A segunda boa noticia nesta volta de férias, é econômica e terá impacto na geração de renda e empregos em Venâncio. No final do ano passado a Alliance One anunciou a compra do parque industrial da Universal Leaf Tabacos, transferindo para Venâncio sua sede que está vindo de Vera Cruz. Na oportunidade especulava-se que além da matriz no centro administrativo do complexo, seria instalado mais um empreendimento. Na última sexta-feira confirmou-se isso, com o anuncio da criação de uma nova empresa que funcionará no mesmo parque industrial. A China Tabaco Internacional do Brasil, com participação de 51% e A Alliance One do Brasil com 49%, criam esta nova empresa. A Alliance deve repassar 6 mil produtores integrados para a empresa chinesa. Negociação que segue acordo feito entre a Universal Leaf e Phillip Morris quando foram transferidos plantadores.
Durante o final de semana conversei com o prefeito Airton Artus. Concordamos que num primeiro momento não caiu a ficha por inteiro. Este anúncio terá impacto significativo em Venâncio logo ali adiante. A gigante empresa chinesa que está desembarcando em Venâncio associada à Alliance One, é do governo da China e é a maior empresa de tabaco do planeta. A China é o maior produtor mundial de tabaco o que não atende todo seu consumo que é o maior do planeta também. E sabemos todos que a região produz o melhor tabaco do mundo.
A expectativa que se cria é de que através do tabaco Venâncio e a região consigam abrir portas em outras áreas com a China que caminha a passos largos para ser a maior economia mundial.