O prefeito Giovane anunciou ontem, com brilho nos olhos, o início do asfaltamento da rua Augusto Silveira de Moraes, o Corredor dos Gauer, que liga os bairros Santa Tecla e Bela Vista no lado oeste da cidade. A obra é reivindicada pelos moradores faz muitos anos e tem custo de R$ 5,3 milhões para pavimentar os 2,3 km. Em campanhas eleitorais passadas moradores chegaram a trancar a rua em forma de protesto. Agora vai ter asfalto.
As ‘rachadinhas’, um mal do Poder Legislativo
O Ministério Público de Santa Cruz denuncia mais um vereador por exigir parte dos salários de assessores, a famosa ‘rachadinha’. Alceu Crestani (PSDB), vereador de quarto mandato, teve bens bloqueados pela justiça e também é acusado de manter assessor ‘fantasma’ que presta serviços para o vereador em Monte Alverne sua base eleitoral. O professor Crestani diz que a denúncia é infundada.
O vereador Paulo Lersch (PT) foi preso em junho passado, acusado de liderar um esquema de extorsão de salários de assessores em Santa Cruz. O vereador Elo Schneiders (Solidariedade) também é acusado de exigir parte dos salários de assessores em Santa Cruz.
Aqui a vereadora Ana Claudia (PD|T) disse no ano passado que também tinha ‘rachadinha’ e a insinuação era para Eduardo Kappel (PL). Mas o assunto ficou nisso.
Na Assembleia o último caso denunciado foi em 2015, do deputado Dr. Baségio (PDT), médico de Passo Fundo, acusado de exigir parte dos salários de assessores.
Em nível federal o deputado federal Flávio Bolsonaro, filho do Presidente Jair Bolsonaro, é acusado de ‘rachadinha’ nos tempos em que era deputado estadual no Rio de Janeiro. O caso virou uma arma da grande imprensa e da esquerda contra o Presidente.
Para erradicar essa ‘praga’, os assessores assediados precisam ir ao Ministério Público e denunciar que tiveram que dar parte do seu salário para o parlamentar que o nomeou. Só assim muda isso.
Notinhas
* O prefeito Giovane empossou, ontem, Alice Theis como nova secretária municipal da Educação. A pasta estava sem titular desde a exoneração da professora Joice Battisti Gassen, em dezembro, quando Giovane tirou todos os cargos do MDB no governo, pelo fato do partido ter decidido compor com a oposição a eleição de Helena da Rosa para presidência da Câmara de Vereadores. Alice era Coordenadora Pedagógica e atua na pasta por vários governos e conhece bem a secretaria. Boa escolha.
* O americano Glenn Greenwald, apontado como produtor de filmes pornográficos infantis nos Estados Unidos, se radicou no Brasil, casou com um deputado do PSOL e criou o site The Intercept, que serve aos interesse da esquerda radical. Em conluio com hackers, que invadiram celulares de autoridades do governo, Glenn usou as mensagens no site para desgastar Sérgio Moro, o juiz que prendeu Lula.
* O Ministro do STF, Gilmar Mendes, concedeu liminar preventiva à Glenn para ele não poder ser investigado pela Polícia Federal. Agora o MPF denuncia Glenn e os hackers por ação criminosa, formação de quadrilha, etc. E a grande imprensa, e todos os Sindicatos de Jornalistas, caem de pau em defesa do americano, por estar tendo a liberdade de imprensa cerceada.
* A questão está sendo tirada do foco, propositalmente. A liberdade de imprensa deve ser defendida sempre, mas o jornalista deve responder pelos seus atos. Se o grupo cometeu crime ao invadir contas do governo, que acerte as contas com a Justiça.
* Ontem foi divulgada pesquisa CNT/MDA mostrando que em cinco meses a aprovação de Bolsonaro subiu de 41% para 47,8%. Bateu o desespero na esquerda e a grande imprensa. Não está dando certo a estratégia de infernizar o governo e bater em Bolsonaro. Ele cresceu mais.
* Logo depois da divulgação da pesquisa, Lula anunciou que vai retomar as viagens pelo país. Depois de sair da cadeia em Curitiba, Lula fez algumas viagens, mas logo suspendeu a caravana, diante da baixa receptividade. Vai de novo. E vai ser chamado de ladrão de novo nas ruas.
* BBC News levanta assunto polêmico nos Estados Unidos, que podemos transferir para a nossa realidade também. Relata que existe uma ‘guerra’ sobre o que ensinar nas escolas americanas, num tempo em que cresce a diversidade entre os estudantes e polariza a política extremada entre direita (Republicanos) e esquerda (Democratas).
* Na nossa realidade não é diferente. Para citar um extremo é só lembrar do polêmico livro para crianças, criado no tempo de Fernando Haddad como Ministro da Educação, chamado de ‘kit gay’ pelos conservadores, por entender que era incentivo à diversidade sexual.
Do Twitter
* Crusoé: Jair Bolsonaro anuncia suspensão de todas as entrevistas à imprensa.
* Veja: Aprovação de Bolsonaro sobe de 41% para 47,8% em 5 meses, diz pesquisa CNT/MDA.
* Cristian Deves: Traduzindo o crime do Verdevaldo (Glenn Greenwald)…Orientei um assalto…mas não participei. Os criminosos são os assaltantes. Quero liberdade de expressão, pois sou jornalista.
* Bolsonaro: Como sou acusado de agredir a imprensa com entrevistas, a solução é não dar mais entrevistas. Eu quero falar com vocês, mas a ‘Associação Nacional de Jornalistas’ diz que, quando eu falo, agrido vocês. Como eu sou uma pessoa da paz, não vou dar entrevista.