As convenções partidárias nesta eleição serão mais tarde; não mais até o final de junho, como sempre foi, mas até o dia 15 de agosto. A campanha eleitoral foi reduzida de 90 para 45 dias. Mas os movimentos políticos se aceleram igual e nós aqui na Folha procuramos acompanhar, mostrar, informar e aqui, opinar.No final de semana no mutirão contra o mosquito da dengue, zika e chikunguya, um batalhão de servidores municipais e voluntários percorreram casas dos bairros, distribuindo folhetos explicativos sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor das doenças. A Folha publicou um folder no sábado, que chegou aos seus sete mil assinantes.
Neste trabalho o prefeito Airton Artus, que é médico, esteve na linha de frente. Na hora de dividir grupos, estava na equipe de Artus o vereador Jarbas da Rosa, também médico, e um dos dois nomes que o PDT tem para candidato a prefeito. Airton e Jarbas foram de casa em casa, alertando sobre cuidados contra o mosquito. Quem não é visto não é lembrado, diz um dito.Ah, o outro vereador pré-candidato a prefeito pelo PDT, Telmo Kist, não estava no movimento pelo fato de aos sábados pela manhã pilotar um programa de rádio na Terra FM. E ele também está fazendo espaço.
O vice-prefeito Giovane Wickert, candidato a prefeito natural pelo PT desde 2008, teve seu nome confirmado pelo partido como pré-candidato de forma oficial, no primeiro encontro do ano realizado na noite de terça-feira, na casa do presidente Fredinha, em Vila Palanque, na presença de lideranças e filiados.Desde quarta-feira Giovane também está nos programas de TV do PT que projeta lideranças estaduais que vão disputar prefeituras em outubro. Giovane fala de obras realizada em Venâncio Aires nos dois governos PDT/PT.
A fala de Giovane no vídeo do PT