Celso Krämer quer dobrar votação

Na terça, 26, o ex-vice-prefeito Celso Krämer, candidato a deputado estadual confirmado pelo Podemos na convenção de domingo, disse no Terra em Uma Hora que quer dobrar sua votação para garantir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Krämer é candidato a estadual pela quarta vez consecutiva. Nas três primeiras pelo PTB e agora pelo Podemos. Na primeira, em 2010, fez 13.928 votos (9.167 em Venâncio). Em 2014 fez 11.968 votos (9.224 em Venâncio). Em 2018 fez 15.232 votos (5.363 em Venâncio). Para dobrar a votação ele argumenta que dobrou o número de municípios onde está trabalhando, levando emendas parlamentares do federal Mauricio Dziedriki. Sem citar nomes, Krämer também considera que afastado da família Moraes, de quem foi parceiro nas três eleições anteriores pelo PTB, conseguirá fazer mais votos. Celso argumenta que sua votação foi prejudicada na parceria com Marcelo Moraes deputado federal, pelo PTB na eleição de 2018. Agora diz que terá uma parceria verdadeira com Maurício Dziedricki, federal que também deixou o PTB e foi para o Podemos, assim como Krämer. Marcelo Moraes, candidato à reeleição, agora no PL de Bolsonaro, diz que sua votação em Venâncio em 2018 (3.700 votos) foi prejudicada pela parceria com Krämer. Esse tira-teima entre os dois vai ser tirado nas urnas, dia 2 de outubro.

ulgação)Celso Krämer, candidato a deputado estadual, Cintia Rockenbach, Maurício Dziedricki e Sílvia Schirrmann, candidatos a deputado federal pelo Podemos. (Foto: Divulgação)

Silvia federal
Junto com Celso esteve na Terra FM a suplente de vereadora pelo PTB em 2020, Sílvia Schirrmann, que teve seu nome confirmado como candidata a deputada federal pelo Podemos, em dobradinha com Krämer. Será a primeira mulher candidata à federal por Venâncio e ela se mostra confiante, mesmo que a realidade seja de poucas possibilidades de se eleger para a Câmara Federal, pela alta votação necessária.

Lasier Martins e Lucas Redecker, os líderes
gaúchos no Ranking Político do Congresso

O site Ranking Político do Congresso, uma iniciativa da sociedade civil que avalia senadores e deputados federais em exercício, classificando-os do melhor para o pior, de acordo com os critérios estabelecidos, de combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público, ranqueia por ano e por mandato, deputados federais e senadores. Para apurar isso, são avaliados dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso. Todos os dados apresentados são de origem oficial pública, obtidos diretamente dos sites do Senado, da Câmara e dos Tribunais de Justiça.
Consultei, na quinta-feira, 28, o ranking acumulado do atual mandato de senadores e deputados federais gaúchos e trago os melhores e os piores desempenhos.

Prêmio Congresso em Foco

Outra avaliação e premiação de deputados e senadores pela sua atuação no Congresso é feita pelo site Congresso em Foco, liderado por jornalistas independentes. A votação popular está acirrada entre governo e oposição e encerra neste domingo. A última parcial tinha entre os senadores a liderança de Marcos Rogério (PL-RO), seguido de Fabiano Contarato (PT-ES), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Eduardo Girão (Podemos-CE), Humberto Costa (PT-PE), Paulo Paim (PT-RS), Jaques Wagner (PT-BA), Jorginho Mello (PL-SC), Lasier Martins (Podemos-RS) e Marcos do Val (Podemos-ES).
Entre os deputados, a liderança é de Carla Zambelli (PL-SP), seguida de Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Hélio Lopes (PL-RJ), Samia Bomfim (Psol-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Luiza Erundina (Psol-SP) Onyx Lorenzoni (PL-RS), Marcelo Freixo (PSB-RJ) e Alessandro Molon (PSB-RJ)

Tabaco/suicídio

O ex-prefeito Airton Artus, médico, que foi presidente da Câmara Setorial do Tabaco, pré-candidato a deputado estadual, que terá seu nome confirmado pelo PDT na convenção de hoje, também se manifesta sobre a relação tabaco/suicídio. Artus não cita, mas se refere a reportagem publicada pela Folha de São Paulo sobre a ‘pandemia mental’ com a explosão de casos de depressão e suicídios, no pós-pandemia Covid, e usa Venâncio como case, relacionando a produção de tabaco como causa de suicídios.
“O suicídio é um problema mundial e a cidade de Venâncio Aires é, frequentemente, retratada de forma depreciativa ao falar desse tema ou do plantio do tabaco.
Em relação à saúde, temos Unidades Básicas bem distribuídas no município que garantem o atendimento e evitam a subnotificação. Já em relação ao plantio do tabaco e o agrotóxico, existe um componente ideológico que iniciou em 1995, em uma reunião no Clube de Leituras, onde a título de combater a indústria tentou se envolver o plantio do tabaco e o suicídio, o que hoje, comprovadamente, não há relação nenhuma, até porque a quantidade de agrotóxico usado no plantio do tabaco é bem menor do que na maioria dos alimentos produzidos no Brasil. Nós temos que ter muita responsabilidade quando abordarmos esse assunto, não só porque as causas são variáveis, mas porque nós temos que respeitar a cadeia produtiva do tabaco”, diz Artus em vídeo que divulgou nas redes sociais.

Oportunidades

Folha e Terra FM, na sua proposta de ir além de noticiar fatos, realizou na quinta, 28, Dia do Agricultor, o painel Gente & Negócios, aqui na sede do grupo de comunicação, onde se falou sobre diversificação e sucessão nas propriedades rurais, como destaca matéria nesta edição. Tivemos a presença no painel do produtor rural e vice-presidente da Cooperativa Languiru, César Wilsmann; da produtora rural e vice-presidente da Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), Mônica Moraes; do Chefe do Escritório da Emater há 19 anos em Venâncio, Vicente Fin; e da produtora rural e coordenadora do curso de Técnico em Agropecuária que a Unisc está abrindo no campus de Venâncio, Marina Frey.
Na segunda, 1º, no café colonial Ledi Maggioni, em Linha Arroio Grande, às 9h, estamos trazendo, em parceria com a Administração Municipal, o Superintendente Comercial do Badesul, César Cardozo, para uma reunião com empreendedores de turismo em Venâncio, onde serão apresentadas linhas de crédito para o setor. Vamos reunir quem precisa de recursos para investir e quem tem recursos para oferecer.

Para jovens

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) inicia na próxima terça, 2, o projeto “Jovens Profissionais de Futuro”, um programa para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. Serão seis encontros, ministrados pela psicóloga Adriana Oswald, com assuntos relevantes para a vida profissional e orientações para os jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho. Uma ótima oportunidade para os jovens esta iniciativa da Caciva, presidida por Vilmar de Oliveira.

Chile socialista

Artigo do venezuelano Daniel Di Martino, doutorando em economia pela Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, adverte que o Chile, país mais desenvolvido da América do Sul, está a caminho de se tornar uma Venezuela.
Martino cita que os chilenos vão às urnas agora em setembro para aquela que será a eleição mais importante de suas vidas. “Eles votarão sobre a adoção ou rejeição de uma proposta de Constituição elaborada por uma assembleia controlada por socialistas. O documento, composto de 388 artigos, criaria um sistema de Justiça desigual e concederia mais direitos para quem reivindica a ascendência indígena. Acabaria efetivamente com a saúde e a educação privadas e permitiria que o Congresso confiscasse as poupanças previdenciárias dos chilenos. O referendo de 4 de setembro é a última chance para os cidadãos impedirem que o Chile se torne um país socialista, como a Venezuela se tornou há mais de duas décadas”, descreve Martino no artigo publicado na Gazeta do Povo, do Paraná.

Do Twitter

  • O Globo: Datafolha: Lula tem 47%, Bolsonaro, 29%, e Ciro, 8% das intenções de voto para presidente
  • UOL: Organizada por um grupo de ex-alunos da USP, a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” teve 100 mil adesões em menos de 24 horas após ser aberta ao público
  • UOL: Bolsonaro ironiza carta em defesa do Estado Democrático de Direito: “Não precisamos de nenhuma cartinha para falar que defendemos a democracia”
  • Folha S. Paulo: Bolsonaro diz que manifesto da Fiesp pró-democracia é ‘claramente contra ele’
  • Gazeta do Povo: Lula diz que não acredita na possibilidade de golpe: “Militares são mais responsáveis que Bolsonaro”
  • Bolsonaro: Somos um só povo, uma só nação. Entre nós não há essa ou aquela cor; não há esse ou aquele sexo; não há essa ou aquela classe social. Entre nós há brasileiros, que temem a Deus, que defendem a nossa Pátria amada chamada Brasil, que respeitam a família e que amam a liberdade!
  • Paulo Guedes: O mundo está em um processo de desaceleração sincronizada e vários países devem entrar em recessão, grande parte, por conta do ciclo de aumento de juros em curso pelos bancos centrais, mas o Brasil caminhará na contramão, com emprego e renda subindo e a arrecadação surpreendendo.
  • Onyx Lorenzoni: 1 milhão 334 mil novos empregos de carteira assinada até junho. Os “especialistas” diziam que não chegaríamos a 1 milhão no ano todo. Mais uma narrativa do pessoal do “mas” é derrubada pela verdade.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido