O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), integrado por 14 municípios, realizou encontro em Vale Verde no dia 25 e o principal assunto foi o plano regional de gestão dos resíduos sólidos, que está em fase final de elaboração, e projeta a implantação de um aterro sanitário regional com capacidade de receber 200 toneladas/dia para atender todos os municípios.

É uma necessidade os prefeitos se preocuparem com a destinação do lixo de suas cidades. E o prefeito Giovane Wickert (PSB) foi o primeiro a manifestar interesse de sediar em Venâncio este projeto para receber os resíduos dos 14 municípios do Cisvale, que hoje transportam seu lixo para Minas do Leão. Giovane esteve na Coreia do Sul, onde viu o lixo virar energia e renda.

A reação popular é contrária ao projeto. Cândido Faleiro, que foi parceiro de Giovane no PT e hoje é inimigo político, foi um dos que vi levantar o assunto em rede social, criticando a iniciativa. Cândido insinua até que a área estaria escolhida e seria de um certo irmão, de um certo secretário. Não é difícil deduzir que ele se refere à uma área em Ponte Queimada, de Jair Lehmen, irmão do secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nilson Lehmen.

Onde levantei o assunto a reação também foi contrária. Tentei argumentar a necessidade do projeto, como forma de alimentar o debate, mas não tive sucesso. Vai ser um desafio para o prefeito Giovane. Como foi a ideia do prefeito anterior Airton Artus (PD), quando negociou em 2010 com a governadora Yeda Crusius (PSDB) o fechamento do presídio semiaberto em Estância Nova, onde os presos fugiam toda semana, pela construção de uma penitenciária fechada. O aterro sanitário, um ‘lixão’ no popular, pode ser para Giovane o que foi a Penitenciária Estadual, o ‘presídio’ no popular, para Airton; o pensamento de resolver problema sério, com solução que não é aceita pela população.

 

Notinhas

* Corsan anuncia hoje às 10h na Prefeitura o início das obras complementares da elevatória de esgoto bruto e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Venâncio. O investimento é de R$ 1 milhão.

* Eleição da Câmara de Vereadores para 2020 esquenta os bastidores políticos, como mostra reportagem do bem informado jornalista Carlos Dickow na edição de hoje. O MDB, com três vereadores eleitos, não aceita que o PTB, do vice-prefeito Celso Kramer, imponha o terceiro presidente, elegendo Arnildo Camara, que deixa secretaria municipal e volta ao Legislativo no último ano. O nome do MDB é o da professora Helena da Rosa, que foi primeira dama e é vereadora de segundo mandato no Legislativo.

* Os três votos do MDB, os três do PDT, mais Ciro do PSC e Nelsoir do PSD, somam oito votos necessários pare eleger uma mesa diretora pela oposição. Isso custaria cargos ao MDB no governo, mas também joga o partido para a oposição, com possibilidade até de compor chapa com Jarbas da Rosa (PDT) na eleição de 2020, com Helena da Rosa de vice. É um jogo de xadrez e de interesses políticos.

* Se o prefeito Giovane Wickert (PSB) aceitar a imposição do seu vice Celso Kramer (PTB) por Arnildo Camara na presidência do Legislativo em 2020, pode estar complicando seu projeto de reeleição.

* Governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou ontem que o IPVA 2020 não vai ser mais antecipado nem parcelado. A cobrança será antecipada toda para janeiro. A gritaria vai ser grande. Mas, sem medidas radicais não muda a situação falimentar do Estado. Não tem outro jeito, nós vamos pagar a conta dos governos incompetentes que se somaram ao longo do tempo, escolhidos por nós.

* Em entrevista à Record no domingo, o presidente Jair Bolsonaro admitiu que pode deixar o PSL e criar uma nova legenda. Penso que será um erro; vai criar um partido radical de direita, tipo um PSol da esquerda. Vai perder apoios.

* Deu Grêmio 2×0 Inter no Gre-Nal pelo Brasileiro. O poderia ter sido mais. O tricolor sobe para 5º com 50 pontos, contra os 52 do São Paulo que é 4º. O Inter caiu para 7º com 46, ainda na briga por G6, que pode virar G8, para a Libertadores 2020.

* A Assoeva começou com um 6×2 contra a Assaf em Santa Cruz a Copa RS. Sábado joga por empate no Poli.

 

Do Twitter

* Exame: Amazônia tem menor número de queimadas em outubro desde 1998, diz Inpe.
* IstoÉ: O Brasil quer justiça. É chegado o momento da decisão do STF sobre a prisão em segunda instância. A tendência é que a medida seja revogada. O desfecho pode ser trágico, com milhares de presos soltos, entre eles, Lula. Conflitos de rua são esperados.
* O Globo: Líderes da oposição vão denunciar Bolsonaro por obstrução de Justiça no caso Mariele.
* Estadão: Bolsonaro diz que pegou áudios de condomínio antes que provas fossem ‘adulteradas’.
* O Antagonista: Para sair do PSL e criar um novo partido, Jair Bolsonaro precisará das assinaturas de quase 492 mil eleitores em pelo menos nove estados.
* Mario Sabino: Impeachment como “golpe” e Lula como “prisioneiro político” eram as respostas corretas de uma prova de Saúde Pública da USP que foi anulada.
* Cristian Deves: O grande erro do Governador Eduardo Leite foi dizer nas eleições que era só questão de fluxo de caixa para resolver os problemas do RS. Infelizmente, não é bem isso.

* Edson Brum: Retirar a possibilidade de parcelar o IPVA é o fim da picada.
* Alceu Moreira: Cancelar o parcelamento do IPVA não pode ser a única opção. O endividamento dos gaúchos aumentará e o governo não termina ‘amanhã’. Estou à disposição para contribuir na busca da solução intermediária, pois tenho plena certeza que esta não é a única e muito menos a melhor.