A Associação Fenachim, composta por representantes de entidades comunitárias, elegeu nesta semana Cleiva Giovanaz Heck, representante da Assive, como presidente, assumindo o cargo que era ocupado por Luana Pereira.

Cleiva foi presidente da Fenachim 2019 e deixou em aberto a possibilidade de presidir a Fenachim de 2021, quando o prefeito pode ser Giovane Wickert (PSB), reeleito, ou outro prefeito eleito pela comunidade.

Se Cleiva presidir novamente a Fenachim, ela repete situação anterior, quando Luiz Paulo Assmann foi presidente da AFenachim e também presidiu a Fenachim.

Para a reportagem da Folha Cleiva também falou da questão política que envolve especulações. Ela foi a 15ª maior votação para a Câmara de Vereadores, mas ficou na suplência do PDT. Cleiva se queixa das poucas oportunidades que recebe para atuar na Câmara. Isso remete imediatamente à especulação de que Cleiva pode assumir uma secretaria municipal e concorrer pelo PSB, partido do prefeito Giovane, na eleição de 2020.

Cleiva repetir a presidência da Fenachim seria muito bom.

Sobre a questão política é preciso esperar se ela vai deixar o partido trabalhista (PDT) para se filiar ao partido socialista (PSB), ambos de centro-esquerda. No PDT Cleiva foi secretária da Cultura e Turismo de 2009 até 2012 no primeiro governo Airton Artus/Giovane Wickert, e se elegeu vereadora em 2012 no segundo governo da dupla. Antes do PDT Cleiva militou no PMDB, desde jovem, foi candidata a vereadora em 1988 quando Glauco Scherer se elegeu prefeito pelo partido, mas ela não se elegeu.

 

Notinhas

* Moradores do bairro Battisti trancaram o trânsito no trevo da RSC-453 ontem a tarde por tempos intercalados de 10 minutos, reivindicando a transferência da lombada eletrônica do trevo do bairro Coronel Brito para o trevo do bairro Battisti naquela rodovia, uma reivindicação que se arrasta na burocracia.

* O gabinete do deputado Edson Brum (MDB) me passou ontem pela manhã a informação que o Conselho do Daer vai se reunir na terça-feira agora para liberar a EGR mudar a lombada eletrônica do trevo do bairro Coronel Brito para o bairro Battisti.

* Na segunda-feira Brum oficiou o secretário Juvir Costela, dos Transportes, e o presidente das EGR, Urbano Schmitt, reforçando a solicitação feita por lideranças do município para a mudança da lombada.

* Hoje é dia de descartar lixo eletrônico, vidros e chapas de raio-x. O ponto de coleta da secretaria do Meio Ambiente é na Júlio de Castilhos, esquina com a Sete de Setembro, das 8h30min às 16h. Ótimo serviço prestado pela secretaria, esse de recolher materiais que não se pode colocar no lixo que é recolhido nas casas. Pilhas e lâmpadas não serão recolhidos nesta etapa.

* O Progressistas, através da Fundação Milton Campos, presidida pelo deputado federal Covatti Filho, secretário estadual da Agricultura, realiza hoje, às 19h, em Candelária, Seminário de Capacitação de Pré-Candidatos e Assessores para a eleição de 2020. A nova pré-campanha, campanha nas redes e comunicação e marketing político serão os temas abordados. Os palestrantes serão Fábio Bernardi, publicitário e consultor político responsável por diversas campanhas em nível estadual, e Rodrigo Giacomet, cientista político, especialista em relações governamentais e pesquisas de opinião pública.
Ailto Melo, presidente do Progressistas em Venâncio, vai participar do Seminário com outras lideranças locais. Melo está animado com a disposição do ex-deputado Luiz Fernando Staub de concorrer a prefeito em Venâncio em 2020.

* Comissão de Constituição de Justiça da Câmara dos Deputados aprovou por 50 votos contra 12 Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que determina prisão em segunda instância. Uma luz no fim do túnel contra a impunidade depois do STF soltar milhares de presos, para poder soltar Lula da cadeia. No Senado um grupo de parlamentares pressiona o presidente David Alcolumbre, que coloca entraves de toda ordem para não tratar do assunto.

* O MEC divulgou ontem que 54 escolas foram selecionadas para a primeira etapa para implantação das escolas cívico-militares. No RS Alvorada, Caxias do Sul, Alegrete e Uruguaiana são os municípios contemplados. Em Venâncio a Escola Municipal Cidade Nova tem interesse no projeto e teve várias reuniões sobre o assunto.

 

Do Twitter

* Veja: No lançamento do seu novo partido, Bolsonaro critica PSL

* Estadão: Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em depoimento à PF e diz que se enganou.

* IstoÉ: Esquerda quer usar morte de Marielle em causa própria, afirma Bolsonaro. O presidente questionou ainda se querem ligar a sua família ao caso.

* Exame: Estamos reduzindo juros e vamos reduzir impostos, diz Guedes.

* Folha S. Paulo: Governo avalia Imposto de Renda de 35% para salários acima de R$ 39 mil.

* Estadão: CCJ da Câmara aprova PEC da prisão em segunda instância.

* Marcel Van Hattem: Os condenados devem voltar para onde nunca deveriam ter saído!

* João Amoêdo: A CCJ da Câmara aprovou a PEC da prisão em 2ª instância por 50 x 12! A mobilização da população que quer um Brasil sem impunidade foi fundamental para essa primeira vitória e será essencial para a vitória no plenário! Conte com o NOVO e nossa bancada nesta batalha!