A Assoeva venceu o BGF em Bento Gonçalves no domingo por 5×4, em jogo movimentado na serra, que garantiu classificação do time de Venâncio para a final da Copa RS, contra a AFUCS de Seberi. No primeiro jogo em Venâncio deu empate em 1×1.
Com a vitória na serra, a Assoeva vai para outra final. O time dirigido por Guilherme Verfe já tinha vencido o Estadual garantindo vaga da Taça Brasil, que reúne os campeões estaduais. Se vencer a Copa RS, a Assoeva será representante gaúcho na Copa Brasil de Futsal.
Pena que os principais clubes gaúchos não estejam disputando as mesmas competições. Como Vianei Hammes é vice-presidente de Federação Gaúcha de Futsal, a Assoeva deixou a Liga Estadual, que venceu em 2017 contra o Atlântico, para jogar competições da Federação, que reúnem Assoeva, Bento e Asaf de Santa Cruz, mais outros clubes novatos. Mas, diz o ditado que o que vale é faixa no peito e taça no armário.
Na final da Liga Gaúcha, que passa no Sport TV, Atlântico de Erechim e Guarany empataram pelo placar de 3×3 no primeiro jogo em Espumoso. A decisão será em Erechim.
Notinhas
* Festa das Orquídeas no final de semana em Mato Leitão foi um sucesso, com público de 18 mil pessoas. Foi utilizado ginásio e salões da SEUBV para a exposição de orquídeas e restaurante, mais lonões no campo do Fluminense para instalar a exposição comercial e agroindustrial com mais de 100 expositores, a praça de alimentação e área de shows. Uma bela festa, comandada pelo prefeito Carlos Bohn (PSDB), a presidente da ACI Mato Leitão e da Festa, Lizete Sebastiany e uma grande equipe de voluntários de toda comunidade de Mato Leitão.
* Morreu no final de semana presidente da Associação dos Jornais do Interior do RS (Adjori-RS) e Adjori Brasil, Renato de Carvalho, aos 64 anos. Ele estava internado desde setembro no hospital São Vicente de Cruz Alta para tratar de uma infecção renal. Deficiente físico, Renatinho, como o chamávamos, era diretor do jornal Semanário de Tupanciretã e foi um batalhador pelo jornalismo do interior.
* O domingo foi de protestos pelo Brasil em defesa da Lava Jato e contra a corrupção. Em 82 cidades de 26 estados os protestos em verde-amarelo, de forma pacífica, também foram às ruas contra a impunidade decretada pelo STF ao extinguir a prisão após condenação em 2ª instância que soltou políticos ladrões e criminosos de todo tipo. E a grande imprensa ignorou.
* Em vídeo gravado no final de semana o ex-presidente Lula comemorou que a bancada do PT e outros partidos de esquerda conseguiram ‘melhorar’ na Comissão de Constituição de Justiça o pacote anti-crime proposto pelo Ministro Sergio Moro, tornando as penas mais brandas. Típica reação de quem tem 30 anos de cadeia por cumprir e mais ‘meia dúzia’ de processos por desvio de dinheiro público a responder.
* Pesquisa DataFolha mostra que um terço dos brasileiros avalia como péssimo e ruim o governo Bolsonaro, um terço avalia como regular e outro terço avalia como bom é ótimo. Minha leitura: ai tem um terço da esquerda, que é contra; um terço da direita, que é a favor; e um terço, o que decide as eleições, que avalia pela realidade e vê como regular.
* No encerramento do Brasileiro, o Inter venceu o Atlético MG por 2×1, de virada, no Beira Rio e terminou em 7º, com 57 pontos, classificado para a pré-Libertadores. O Grêmio perdeu para o Goiás por 3×2 em Goiânia e encerrou em 4º, com 65 pontos, garantido na Libertadores.
* O Flamengo foi campeão com 90 pontos. São 25 e mais que o Grêmio e 33 a mais que o Inter. Muita diferença.
* O Cruzeiro foi o ‘grande’ que caiu. Restam agora Flamengo, São Paulo e Santos que nunca caíram.
* A Chapecoense também caiu pela primeira vez desde que ascendeu à Série A.
Do Twitter
* Crusoé: Em busca de uma marca social, o governo prepara pacote de medidas que aprimora o Bolsa Família, tentando adaptar o programa às bases econômicas liberais do ministro da Economia, Paulo Guedes.
* Folha S. Paulo: Melhor crescer menos do que artificialmente, diz Guedes em referência ao PT.
* O Globo: Moro é o ministro mais bem avaliado do governo Bolsonaro.
Estadão: Juiz pode impor que condenados em 2ª instância não recorram em liberdade, diz Fux.
* Exame: Funcionalismo público no Brasil custa R$ 750 bilhões, 10,5% do PIB. Em 32 anos são123% mais de servidores públicos. De de 5,1 milhões passou para11,4 milhões.
* Veja: Alunos ricos no Brasil são piores em leitura que pobres de outros países.
* Lula: Não é possível que o Brasil seja o país com o maior rebanho de gado do mundo e o povo pobre não pode comprar carne. No meu tempo de governo o povo tinha orgulho de poder comprar picanha pro churrasco e hoje não consegue comprar meio quilo de carne moída.
* Sergio Morto: 9 de dezembro é o dia internacional de combate à corrupção. Avançamos muito nos últimos cinco anos, precisamos avançar muito mais, começando pelo restabelecimento, via Congresso, da execução da condenação em segunda instância. Imprescindível.