Bolsonaro, colocado em prisão domiciliar pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, sem condenação, está mais para ser preso em definitivo do que ser liberado para concorrer. Diante disso, a opção por Michele Bolsonaro, seria colocar a esposa do candidato impedido, concorrendo no lugar dele. O nome que se fortalece e tem mais apoio do centrão, é Tarcísio de Freitas, com a experiência de governar São Paulo, estado que é 40% da economia do país. E nesta semana surgiu a especulação de que está sendo costurada uma chapa de Tarcísio com Ciro Gomes de vice, que uniria o Brasil do Sudeste, Centro Oeste e Sul, fechado com Tarcísio, com o Nordeste de Ciro. Uma chapa de políticos técnicos em gestão. Mas vai ser preciso controlar os descontroles de Ciro. Outras possibilidades também seguem sendo discutidas. E o governador gaúcho Eduardo Leite (PSD) está neste contexto também

Frente arquivada estava ativa

No início de agosto foram arquivadas várias Frentes Parlamentares na Câmara de Vereadores por não terem registrado atividade durante 180 dias, como exige o Regimento Interno. Sete que não tiveram atividades foram arquivadas. Dias depois o diretor legislativo, Eduardo Stertz, informou o arquivamento da Frente de Enfrentamento e Prevenção de Cheias, proposta e presidida pela vereadora Sandra Silberschlag (PP) por ter registrado só uma atividade dia 17 de fevereiro.
A vereadora contesta o arquivamento, pois diz que a Frente teve atividades em março, abril e junho. “Desde a instalação, no início de 2025, busquei por meio da Frente Parlamentar de Enfrentamento e Prevenção de Cheias, desenvolver ações de fiscalização, articulação e acompanhamento junto ao Poder Público e à comunidade, com foco na prevenção e no enfrentamento das cheias em Venâncio Aires”, diz a vereadora.
Sandra destaca que independente da existência formal da Frente, tem a prerrogativa como vereadora de seguir realizando atividades de fiscalização do Poder Público e de escuta da comunidade. “Esse assunto não será esquecido: seguirei acompanhando de perto as ações de enfrentamento e prevenção das cheias, dando voz às famílias atingidas e cobrando providências para que Venâncio Aires esteja mais preparada para enfrentar essas situações”, afirma a vereadora.
A vereadora diz que quando a Frente completou seis meses buscou informações na assessoria de Comissões onde lhe teria sido confirmado que estava tudo certo. Dias depois a Frente foi arquivada. Conversei ontem com o diretor legislativo, Eduardo Stertz e ele disse que a responsabilidade dos registros de atas é da Frente Parlamentar e que nas atividades citadas pela vereadora nenhuma ata foi entregue. Perguntei se comprovadas as atividades a Frente poderia ser desarquivada. Stertz respondeu que se houver registros, o caso será levado ao jurídico e a mesa diretiva para análise.

Selvino em livro de poesias

Na próxima terça, dia 2, será lançado no Clube de Cultura, em Porto Alegre, o livro de poesias Em Mãos IV. Os autores são César Pereira, Dilan Camargo, Jorge Rein, José Eduardo Degrazia, o organizador da obra, Selvino Heck e Tarço Genro. O Em Mãos teve sua primeira edição em 1976, já com poesias de Selvino Heck, venâncio-airense que foi deputado estadual, dirigente do PT no RS e atuou nos três governos de Lula e Dilma. Hoje aposentado, se divide entre Porto Alegre e Santa Emília, sua terra natal, mas segue com atividades. Na quinta participou de Congresso do Grupo Hospitalar Conceição na Fiergs e de ato com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na capital.

Do X

  • Folha S. Paulo: Bolsonaro pode ficar até sete anos em regime fechado
  • O Globo: Filhos de Bolsonaro agem para frear ‹voo presidencial antecipado› de Tarcísio diante da hesitação de ex-presidente
  • Veja: Lula autoriza adoção da lei de reciprocidade contra tarifaço dos EUA
  • Gazeta do Povo: Aprovação de Lula cai e reprovação passa de 50%, aponta pesquisa Atlas/Intel
  • Exame: Haddad, Eduardo, Alckmin e Derrite lideram cenários para Senado em SP, diz Paraná Pesquisas
  • CNN: Mendonça é sorteado para relatar investigações sobre fraudes no INSS
  • Poder 360: Governo faz acordo para evitar convocação de irmão de Lula em CPI
  • Correio Brasiliense: Lula assina recondução de Gonet a novo mandato à frente da PGR
  • Oeste: Depois de denúncia de Sanderson, TCU apura venda de minas de níquel para estatal chinesa