Antigamente se dizia que por onde passa o asfalto chega o desenvolvimento. A máxima continua valendo. O primeiro asfalto para o interior em Venâncio, saiu em 1990, quando foi asfaltada a estrada da cidade via Grão Pará, Travessa até Vila Palanque, a VRS 816, no tempo em que Gleno Scherer era deputado estadual e o governador era Pedro Simon, ambos do PMDB. Depois, vários prefeitos investiram em asfalto nas oito sedes distritais do interior. E Airton Artus, que assume como deputado dia 1º, quando prefeito (2009 – 2016), único que se reelegeu até hoje, criou o PAC dos Frigoríficos, para desenvolver o polo de proteína animal, levando asfalto até os grandes frigoríficos no interior. Saiu o asfalto para Vila Santa Emília, onde está o frigorifico Kroth, e projetados os asfaltos para Linha Sapé, até o frigorífico Sapé, Vila Mariante, até o frigorifico Boi Gaúcho, e Linha Picada Nova, até o frigorifico Bom Frango.
O asfalto para Sapé foi iniciado pelo prefeito Giovane Wickert (2017 – 2020) e está sendo concluído agora pelo prefeito Jarbas da Rosa (2021 – 2024), que projeta a conclusão da obra neste semestre. Jarbas também vai asfaltar o acesso ao frigorifico Boi Gaúcho e iniciou nesta semana o asfalto para Linha Hansel, ligando a cidade, via bairro Bela Vista, até a RSC-287. E tem o asfalto na ERS-244 ligando Venâncio à Vale Verde, que está sendo retomado pelo Estado, depois de 20 anos paralisado.
O asfalto para o interior e ligando regiões continua sendo alavanca de desenvolvimento.
Notinhas
- Prefeito Jarbas da Rosa anunciou ontem troca no primeiro escalão. Deizimara Souza, coordenadora da Central de Projetos, assumiu a secretaria do Planejamento e Urbanismo e vai acumular as duas funções. Gustavo Von Elden, titular da pasta foi deslocado como assessor na secretaria do Desenvolvimento Rural, onde é titular o vereador Gilberto dos Santos (MDB).
- Governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) participa do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, convidado como Young Global Leader (Jovem Líder Global).
- Circula em redes sociais um vídeo onde um homem com camiseta preta e estampa de Bolsonaro, quebrou um relógio histórico na invasão ao Planalto no dia 8. Era um presente de Dom João VI. Na imagem o relógio destruído marca 13h30min. A invasão aconteceu às 15h. Ou o relógio estava atrasado, ou tinha black blocks antes da invasão dentro do Planalto. Tem muita coisa mal contada deste domingo de selvageria e ataques às sedes dos três poderes em Brasília. E a grande mídia nos empurra narrativa ideológica, afinada com STF e governo.
Do Twitter
- O Globo: Ex-comandante da PMDF diz em depoimento que Exército recusou tentativas de desmontar acampamento e vetou prisões
- Exame: Alexandre de Moraes bloqueia redes de deputados, coleta DNA e confisca passaporte
- Folha S. Paulo: Métodos de Moraes ganham força após ataque golpista e ampliam debate sobre limites jurídicos
UOL: Janja diz que golpistas l* evaram conjunto de prata do Planalto: ‘Ladrões’ - CNN: Lula veta aula de programação e robótica na grade escolar
- Oeste: Lula proíbe ministros de entrarem no gabinete presidencial com celular
- Correio Brasiliense: Mailson da Nóbrega diz que o presidente frustrou as expectativas, e hoje se aproxima mais de uma nova versão do governo Dilma Rousseff do que de sua primeira gestão.
- Dora Kramer: Alguém precisa dizer isto à Globonews: quando a militância entra por uma porta, o jornalismo sai pela outra
- Cleber Benvegnu: E os juristas, onde estão os juristas brasileiros?