Atrair alemães para o turismo

Na segunda-feira o prefeito Giovane Wickert (PSB), o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Lehmen, e a Coordenadora de Turismo, Angélica Diefentheler, visitaram o Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre, onde foram recebidos pelo Cônsul Geral, Thomas Schmitt, e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), onde foram recebidos pelo Diretor Executivo, Dietmar Sukop e pela Gerente de Relacionamento, Aline Martins.

O Cônsul mostrou ter informações de Venâncio, como a predominância de origem alemã na população. Sabia que alemães tem vindo para a cidade, visitar localidades do interior, onde se mantém tradições e se fala dialetos alemães. Thomas disse que existe a preocupação de trabalhar pela preservação dos dialetos que aqui são falados, como o Hunsrückisch, que é o mais comum no sul do Brasil. Ele mostrou saber que se ensina alemão na Escola Gaspar e na escola municipal Alfredo Scherer, sabe da biblioteca construída pelos imigrantes em Linha Andreas e tem outras informações.

Na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) o assunto foi como elevar Venâncio Aires no turismo e nos negócios e estabelecer relações comerciais nas oportunidades oferecidas na Internationale Tourismus-Börse (ITB) Berlin, uma tradicional feira de turismo que acontece entre março e abril de cada ano.

Começa a tomar forma o sonho do alemão Johannes Marschke, que já esteve cinco vezes em Venâncio. No último verão estive com ele algumas vezes. Ele me revelou que já conhece ‘colônias alemãs’ dos vales do Taquari e Rio Pardo e lamentava que os turistas alemães, que viajam muito pelo mundo, não conheçam essa ‘Alemanha’ que existe na região dos Vales’.

O prefeito Giovane, dentro da sua proposta de desenvolver o turismo rural, está de olho nesta oportunidade e pode ir a Berlin no ano que vem, se tiver parceria do Estado. Também acredito neste projeto e no sonho de Johannes, que agora em dezembro virá novamente visitar Venâncio e a região, onde já fez amigos e conhece muitas famílias descendentes de alemães, que mantém a cultura e os costumes dos imigrantes que aqui começaram a chegar em julho de 1825.

 

Notinhas

* A Prefeitura começou a segunda parte da construção do caminhódromo no Acesso Leopoldina, projeto criado em 2008 no governo Almedo Dettenborn (PMDB) e Airton Artus (PDT), mas que saiu do papel agora, 12 anos depois, no governo do prefeito Giovane Wickert (PSB).

* Algumas pessoas me perguntam porque o caminhódromo desceu barranco e foi para o acostamento do asfalto, quase na parte final, já dentro da cidade. Seguir pela faixa de domínio com uma escadaria de acesso é o que as pessoas sugerem, e concordo com elas. Também estranhei o que foi feito, mas é o Planejamento da Prefeitura que decidiu assim.

* Professores engrossam a greve contra o pacote do governador Eduardo Leite (PSDB), em quem o magistério votou em peso no segundo turno, para tirar Sartori do Piratini em 2018. Leite sempre deixou claro que foi eleito para trabalhar quatro anos e que não governará de olho em reeleição. Quer fazer o que tem que ser feito. O Estado gasta 86% de toda sua receita com salários. Não tem como. Fim de linha.

* Claro que os professores, que são 70% dos servidores, mas recebem só 29% da folha total, querem que sejam cortados os salários de ‘marajás’. É o que todos pensamos, servidores ou não. Os professores querem receber em dia e não perder nenhum direito. Um direito. Mas precisa ter dinheiro para pagar.

 

Do Twitter

* Exame: Congresso derruba veto de Bolsonaro e pode aumentar fundo eleitoral.

* Estadão: PF livra Renan Calheiros e filho de inquérito sobre propina da Braskem.

* Veja: Juros do cartão de crédito sobem em outubro e chegam a 317,2%.

* Estadão: Dólar volta a subir e passa dos R$ 4,25.

* Veja: Emprego e atividade na construção atingem o maior nível dos últimos 7 anos.

* Carta Capital: Marco Feliciano pede convocação de Lula à CPMI das Fake News. Deputado afirmou que petista liderou maior milícia digital da história do País: ‘Máquina de destruir reputações’.

* Veja: Polícia aponta ONGs como responsáveis por incêndio em Alter do Chão, no Pará.

* Veja: ‘Justiça não funciona contra poderosos’, diz Deltan após ser punido pelo Conselho do MP por ter criticado o STF.

* Cristian Deves: Lembro a todos que estão perplexos com 3 Hilux roubadas e 1 morte de uma policial, que temos um STF liberando criminosos, Senadores e Deputados contra a prisão em 2°Instância e que o Presídio para a nossa cidade foi uma péssima ideia.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido