O presidente das Câmara de Vereadores, Eduardo Kappel (PP), anuncia que vai manter o turno único de funcionamento da Casa até o final da sua gestão. O Legislativo, que atende das 7h30min às 13h30min desde que Duda assumiu, em nome de economia, seguirá assim até o final do ano. É uma decisão que compete ao Presidente, mas a medida teve pouco apoio entre os vereadores. Só Adelânio, Zé da Rosa e Galo se manifestaram favoráveis à medida. Os demais vereadores querem a Câmara funcionando em dois turnos.
Duda alega que faz economia trabalhando 6 horas e não as 8 horas regulamentares, para repassar dinheiro para compra de diesel para as máquinas trabalharem nas estradas, por exemplo. O trabalho reduziu duas horas por dia, mas os salários são pagos integralmente, é preciso assinalar. Para quem conhece Duda, seu discurso e suas práticas, sabe que por ele a Câmara funcionaria só nas segundas-feiras a noite. Mas continuaria pagando o salário integral.
Duda vai na contramão do prefeito Giovane Wickert (PSB) que garante não adotar turno único no seu governo. Ele defende que é nos tempos de dificuldade que é preciso trabalhar mais e não menos.
Duda é expulso do PP
Por falar em Duda Kappel, ontem veio a público a expulsão do vereador do Partido Progressista, definida pela Comissão de Ética da Executiva Estadual, conforme protocolo assinado pelo presidente do partido no RS, Celso Bernardi. O processo de expulsão foi movido por Renato Vieira Martins, membro histórico do partido em Venâncio. O comportamento explosivo e mal educado do vereador e o seu envolvimento, como advogado, na soltura de um traficante, envergonha a ala histórica do partido em Venâncio.
Duda já adiantava que torcia pela expulsão, que vai acelerar a sua filiação em outro partido, pois sairia do Progressistas na janela de abril de qualquer forma. A expulsão só antecipou os fatos. O PTB, do vice-prefeito Celso Krämer, de quem Duda se declara grande admirador, poderia ser o caminho. Mas Duda diz que não se filia ao PTB. Será o PSL?
Notinhas
* A boa notícia da semana, que a Folha deu ontem, é que pela atualização populacional do IBGE, Venâncio tem 71,5 mil habitantes e com isso muda de faixa na divisão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que junto com o ICMS, é a principal fonte de receita dos municípios. O prefeito Giovane Wickert recebe um ‘prêmio’ para seu último ano de governo. Esta mudança significa mais R$ 3 milhões de FPM em 2020, último ano da atual administração municipal, calcula o secretário da Fazenda, Eleno Stertz.
* Outra boa noticia a Fiergs divulga que em julho a utilização da capacidade instalada da indústria gaúcha subiu de 66% para 70%. E existem ainda 30% da capacidade instalada para o setor industrial crescer sem precisar investir em expansão, o que permite uma recuperação econômica mais rápida.
* Desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, com sede em Porto Alegre, deu liminar aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) restabelecendo a obrigatoriedade de simulador de direção para obter a Carteira Nacional de Habilitação no RS. Ele derruba norma do Contran, proposta pelo Presidente Jair Bolsonaro, de baratear o custo da CNH, reduzindo também as aulas de 25 para 20 horas.
* Favreto é aquele desembargador que fez um plantão no TRF4 em julho de 2018, e num ‘canetaço’ monocromático, mandou soltar Lula. A PF de Curitiba não cumpriu a ordem.
* Esteve em Venâncio ontem a deputada Fran Somensi, do PRB, que agora é só Republicano. Ela visitou o prefeito Giovane, acompanhada de Benildo Soares, presidente do partido aqui e Marcone Klafke. Fran, que também esteve aqui na Folha, é farmacêutica, esposa do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), e se elegeu deputada estadual na primeira eleição que disputou.
Do Twitter
* Estadão: Segunda Turma do STF anula sentença de Moro que condenou Bendine, presidente da Petrobras e Banco do Brasil, na Lava Jato.
* O Globo: Cármen Lúcia surpreendeu colegas com voto para anular condenação de Bendine da Lava-Jato.
* Folha S. Paulo: Lula pede que STF anule sentenças de Moro também em seus processos.
* BBC:Bolsonaro ‘tem razão’ ao exigir desculpas de Macron, mas foi ‘inábil’ na crise da Amazônia, diz o ex-ministro de Lula e Dilma, Aldo Rebelo.
* Estadão: ‘Trapalhadas do presidente atrapalham a economia brasileira’, avalia o economista Eduardo Giannett.
* IstoÉ: Macron é de esquerda e eu sou de centro-direita, diz Bolsonaro.
* Estadão: Considerando embaixadas ‘aparelhadas’, Planalto trabalha para melhorar imagem no exterior.
* Gleisi Hoffmann: Anulação de sentença de Moro pelo STF abre as portas para nulidade do processo de Lula. A situação de cerceamento da defesa é a idêntica. Fora a clara tendência da LJ contra o ex-presidente, ele não teve a oportunidade da última palavra nos processos como garante a Constituição.
* Deputado Delegado Francischini: Lula pede que STF anule sentenças de Moro também em seus processos. Luladrão é tipo criança em uma loja de doce… Sempre pedindo algo e a mãe negando. Porém, ele é a criança que pega um docinho escondido e diz que não pegou. Mas as câmeras da loja gravaram tudo!