A atual legislatura na Câmara de Vereadores iniciou com um festival de Frentes Parlamentares propostas por vereadores. Ao todo já são 18 Frentes para 15 vereadores. E todas tratam de assuntos importantes da comunidade. A primeira a se movimentar foi a das Agroindústrias, proposta pelo vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB). O vereador liderou a primeira reunião da Frente na segunda, 3. Ele disse que foi aprovada a agenda de trabalho que já prevê para o dia 10, próxima segunda, visita ‘in loco’ na agroindústria Embutidos Coloniais Tangerinas, de Ademir Silva, o Zica.
A Frente Parlamentar em Defesa da Agroindústria é integrada por 10 vereadores, revela Elígio. Ezequiel Stahl (PL) é vice-presidente. Alberto Sausen (Podemos), Alessandra Ludwig (PDT), Everton Dias (PDT), Sandra Silberschlag (PP), Jeferson Schwingel (PP), Diego Wolschick (PP), Claidir Kerkhoff (Republicanos) e Gilberto dos Santos (MDB) são membros.
Muchila foi rápido no gatilho. Duas vezes. Largou na Frente na mobilização da sua Frente Parlamentar. Mas antes disso ainda foi mais rápido. Diego Wolschick (PP), que é produtor rural em Linha Maria Madalena, depois de uma reportagem da Folha mostrar, em dezembro, a situação preocupante das agroindústrias se queixando do rigor da fiscalização que estaria inviabilizando atividades, começou um movimento de visitar agroindústrias e também entidades ligadas ao setor, buscando subsídios para realizar uma audiência pública no início da nova legislatura. Muchila ‘atropelou’ Diego na iniciativa. E sabia das ações dele.
E tem mais 17 Frentes Parlamentares para serem ativadas. Haja fôlego.
Os 95 anos de Pedro Simon
Pedro Simon completou 95 anos dia 31 de janeiro. E como faz há décadas, recebe amigos e correligionários na sua casa em Rainha do Mar, que é famosa. Simon é um dos maiores expoentes da política gaúcha. Foi um dos fundadores do MDB, movimento político de oposição à ditadura militar no país, representada na política pela Arena em 1965, quando foi criado o bipartidarismo. Foi um dos coordenadores do Diretas Já em 1983 e 1984, movimento pela redemocratização do pais, ao lado de nomes como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Franco Montoro, Teotônio Vilela, Mário Covas e Leonel Brizola.
Simon foi vereador em Caxias em 1960, deputados estadual por quatro mandatos. Depois foi senador, ministro da Agricultura de Sarney, governador e mais três mandatos de senador. É dos políticos que eu gostava de ouvir discursando. Sempre se aprendia. Lembrei de Simon e de outros grandes tribunos, quando vi, nesta semana, os novos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), lendo seus discursos de posse. Simon era um dos que falava por uma hora, sem papel nas mãos.
Notinhas
- Nova escola do Senai em Venâncio foi inaugurada ontem. Uma grande conquista para Venâncio, especialmente o setor industrial. E um grande avanço na educação profissional. Bom para empresas, bom, para trabalhadores, bom para o município. A cobertura está nesta edição, detalhes conto no sábado.
- Deputado estadual Airton Artus (PDT) está articulando uma parceria para beneficiar comunidades que tem ginásio de esportes ou pavilhões comunitários no município com equipamentos de climatização. Artus projeta destinar R$ 100 mil via emenda na Assembleia e conversou com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e o presidente da Câmara de Vereadores, Dudi Luft (PDT) para que também destinem recursos da Prefeitura e Câmara para esta iniciativa. O deputado esteve reunido com a Evaporsul, indústria de Venâncio que produz climatizadores evaporativos, tem muitos já instalados em Venâncio e fora daqui.
- O governador Eduardo Leite escolheu na segunda,3, os quatro novos desembargadores do Tribunal de Justiça. OAB e MP apresentaram listas sêxtuplas em setembro, onde estava o Doutor em Direito Ricardo Hermany, de Santa Cruz do Sul, Coordenador do Curso de Direito da Unisc no campus de Venâncio e consultor da Confederação Nacional dos Municípios. No dia 30 de janeiro as listas foram reduzidas à três nomes e Leite escolheu o promotor de Justiça Márcio Schlee Gomes e do procurador de Justiça João Pedro de Freitas Xavier da lista do Ministério Público, mais Alexandre Fernandes Gastal e Cristiane da Costa Neri para as vagas destinadas à Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção RS (OAB/RS).
- Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal gaúcho, Bibo Nunes (PL) na Câmara dos Deputados, reduz a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL), de oito para dois anos. Bolsonaro foi tornado inelegível – fora da eleição de 2026 – pelo STF, por ter realizado uma reunião dom embaixadores estrangeiros onde manifestou sua suspeita de manipulação das urnas eletrônicas. Bibo diz que a proposta ganha apoio do Centrão, que é o fiel da balança do Congresso.
- Lula, condenado há 24 anos, em três instâncias da justiça federal de carreira, por corrupção, teve sua pena anulada pelo STF, a corte política da justiça, como dizem os próprios ministros. O mesmo STF que impede Bolsonaro de concorrer por questionar as urnas eletrônicas.
- Nesta sexta, 7, o governo municipal vai lançar sua nova marca para o segundo mandato do prefeito reeleito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice Izaura Landim (MDB). Também vão ser apresentados objetivos e metas para este segundo mandato 2025/2028.
Do X
- Estadão: O ativismo do STF em números. Desde 2019, a Corte declarou 78 omissões inconstitucionais dos demais Poderes, contra apenas 62 entre 1990 e 2018. Isso dá a dimensão da disposição do STF de se intrometer na seara política
- Revista Oeste: Diante dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), na cerimônia de abertura do Ano Judiciário, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, criticou os julgamentos virtuais, que aceitam apenas sustentações orais gravadas. “Respeitando quem pensa o contrário, vídeo gravado não é sustentação oral”, declarou.
- IstoÉ: Genial/Quaest: Lula venceria todos cenários possíveis se a eleição fosse hoje
- O Globo: Genial/Quaest: Gustavo Lima é o nome da direita com menor desvantagem contra Lula em eventual 2º turno
- Lula: Eu estou 100% preparado para os próximos dois anos. Já posso viajar para outros países e pelo Brasil. Já voltei a fazer exercício, a caminhar. Este é o ano mais importante do meu mandato, pois é o ano da colheita de tudo que foi plantado em 2023 e 2024: todas as políticas públicas e as melhorias na vida das famílias brasileiras.