André Kaufmann volta em 2028

Nesta semana o vereador André Kaufmann esteve aqui na Folha para tratar de uma publicação com prestação de atividades do ano, como tem feito ao longo do seu mandato. André não concorreu à reeleição, mas disse que estará de volta em 2028.
André, como vereador suplente do PTB em 2016, foi secretário da Agricultura no governo Giovane Wickert (PSB)/Celso Krämer (PTB), entre 2017-2020, se elegeu vereador em 2020, pelo PTB, partido que elegeu a maior bancada naquela eleição, com cinco dos 15 vereadores. Com a ‘implosão’ do PTB no país, André se filiou ao PSDB, em abril deste ano, numa estratégia política para fortalecer a candidatura à prefeito de Giovane Wickert. André não se candidatou à reeleição atendendo sugestão da empresa em que trabalha, mas me disse que em 2028 vai ser candidato e volta em outra linha, pois teve uma conversa recente com Giovane onde lhe disse que continuam amigos mas que a relação política termina aqui.
André é bem articulado, fez um bom trabalho como secretário e como vereador e conhece bem o município, especialmente o interior. Ele se coloca com um nome forte para concorrer em chapa majoritária. Me disse que mantém a boa relação com a família Morares, desde o PTB. Ele vai deixar o PSDB e, possivelmente, se filiar ao PL, conforme já conversou com o deputado Marcelo Moraes. Se isso acontecer, o PL tem mais um nome para 2028. Em 2024 o partido colocou o ex-vereador Alexandre Wickert como candidato à vice com Maciel Marasca (PP) na chapa de direita na eleição municipal, que fez 15,3 mil votos, contra 20,8 mil do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) que se reelegeu e 4,9 mil de Giovane Wickert (PSB). Marasca indica que vai concorrer a prefeito novamente em 2028 e novos nomes surgem no PL. O vereador reeleito pelo partido, Ezequiel Stahl, que também foi do PTB e possivelmente André Kaufmann.

André mantém boa relação com o deputado Marcelo Moraes, desde os tempos de PTB, e pode se filiar ao PL

Brasília
André integrou a comitiva de nove vereadores que esteve em Brasília no final de novembro, buscando emendas parlamentares. Nos contatos com deputados, assessores e lideranças políticas que transitam na capital federal, ele confidenciou algumas informações sobre o futuro político que ouviu por lá. Disse que se encaminha uma nova federação que unirá PSDB e Cidadania, que já tem uma federação, com a inclusão do PDT e PSB, formando uma federação de centro/esquerda mais representativa. Se isso acontecer o PDT, de Airton Artus, Jarbas da Rosa e Tiago Quintana, e PSB, de Giovane Wickert, Eligio Weschegfelder e Sandra Wagner, estarão juntos nas próximas eleições em Venâncio.
André contou também que nos corredores de Brasília corre a informação de que o centrão tende a se aliar a Lula, se o presidente tiver em condições de saúde para concorrer à reeleição em 2026.
Mas ouvi o ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmar, nesta semana, que o grande vencedor das eleições municipais foi o centrão e que é preciso criar um programa de centro para o país, envolvendo MDB, PSD, PP, União Brasil e outros partidos. “Os partidos de centro precisam se reunir e criar um programa chamado de centro para o país”. Um movimento para isolar o ‘centrão’ da esquerda e da direita? Um bom caminho para sairmos dessa polarização política de esquerda x direita que é danosa para o país. Mas quem seria o nome para disputar com os populistas Lula e Bolsonaro? Romeu Zema? Ronaldo Caiado? Tarcísio Freitas? Eduardo Leite?
Ter nome competitivo sempre foi um problema para o centrão. Ou Temer, neste movimento, estaria tentando se cacifar para ele ser vice de Lula? Saberemos logo adiante.

Caciva apresenta a sua nova diretoria

Em noite festiva de final de ano a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) apresentou a sua nova diretoria para os próximos dois anos, na noite de quarta, 11, no Quiosque Venax. Roberta Fischer, atual presidente, apresentou Amanda Kappel, advogada e empresária da Kappel Imóveis, como nova presidente, eleita recentemente. Amanda é diretora de Eventos na atual diretoria e agora assume o comando da entidade que tem 450 empresas associadas. Com Amanda está um grupo de empresários, a maioria na casa dos 40 anos, que já participam da Caciva e se realinham na nova diretoria. E Amanda tem objetivos definidos, como concluir o auditório da nova sede da Caciva, se aproximar de outras entidades de classe, como Federasul, da qual Amanda foi escolhida como diretora no Vale do Rio Pardo, e Fiegrs, onde Vilmar Oliveira é representante regional.
A nova presidente também quer formar um grupo de jovens empresários para desenvolver novas lideranças. E é este o ponto que vejo como fundamental. A Caciva tem 25 anos e uma geração fundadora, dos quais alguns ainda estão atuantes como Adilor Adams e Walter Bergamaschi, os dois primeiros presidentes da antiga Associação Comercial e Industrial de Venâncio Aires (Aciva), fundada nos anos 80 e que em 2000 se uniu ao Clube de Diretores Lojistas (CDL) criando a Caciva. E tem no comando hoje uma segunda geração. Vários são filhos de empresários que dirigiram Aciva, CDL e Caciva. Pensar em formar uma terceira geração de lideranças, como Amanda planeja, é pensar no futuro da Caciva e da nossa cidade.

Com o amigo Valmir Dal Prá fizemos um brinde a três nomes históricos da Aciva e Caciva, Adilor Adams, Walter Bergamaschi e Vilmar de Oliveira

Primeira máquina da GRA

Rene com Fagner Schwengber, do comercial da GRA, Luís e Júnior Assmann, na entrega da nova escavadeira para a ALM nesta semana

Nesta semana Rene Heck, dono da GRA Máquinas, representante da linha de máquinas pesadas XCMG para o RS, chamou para um café os empresários Luís Paulo Assmann e o filho Junior, da ALM Engenharia. A empresa tinha uma escavadeira hidráulica na oficina da GRA e estava comprando uma escavadeira nova para trabalhar nas obras da construtora. Rene aproveitou a oportunidade para marcar história. Contou que a compra da escavadeira hidráulica pela ALM em 2013, a que estava agora na oficina, foi o primeiro negócio seu e que deu início à GRA Máquinas, empresa que hoje tem 2,5 mil máquinas vendidas e 100 funcionários trabalhando. Rene vai ficar com a escavadeira usada da ALM e vendeu uma nova por valor reduzido. A primeira escavadeira vendida pela GRA para a ALM vai ser recuperada e colocada em pedestal na belíssima sede construída pela GRA na RSC-287, no entroncamento com a RSC-453. Visão empresarial. Por falar nisso, a ALM trabalha em um novo e grandioso projeto empresarial/industrial que vem aí.

Airton Artus na Praça hoje

E neste sábado, 14, o deputado estadual Airton Artus (PDT) estará com sua equipe na Travessa São Sebastião, às 10h, com o Gabinete na Rua, para receber eleitores, fazer prestação de contas de suas atividades, receber demandas, trocar ideias. Ao meio dia Artus reúne a imprensa em almoço para prestação de contas de suas atividades.
Artus é primeiro suplente da bancada do PDT e assumiu já na posse dos deputados a cadeira de Gilmar Sossela, que foi para secretaria no governo do estado. Nestes dois anos de atuação, mesmo como suplente, Artus conquistou espaço nos fóruns de decisões da Assembleia e tem como principal projeto aprovado, o Pró-Hospitais, através do qual empresas podem repassar diretamente aos hospitais até 5% do ICMS devido.

Notas

  • Hoje tem almoço de Natal da ‘firma’, encontro que vivo faz 50 anos. Somos 65 profissionais da Folha e Terra FM, que fizeram um ano de grandes coberturas e intensa integração com muito segmentos da nossa comunidade. Hora de comemorar. A Terra FM completou 37 anos agora na quinta, dia 12. A Folha fez 52 anos no dia 6 de outubro.
  • Faleceu nesta semana, aos 77 anos, o professor Sildo Butzke, muito conhecido no meio escolar. Ele também foi árbitro de Assoeva por muitos anos no municipal de futebol, numa geração que tinha nomes lembrados até hoje, como Canela, Wilson Puthin, Nenê do Amândio, Kécio, Armando Seidel, Guido Reckziegel, Cleo Hamester, Leogênio da Rosa e outros, que marcaram os anos 80 e 90 e protagonizaram muitas histórias e estórias. Quem jogou ou dirigiu clubes nestes tempos, conhece alguma pelo menos.

Do X

  • Jovem Pan: Segundo equipe médica, Lula está “neurologicamente perfeito”; o presidente deve ter alta até a próxima terça-feira
    Folha São Paulo: Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia; texto segue para o Senado
  • Poder 360: CCJ aprova proposta que institui o voto impresso nas eleições
  • Revista Oeste: Cármen Lúcia nega erros do TSE e ignora indicativos de fraude nas eleições municipais
  • O Globo: Pesquisa Genial/Quaest: Lula é favorito para 2026 e Haddad superaria Bolsonaro se o atual presidente não tentar reeleição
  • Exame: Governo Lula é bom ou ótimo para 32,4% e ruim ou péssimo para 43,5%, diz pesquisa Futura
  • Estadão: Camilo Santana, Ministro da Educação de Lula, tenta emplacar mulher em cargo vitalício no Tribunal de Contas do Ceará com salário de R$ 39,7 mil.
  • Veja: Juíza condena Caiado a 8 anos de inelegibilidade por abuso de poder político
  • Cleber Benvegnú: Tinha alguns “equilibrados” de direita que continuavam achando que a inibição de direitos ia ficar só em Bolsonaro


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido