Agora em 12 de julho, o Ministro do STF, Marco Aurélio Mello, completa 75 anos e alcança a aposentadoria compulsória. Nomeado em junho de 1990 pelo presidente Fernando Collor de Mello, Marco Aurélio terá substituto definido pelo atual presidente Jair Bolsonaro.
O próximo a deixar o STF é Ricardo Lewandowski, por aposentadoria compulsória, em março de 2023. Ele foi nomeado pelo presidente Lula, em 2006.
A composição dos 11 Ministros da mais alta corte da justiça brasileira, que tem gerado tanto descontentamento por suas decisões, tem Marco Aurélio Mello, nomeado por Fernando Collor de Melo; Gilmar Mendes, nomeado por Fernando Henrique Cardoso; Ricardo Lewandowski, Carmem Lúcia e Dias Toffoli, nomeados por Lula; Luiz Fux, Rosa Weber, Roberto Barroso e Edson Fachin, nomeados por Dilma; Alexandre de Moares, nomeado por Temer; Nunes Marques, nomeado por Jair Bolsonaro, que vai nomear um novo nome para o lugar de Marco Aurélio em julho.
Mais um clássico tricolor
E o Grêmio venceu mais um Gre-Nal. Em jogo onde o Inter dominou as ações e teve chances claras de fazer gol, acabou levando um gol no final, de Leo Chú, quando já tinha passado da meia noite, e era 4 de abril, dia do aniversário dos 112 anos do Inter.
O colorado ‘amarela’ no Gre-Nal como disse o capitão Rodrigo Dourado, em outras palavras, no final do jogo.
O Grêmio ganhou o clássico quando colocou em campo sua mais nova safra de atacantes, Ricardinho, Leo Chú e Leo Pereira. O tricolor terminou o jogo com nove pratas da casa.
Vendo as revelações em alto nível da base tricolor, parece que a base do Inter só tem dispensados na Arena, tal a diferença de qualidade que apresentam os de um e os de outro. Até por isso o colorado começa um novo projeto, com Miguel Ramirez, que evolve desde a base até o profissional. É preciso recuperar a identidade vencedora no Beira Rio.
Notinhas
* Começamos a semana com expectativas do Estado derrubar no STF a proibição de uma juíza de Porto Alegre de aulas presenciais para escolas infantis e dos 1º e 2º anos. E pela possibilidade de retroceder para uma bandeira vermelha na próxima semana, depois de cinco semanas de bandeira preta. E é preciso, pois começam a morrer muito mais CNPJ’s do que CPF’s.
* E algumas tipuanas ‘penduradas’ sobre o asfalto no Acesso Leopoldina, fruto da poda drástica para manter livre a rede elétrica da RGE, seguem lá. Estou alertando faz tempo; se não forem retiradas podem provocar uma tragédia, pois muita gente caminha por lá e o tráfego de veículos é constante.
Do Twitter
* GZH: Governo do RS recorre ao STF para liberar aulas presenciais
* CNN: Gilmar Mendes decidiu pelo fechamento de igrejas, se contrapondo à decisão do ministro Nunes Marques, que neste fim de semana autorizou o funcionamento de lugares religiosos em todo país.
Crusoé: STF deve decidir sobre liberação ou não de cultos e missas na quarta-feira
Folha S. Paulo: Moro não assinou manifesto pela democracia para não contrariar empresa em que trabalha
* Rosane Oliveira: Presidente da Assembleia, Gabriel Souza, diz que Alceu Moreira tem a preferência para ser candidato ao governo do RS pelo MDB