A reunião de segunda-feira, 21, da Câmara de Vereadores, teve seu rito normal com discussão e votação de projetos da ordem do dia, mas teve momentos lamentáveis quando os vereadores usaram a tribuna para suas manifestações.
Na mesma reunião em que o humilde vereador, operador de máquinas da capatazia de Vila Deodoro, Alberto Sausen (Podemos), teve aprovado projeto que institui o Dia Municipal de Luta Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, outros vereadores, advogados, protagonizaram momentos deprimentes. Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), crítico contumaz do governo, atacou vários vereadores governistas e fez ataques à vida pessoal do presidente do Legislativo, Eduardo Luft (PDT), que depois rebateu Muchila.
Cito os dois exemplos para mostrar que estudo nem sempre significa educação e comportamento ético. Enquanto o pouco letrado Alberto Sausen recebeu elogios de colegas pelo seu projeto, Eligio, que é advogado protagonizou, mais uma vez, momentos daqueles que mancham a imagem do legislativo e fazem pessoas terem nojo da política e de não participarem dela.

Tradicional visita à Almedo

Giovane e o filho Augusto, com Almedo, na casa do genro Airton Souza, onde Dari Dreissig também estava visitando o ex-prefeito.. (Foto: Divulgação)

Na semana que passou, no dia 16 de julho, o ex-prefeito, de três mandatos pelo PMDB, Almedo Dettenborn, completou 85 anos. E uma visita que se tornou tradicional é do também ex-prefeito, Giovane Wickert (PSB), hoje subsecretário de Obras Públicas do governo do Estado, e que comemora no mesmo dia o aniversário da sua esposa, Cristiane.
Giovane visitou Almedo com o filho Augusto e lá encontraram, Dari Dreissig, trabalhador, que idolatra Almedo como melhor prefeito de todos os tempos. “Contamos uns causos e comemos até uns bolinhos de chuva feito pelo Airton Souza”, me contou Dari.

Os 90 anos do hospital

Na terça, 22, o hospital São Sebastião Mártir comemorou 90 anos. Criado em 1935, por iniciativa do médico Reinaldo Schmaedecke, do cônego Albino Juchem, o hospital foi administrado pelas Irmãs da Divina Providência, as mesmas que administravam o colégio Nossa Senhora Aparecida. Em 1981 as irmãs deixaram a gestão do hospital, que começou a ser gerido por lideranças da comunidade. Hoje Marcelo Farinon, que presta serviços laboratoriais desde 2007, preside o hospital.
Durante as manifestações na frente do hospital para marcar a data, o médico Paulo Abrahão, diretor técnico do hospital, convocou a comunidade e se aproximar do hospital e ajudar na sua manutenção. O deputado Airton Artus lembrou que existe um grande grupo de hospitais que comemora entre 80 e 100 anos no RS, criados no início do século passado, quando a saúde passou a ter mais atenção. Artus, médico, que foi prefeito, lembrou de todos que construíram esta história de 90 anos. Também falou da sua expectativa que o Pro-Hospitais, projeto dele aprovado na Assembleia Legislativa, permitindo que empresas destinem até 5% dos ICMS devido aos hospitais, traga uma nova realidade diante da atual situação de dívidas de todos os hospitais filantrópicos.

Notinhas

  • Câmara de Vereadores aprovou viagem do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), entre 9 e 17 de agosto, para Medellin, na Colômbia, a convite do Sebrae, para participar do evento Cidade Empreendedora: Missão Medellin. Venâncio recebeu o prêmio Cidade Empreendedora RS em 2024, pelas suas iniciativas para facilitar a vida das empresas instaladas e as que querem se instalar no município, desburocratizando processos. Junto com Jarbas vai Marcos Hütmann, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
  • Vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), presidente da Comissão Especial da Frente Parlamentar em Defesa das Agroindústrias, está convocando audiência pública para o dia 6 de agosto, às 19h, no plenário da Câmara. Será debatido o funcionamento das agroindústrias, a fiscalização e a importância na economia familiar. É dia de todas as agroindústrias estarem lá, para falar abertamente sobre o maior temor dos agricultores que é a fiscalização sanitária e a necessidade de apoio.
  • Hoje tem o painel Gente & Negócios na AABB, das 11h às 13h. O tema em debate será ‘Gestão de Propriedades Rurais: entraves e estratégias para empreender no campo”. Os painelistas serão o deputado estadual Edivilson Brum, secretário estadual da Agricultura; o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, e o Chefe do Escritório da Emater, Vicente Fin, com participação especial de Elton Hein e o filho Gustavo, avicultores de Linha Herval, que tem a maior geração individual de Valor Adicionado Fiscal (VAF) – que gera retorno de ICMS – entre os produtores rurais do município. Fique ligado na Terra FM que transmite ao vivo pelo rádio e pelo Terra Play no You Tube, em vídeo.
  • Faleceu na terça, 22, Ertilo Simon, aos 98 anos. Ertilo, vindo de Vila Arlindo, abriu barbearia em Venâncio em 1951, primeiro na Osvaldo Aranha, depois em prédio próprio, na rua Jacob Becker, na frente da então rodoviária.

Do X

  • O Globo: Camisa da seleção, bandeira no palco e discurso patriótico: governo Lula aposta no verde e amarelo em contraponto a Bolsonaro
  • Folha S. Paulo: PT quita dívida com marqueteiro preso na Lava Jato
  • Jovem Pan: Governo anuncia descongelamento de R$ 20,6 bilhões para gastos no Orçamento
  • Gazeta do Povo: Estrategista de Trump diz que Moraes “governa” o Brasil no lugar de Lula
  • Revista Oeste: STJ reage e diz que sanções dos EUA ‘fragilizam e deslegitimam’ a Justiça brasileira
  • Exame: Fux diverge de Moraes sobre restrições a Bolsonaro, e julgamento no STF termina 4 a 1