Afonso Schwengber, presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região, envia nota em que se posiciona sobre citação feita pela coluna no dia 12 de dezembro tratando da disputa pelo poder sindical local.
“Em primeiro lugar, o Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região gostaria de esclarecer que nas últimas eleições para o Sindicato dos Metalúrgicos de Venâncio Aires e Região, realmente, apoiou uma chapa de oposição. Aliás, não há nada de errado nisso. Todas as entidades sindicais realizam eleições, se trata de um processo democrático, conquistado pelos trabalhadores, e que recebe a solidariedade dos demais. Além do mais, se essa chapa tivesse ganho, seguiriam os trabalhadores metalúrgicos de Venâncio Aires comandando o sindicato. Cabe salientar ainda que, mesmo apoiando uma chapa de oposição, nossa direção respeita aquela que venceu o pleito, representada pelo então presidente Darli Estreich.
Em segundo lugar, não conhecemos o sr. Marcos Rodrigo da Luz, conhecido como Paco. Quem precisa responder os problemas que nesta entidade acontecem ou aconteceram não é o Sindicato dos Comerciários e, muito menos, o seu presidente, Afonso Schwengber, mas sim, o Sindicato dos Metalúrgicos e sua direção.
Por fim, ressaltamos que se trata de uma atitude completamente descabida usar outras entidades e pessoas para justificar ações de outra instituição. Isso para ficar num tom ameno. Aliás, quem responde, em primeira instância, pela conduta do seu sindicato é a sua própria categoria e não terceiros. O Sindicato dos Comerciários está a disposição para todas as dúvidas referentes aos comerciários, quanto às demais categorias, que elas sejam consultadas”.