O prefeito Giovane Wickert (PSB) apresentou o projeto de revitalização do Calçadão, que junto com a revitalização da Praça da Matriz, cujas obras estão paradas por imbróglios de pagamento da Caixa, vão dar um uma nova e vistosa estrutura ao centro da cidade.
Pelo atraso das obras da praça, Giovane sofre muitas criticas e trata de ‘desatar os nós’ para seguir as obras. Pelo projeto do Calçadão, foi acionado no Ministério Público por um grupo que se intitula de empresários, professores, estudantes e arquitetos, conforme reportagens na Folha, que acompanha passo a passo os fatos.
O que vi é a família Cantu, ele empresário, a esposa professora e alguns arquitetos, entre os quais os filhos e Sabrina Lücke Brixius (que foi CC na Prefeitura por meio ano, indicada pelo PP, no início do atual governo), se postarem contra o projeto do Calçadão como ele está, desenvolvido pela equipe de arquitetos, urbanistas e engenheiros da Prefeitura. É um direito cidadão do grupo.
Giovane assumiu uma posição; disse que não vai mais fazer audiências públicas sobre o Calçadão, pois foram feitas desde 2013, sem quase ninguém participar. Disse que o projeto não tem nada de errado e será executado.
Um prefeito é eleito para atender os anseios da comunidade sim, mas de preferência para a grande maioria, mas também para tomar decisões. E ele decidiu.
Notinhas
* É hoje às 19h, na Choperia Brahma, o Happy Hour da Caciva com Adilor Adams contando sua trajetória empresarial. Confirmações na Caciva.
* A narrativa dos hackers presos por crime de invasão de telefone de centenas de autoridades federais para acessar mensagens, chega a ser cômica. O estelionatário chamado ‘Vermelho’ confirmou a invasão dos telefones e diz que conseguiu com Manuela D’Ávila, a ex-deputada federal gaúcha do PCdoB e candidata a vice de Haddad (PT) na eleição presidencial, o contato com o jornalista americano Glenn Greenwald, do site The Intercept no Brasil, repetindo o que fez nos Estados Unidos, obter através do crime informações de autoridades e divulgá-las. Vermelho diz que fizeram tudo por conta e sem ganhar nada. E eles querem que acreditemos. Muita gente surpresa com Manu. Eu não.
* E parlamentares da base governista e da oposição já se assanham para abrir uma CPI dos Hackers. Penso que é assunto para a Policia Federal e a Justiça. Que o Congresso trabalhe em projetos que possam contribuir para a recuperação que o país precisa.
* A semana é de decisão pra dupla Gre-Nal na Libertadores. O Inter joga por empate contra o Nacional do Uruguai nesta quarta, às 19h15min, no Beira Rio. O Grêmio pode perder por 1×0 para o Libertad no Paraguai quinta, às 21h30min. Penso que passam os dois.
* A Assoeva fez 7×2 no Marreco do Paraná domingo no Poliesportivo pela Liga Nacional. Em casa o time amarelo tem se mostrado imbatível e o público sumido.
Do Twitter
* O Globo: Bolsonaro voltou a atacar o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, com acusações de que seu pai, desaparecido durante a ditadura militar, fazia parte de grupo “sanguinário”.
* GaúchaZH: Cubanos do Mais Médicos terão direito a obter residência no Brasil.
* Estadão: Hacker diz que Manuela D’Ávila foi contato entre ele e The Intercept Brasil.
* Folha S. Paulo: Manuela confirma ter intermediado contato entre hacker e Glenn Greenwald.
* UOL: ‘Talvez pegue uma cana aqui no Brasil’, diz Bolsonaro sobre Glenn Greenwald.
* Veja: Glenn responde Bolsonaro: ‘Não tem poder para prender’.
* Exame: “Moro não fará nada que a lei não o permita”, diz Bolsonaro.
* Modesto Carvalhosa: A Central Única da Corrupção não tem limites, infiltrada que está na imprensa tradicional e no próprio STF. Vamos prosseguir mobilizados. Agosto será um mês decisivo no confronto entre a Sociedade Brasileira e a Central Única da Corrupção. Estamos atentos.
* Bolsonaro: Indivíduos envolvidos nesse crime de hackers tem que ser todos presos, inclusive a garotinha mimada Manuela D’Ávila, tenho certeza que o PT está por trás dessa máfia toda, mas a casa caiu para todos eles.